Seguimento Meteorológico Livre - 2020

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Mais "imaturidade" revela o não ter a capacidade de perceber que estava na brincadeira, ou já não se pode brincar um pouco? Mas pronto...:rolleyes:
Peço desculpa se o ofendi. Não era intenção, mas faltou, de facto, uma pontinha mais mordaz na frase para se perceber que era ironia. Para a próxima já sei que aceita de bem que o AA nos atormente o resto do outono e o que vier do inverno :)

Peço desculpa se o ofendi. Não era intenção, mas faltou, de facto, uma pontinha mais mordaz na frase para se perceber que era ironia. Para a próxima já sei que aceita de bem que o AA nos atormente o resto do outono e o que vier do inverno :)

Não ofendeu nada, não tem problema, foi apenas uma brincadeira minha, não no sentido de "gozar" com alguém mas sim de "satirizar" um pouco alguns "exageros/lamentações" que por vezes se vêm por aqui sempre que aparece o AA ou determinado evento é eliminado das saídas dos modelos.

Podia, de facto, ter colocado uns smiles no post para se perceber que estava na brincadeira, mas a intenção era mesmo "ser levado a sério" :D

Que remédio temos nós em aceitar o AA, mesmo que não seja desejável ou não gostemos, ninguém manda no tempo, embora compreenda bem muitas das frustrações, nomeadamente em regiões afetadas pela seca que se encontram em situação complicada a nivel hidrológico e de agricultura.

Última edição:
Parece que os modelos pioraram um pouco, aquele sistema que nos podia dar bastante chuva e vento, deverá passar a Norte da península, portanto para cá não se espera nada de especial e partir do dia 6/7, AA novamente.
Essa situação está a quase 200h de distância, estranho seria se não mudasse. Até lá ainda pode mudar tudo novamente, acho que não vale a pena começar já a tirar conclusões.
Há 1 semana via aqui posts a dizer que não iria chover mais até ao final do mês, mas não era só aqui, via páginas no fb a dizer isso também. O que é certo é que isso não aconteceu.

Aquela extraordinária cut off que nos iria afectar esta com maior tendência a ir para a Madeira pelo que o ecm já retirou a precipitação após domingo quase toda..
O ukm seguindo as últimas runs coloca logo o AA em cima de nós.
A precipitação hoje tb tem sido no litoral do sotavento!

• Gosto
Reactions: joselamego
Essa situação está a quase 200h de distância, estranho seria se não mudasse. Até lá ainda pode mudar tudo novamente, acho que não vale a pena começar já a tirar conclusões.
Há 1 semana via aqui posts a dizer que não iria chover mais até ao final do mês, mas não era só aqui, via páginas no fb a dizer isso também. O que é certo é que isso não aconteceu.
Se estiver errado, daqui a 1 semana, estou aqui para assumir o erro, bem eu queria estar errado.;)

Será que vem mais alguma surpresa este ano? :intrigante:

GBi0jwF.jpg

JNqgudH.jpg

2020 é um ano de fenómenos invulgares, sem dúvida.

Será que vem mais alguma surpresa este ano? :intrigante:

GBi0jwF.jpg

JNqgudH.jpg

2020 é um ano de fenómenos invulgares, sem dúvida.
Não sei se a área referida pelo NHC é a depressão da imagem. Fico com a impressão, pelo texto e pela análise dos modelos, que essa possibilidade se refere ao sistema (de génese semelhante, cut-off low) que se vai formar agora no f-d-s.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Não sei se a área referida pelo NHC é a depressão da imagem. Fico com a impressão, pelo texto e pela análise dos modelos, que essa possibilidade se refere ao sistema (de génese semelhante, cut-off low) que se vai formar agora no f-d-s.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Concordo, até porque a probabilidade não nula refere-se ao período de 5 dias, e nesse período a depressão presente irá retirar-se rapidamente (nas próximas 24 horas, até) para Leste, vai sair da hipotética zona de formação.
A imagem de satélite presente dá uma ideia de que a zona tem um potencial convectivo significativo, que será pouco desgastado pelo sistema que ocupa agora essa área devido à curta permanência.

Mais uma saída de sonho nesta saída das 18h GFS. Começa haver alguma tendência de poder algum evento de neve a cotas médias/baixas 600/800. Vamos aguardar pelas próximas saídas para ter mais certezas pois tudo ainda muito volátil. O ECMWF também chegou a ver algo parecido com o GFS previa apesar de ter piorado um pouco nesta saída do 12h.

Ainda não há certezas de nada. O ensemble do ECM está bem, mas bem melhor que a saída operacional. Tudo em aberto para a entrada de norte: ou mergulho afecta-nos de raspão e pouca chuva trará, ou cai mais a Oeste e poderá dar uns bons dias mais tempestuoso à antiga. Mais certo é a queda das temperaturas em ambos os cenários...

Ainda não há certezas de nada. O ensemble do ECM está bem, mas bem melhor que a saída operacional. Tudo em aberto para a entrada de norte: ou mergulho afecta-nos de raspão e pouca chuva trará, ou cai mais a Oeste e poderá dar uns bons dias mais tempestuoso à antiga. Mais certo é a queda das temperaturas em ambos os cenários...
Vamos ver se temos essa sorte e ter neve para fazer crescer a umidade nos solos, sim já não se aguenta temperaturas de quase 20 graus.

os níveis de água no solo continuam a evoluir no bom sentido, com uma boa parte do território já em capacidade de campo nomeadamente a beira baixa o que não deixa de ser curioso, mas também o Minho e litoral norte, a assinalar também partes do alto alentejo e Ribatejo.
para o mês em questão e com o historial do últimos anos, não se pode dizer que existam problemas de falta de água, contudo os níveis das barragens a sul ainda tem muita capacidade de encaixe.

Fj0zNe.png

o ultimo relatório do IPMA em relação á seca é de outubro, nesse mesmo relatório apenas uma parte do baixo alentejo e Algarve encontrava-se em seca fraca, estando o restante território normal ou em chuva fraca.
arrisco dizer que á actualidade nenhuma parte do território estará em seca.

Fj0L57.png