Davidmpb
Super Célula
É que nem frio há sequer, historicamente já não somos um país frio, e cada ano que passa pior.
Pois é , nada de chuva para o território até ao final do mês...esperava mto mais de Novembro que será bem abaixo de média aqui no Oeste. Temperaturas serão tb mais altas do que normal.
Se Dezembro for como o dos últimos anos, isto não fica famoso.![]()
Eu só hoje tive bem noção do quão quente os próximos dias vão ser, máxima de 24 ºC e mínima de 15 ºC para Coimbra na quarta, na segunda quinzena de novembro, que horror![]()
Uma regra básica na meteorologia é que não é uma ciência exata. Não sei ao que se refere quando diz território mas no território onde vivo e vou me restringir a Braga amanhã e principalmente quarta a chuva regressa. Dai para a frente apesar dos modelos mostrarem possível mudança de padrão ainda é cedo. Isto em minha opinião.
Gostava de ter uma bola de cristal como a sua para ter essas certezas de que não chove mais até final do mês. Depois queremos ter alguma credibilidade quando opinamos mas com comentários assim....
Uma regra básica na meteorologia é que não é uma ciência exata. Não sei ao que se refere quando diz território mas no território onde vivo e vou me restringir a Braga amanhã e principalmente quarta a chuva regressa. Dai para a frente apesar dos modelos mostrarem possível mudança de padrão ainda é cedo. Isto em minha opinião.
Gostava de ter uma bola de cristal como a sua para ter essas certezas de que não chove mais até final do mês. Depois queremos ter alguma credibilidade quando opinamos mas com comentários assim....
Mas o que se passa para as pessoas estarem com esta ansia de frio por aqui? É verdade que o mês está a ser quente, mas querer frio num mês como por exemplo em Ponte de Lima (Norte) a média da máxima é de 17.4ºC. É a isto que chamam um mês frio? Ou esquecem-se que os meses frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro?
Se formos pelas médias, contam-se pelos dedos da mão, os locais onde realmente faz frio em Portugal.mas querer frio num mês como por exemplo em Ponte de Lima (Norte) a média da máxima é de 17.4ºC. É a isto que chamam um mês frio? Ou esquecem-se que os meses frios são Dezembro, Janeiro e Fevereiro?
Nova York, e basta comparar NY com Ponte de Lima para percebermos que o frio por cá é um menino...
Aliás, 1987 foi a última vez que nevou em Ponte de Lima. Nem em 2009 cá nevou, só cairam uns farrapos de neve e não passou disso.Tem também a ver com as correntes . Se não estou em erro , New York é influenciada pela Corrente do Labrador , que traz o ar gélido do Pólo Norte .
Tem um inverno gélido e um verão tórrido por vezes , é um clima continental à beira mar .
Nós por cá temos a influência da Corrente do Golfo , em especial no Norte , responsável pelos rios atmosféricos que por vezes duram semanas .
Em contrapartida no verão temos nortada que ninguém pára na praia .
Episódios glaciares são muito raros ( infelizmente cada vez mais raros ) , mas já aconteceram em Portugal . Quem tiver mais de 40 anos deve lembrar - se dá entrada polar glaciar de fevereiro de 1983 . Durante 5 dias vivenciamos frio a sério , mesmo no litoral e junto à costa . Ainda me lembro bem das temperaturas máximas de 2 ° c junto à costa , dos aguaceiros de neve durante vários dias , das estradas cortadas por toda a parte .
E em janeiro de 1987 lembro - me bem das praias do Minho cobertas por uma densa camada de neve e de Viana do castelo totalmente coberta de neve e com escolas , repartições públicas , linha de comboio , tudo encerrado .