Seguimento Meteorológico Livre 2019

Esperemos que seja constantemente adiado, como aconteceu com aquilo que mais falta faz....as cut-off's que tantas vezes mostrou a mais de 300h ao longo desta primavera. Se essas previsões se tivessem concretizado, não teríamos problemas com água neste momento, mas pronto, o bloqueio acaba sempre por levar a melhor.
Tanto o GFS como o ECM mostram temperaturas mais elevadas a partir da próxima semana mas os valores idênticos aos dos dias anteriores vão sendo adiados. Quanto à precipitação, Maio parece seguir as pisadas dos meses anteriores (excepto Abril) com valores bem abaixo da média. Este ano, parece que nem a umas trovoadas temos direito. :buh:

Está mau para os burros, como se diz aqui nos algarves: Não há Maio sem trovão nem burro sem "coiso " , vem aí o PAN acusar-me de estar a sacrificar o pobre do burro. :D

Bom este Maio parece querer seguir as pisadas do de 2005...recordo-me que foi bastante quente após um ano também ele bastante seco.

Em boa verdade este mês parece querer seguir mas é as pisadas do ano 2011 pelo menos aqui a sul do país pois caso o mês terminasse ao dia 20 deste mês os valores relativamente a média da temperatura máxima seriam equivalentes aos que temos agora pelo menos a sul do país!!
So que os últimos 10 dias prometem ter uma média das máximas superior a 26... Pelo que este mês de Maio particularmente a sul poderá ficar entre Maio de 2011 e Maio de 2015.. O mais quente!!

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Bom, nesse caso, já não será as trovoadas de maio, a não ser que venham atrasadas.
Venham atrasadas ou não, o que interessa é que apareçam :malandro: :D
Como este Maio está a ser fraquinho, pode ser que venham melhores dias em Junho, mês que também costuma ter alguma animação :trovao:

• Gosto
Reactions: c0ldPT e Pedro1993
Venham atrasadas ou não, o que interessa é que apareçam :malandro: :D
Como este Maio está a ser fraquinho, pode ser que venham melhores dias em Junho, mês que também costuma ter alguma animação :trovao:

Sim claro, as trovoadas, e a chuva fazem sempre falta, venham elas quando vierem.
Pois tirando aqueles dias de calor, que tivemos na semana passada, e parece que para o próximo fim de semana, já se está a prever temperaturas a rondar os 40ºC.

• Gosto
Reactions: RStorm
anim_asz1.gif

O CFS é parcialmente baseado no GFS e como tal por vezes mostra algo irrealista: a 'paradinha'.

tempresult_gbd1.gif

Ainda no tópico, o CsT Andrea não deve chegar à Bermuda.

Já há previsão do MetOffice. Não deve faltar muito para a do NHC.

Última edição:
Ora bem...
Eu particularmente espero um verão dentro daquilo que tem sido os últimos anos.
Acho que Junho não será excepcionalmente quente mas depois espero um Agosto e metade Julho particularmente quente.
Quanto ao presente acho que já devem ter uma noção do que está a ser este mês. Neste momento creio que está ao nível de Maio de 2011 mas quando terminar o mês não deve estar muito afastado de 2015..
Maio e cada vez mais um mês de verão!!

• Gosto
Reactions: joselamego
Ora bem...
Eu particularmente espero um verão dentro daquilo que tem sido os últimos anos.
Acho que Junho não será excepcionalmente quente mas depois espero um Agosto e metade Julho particularmente quente.
Quanto ao presente acho que já devem ter uma noção do que está a ser este mês. Neste momento creio que está ao nível de Maio de 2011 mas quando terminar o mês não deve estar muito afastado de 2015..
Maio e cada vez mais um mês de verão!!
Mas Maio de 2011, foi diferente deste, pois houve muito mais instabilidade com trovoadas, este mês nem sequer aparecerem.

• Gosto
Reactions: joselamego
E no final do verão vai se falar da seca no sul do país!!

Pelo caminho que isto leva, não vai ser só o sul a sofrer com a seca, mas sim praticamente todo o país, e parece que já nem vale a pena ter alguma esperança, no que resta deste mes de maio, em termos de trovoadas.
Só hoje, andei mais de 3 horas a regar, e já estou a racionar a água de maneira a que chega para as centenas de plantas, e mais as árvores de fruto.

Mas Maio de 2011, foi diferente deste, pois houve muito mais instabilidade com trovoadas, este mês nem sequer aparecerem.

Oh, se teve instabilidade, aqui fica a chuvada que colocou Faro e Olhão a boiar no dia 18 de Maio. https://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/383693.html

Faro teve 98 mm em Maio de 2011 é mesmo igual. :D Para mim, comparar este Maio com o Maio de 2011, é como comparar a maré cheia com a maré vazia. :D Em Maio de 2011, existia chuva extrema no sudoeste do país e praticamente não existia seca no sul, só existia no Norte.

http://www.ipma.pt/resources.www/do...fHlURM/cli_20110501_20110531_pcl_mm_co_pt.pdf