Não me parece que usar outros parâmetros vá mudar o comportamento da temperatura em relação à normal. Da precipitação é diferente, pois tenho realmente verificado que a maioria dos meses apresenta valores abaixo da média, havendo 2 ou 3 meses com valores excessivamente altos e que puxam muito a média para cima, e fazem com que a média e a mediana possam apresentar valores bem diferentes, por exemplo.
Acho que não me expliquei bem..
Acho que se comparares 2 cidades que tenham as médias de temperatura exatamente iguais, mas uma for num clima desértico com os dias todos iguais, e a outra numa zona de intensa actividade sinóptica, obviamente as oscilações são totalmente diferentes, certo?
Imagina, por exemplo, uma hipotética cidade desértica (A) pode ter todos os dias do mês tempo limpo e mínimas de 15 e máximas de 25, com oscilações pequenas em torno destes valores. E a outra cidade (B) com passagem de frentes e alterações de tempo significativas variar entre dias frios e chuvosos com mínima de 5 e máxima de 15, e dias de sol quentes com mínima de 25 e máxima de 35, e pelo meio nem ter nenhum dia praticamente de 15/25...
Obviamente são cenários hipotéticos, mas que em ambos os casos vão resultar exatamente na mesma média de temperatura no final, apesar de condições brutalmente diferentes, estamos de acordo claro?
O que eu queria dizer com outros parâmetros, é que sim, usar apenas médias de temperatura sem outras estatísticas pode de facto ser enganador, para quem não conhece o contexto climático de uma cidade específica. Por isso dei o exemplo do desvio padrão, que já por si dá uma medida simples do quão "estável" ou não é o valor que aparece na média climatológica.
No hipotético exemplo que dei, obviamente as cidades A e B tinham as mesmas médias, mas o desvio-padrão na cidade B era muito superior ao da cidade A, sendo portanto um bom indicador da representatividade dos valores médios nas normais. E este exemplo de facto mostra que usar apenas os valores médios é uma análise muito redutora, e até por vezes enganadora...
De qualquer forma, o desvio-padrão não é um parâmetro que se costume usar nas normais climatológicas, embora fosse útil. Mas vendo uma normal climatológica de temperaturas, não aparece apenas a média. Temos também os recordes absolutos, que naturalmente já são uma boa ajuda para perceber "estabilidade" ou não dos valores nessa cidade, embora possam em alguns casos ainda ser enganadores, em climas onde os valores extremos são muito raros.
Já vi em algumas normais (os americanos usam muito) outro indicador útil. Além da média e dos recordes absolutos, as normais apresentam também a média dos valores extremos de cada mês. Por outras palavras, é uma "estimativa" do mínimo/máximo expectável em cada mês, não muito diferente de ver o desvio padrão, sendo assim bastante útil.