Compósito do desempenho dos modelos mais conhecidos e utilizados neste fórum (apenas relativo à Europa; melhor desempenho = >% correlação).
No Meteociel diz que o novo GFS será implementado em Junho. Nesse mesmo mês o IFS (modelo do ECMWF) também será atualizado.
Tendo em conta o dinheiro gasto pelo NCEP (equivalente americano do ECMWF) e demais universidades e institutos privados, é uma vergonha o desempenho do atual GFS (mesmo na América do Norte):
Mais sobre os problemas do novo GFS
aqui. O concorrente rejeitado do FV3 vai ser aproveitado pela
IBM.
Escrito isto, não existem e dificilmente existirão modelos que acertem sempre. Há sim modelos que ao longo do tempo erram menos (o mesmo modelo até pode ter desempenhos regionais ligeiramente diferentes).
Relativamente aos modelos mais alternativos, são mais úteis a menos de 96h para se ter uma ideia das diversas possibilidades meteorológicas em termos de precipitação ou temperatura.
Contudo, previsões a mais de 144h já entram no domínio especulativo e delas apenas devem ser retiradas tendências (ex: posição do anticiclone e das depressões). E é aí que entram os
ensembles.