lserpa
Cumulonimbus
Eu há umas horas estive a ver uma reportagem da TVI onde falaram que os Açores estavam a ter um verão com pouco sol e que só no Grupo Oriental é que estava melhor tempo. O que eu não percebi é o porquê de isso ser uma notícia - é totalmente normal chover nos Açores e estar céu nublado no verão. Aliás, há uma razão pela qual a Ilha de Santa Maria é considerada a mais soalheira dos Açores.
Aqui está uma lista dos valores de precipitação total para os meses de julho e agosto, nos Açores:
- Ponta Delgada: 75,6 mm
- Angra do Heroísmo: 89,5 mm
- Aeroporto das Flores: 146,5 mm
Agora o exagero continental de que "os verões são quentes e secos" também já chegou aos Açores, que têm um clima totalmente diferente do de Lisboa? Já não há paciência para estas notícias...
Relativamente a este ano, o que difere é a posição do AA, este, está a proporcionar para já um verão mais ameno e menos húmido.
Céu nublado com abertas é o mais normal, mesmo quando chove.
Por estes lados, embora um pouco mais fresco por causa da posição do AA, até temos tido alguns dias brutais, principalmente esta última semana. Nas semanas anteriores, houve dias encobertos, derivado à própria circulação do AA, proporcionando umas camadas de estratos finas, mas bem opacas. Embora tenha tido o céu encoberto, não foi sinónimo de chuva, antes pelo contrário, este mês apenas registei 0,5mm, o que é estupidamente seco para a média e para não falar no valor da humidade, já tive momentos em que rondou os ~30%.
Hoje estamos assim por exemplo.
Quando o fluxo do AA vem de SW, W e sul, ou se por ventura há uma anomalia negativa da pressão atm, é normal que ocorra alguma adeveção, esta, com maior incidência no grupo Ocidental, tal como o @Orion mostrou no post que fez.
A convecção também ocorre por vezes no mês de julho com anomalia da SST positiva e associada a uma posição menos influente do AA, proporcionando a formação de alguns cavados, ou até mesmo algo mais exótico, tal como a ocorrência de linhas de convergência (raro) mas já aconteceu há meia dúzia de anos no G.C e Ocidental.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk