Já que se falou das trovoadas de "antigamente"...já andava para fazer um post sobre isso há algum tempo. Mas na verdade é um pouco relativo.
Também sempre tive essa ideia, que as trovoadas de maio ou de verão desapareceram bastante. Nasci em 1995 e vi bem como era o tempo por cá no litoral, lembro-me mais ou menos a partir de 2004. Simplesmente havia quase sempre uma depressão ou mais (cut-off) a SW/S de Lisboa por ano, que são praticamente a única hipótese de haver trovoadas mais severas no litoral.
Há pouco tempo lembrei-me de ir pesquisar cartas meteorológicas antigas em massa, quase até 1900, para tentar perceber se foi só nesse período que houve de facto muitas ou se costumavam acontecer com frequência. E confirmei, a década de 2010-2019 foi das que teve menos cut-off's a SW (entre maio e setembro) nos últimos cem anos. E as décadas de 80/90 e principalmente 2000 foram das que tiveram mais/melhores. Fiquei algo perplexo.
Por isso que tanto se diz cá pelo litoral que antigamente as trovoadas é que eram. Acaba por ser verdade mas não significa que tenham extinguido de vez (espero eu lol), foi só uma década muito má.
Cartas dos anos 80 até agora, mostrando cut-off's a SW/S de Lisboa. Óbvio que faltam alguns episódios que poderão ter gerado grandes trovoadas mas neste caso estou a falar no litoral/costa e durante o dia.
80/89
90/99
00/09
2007/19
A década de 2010 nem dá para fazer uma imagem completa.