algarvio1980
Furacão
Na próxima semana, muita atenção com a Madeira que pode ter acumulados significativos. Já, no Algarve, desapareceu quase toda a precipitação.
Mesmo. Ver cotas de neve a zero e sem chuva...mas quem sabe, uma nuvem se lembre de largar alguma coisa....E pronto, run após run os modelos continuam a cortar na precipitação... É sempre a mesma coisa, não adianta!!! Se há precipitação não há frio, se há frio não há precipitação... Já não há pachorra para isto. Mas afinal é coisa que já estamos habituados...
Mesmo. Ver cotas de neve a zero e sem chuva...mas quem sabe, uma nuvem se lembre de largar alguma coisa....
Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
O cenário em cima da mesa é uma sinóptica historicamente favorável para neve a cotas baixas/muito baixas (semelhante a janeiro 2009), com a possibilidade de uma depressão retrógada no mediterrâneo a dirigir-se para cá e estacionar o frio continental por uns dias culminando com a neve (ou não) em locais incomuns.
Conto ainda com as probabilidades já que historicamente a neve aparece (ou aparecia) cá no litoral norte interior com intervalo de 10/15 anos parece-me (a cotas baixas).
Sim claro, refiro-me aqueles eventos raros com acumulação abaixo dos 300m, geralmente só possível com este tipo de situação de entrada continental. As entradas de NO no máximo dá para cotas de 300m e sem acumulação devido à elevada HR. Estas até são relativamente comuns, talvez de 2 em 2 anos.Depende da altitude . Na última entrada fria polar de NO nevou acima dos 400 metros de altitude em alguns locais do Litoral Norte mais interior .
E as entradas históricas e cíclicas de NE com precipitação associada sempre trouxeram queda de neve ao litoral mesmo junto à costa .
São 2 tipos de entradas frias polares com géneses diferentes .
Ecm com precipitação no norte e centro dia 5 [/QUOTE
Nova saìda do ECM ? Ainda há esperança ?