Seguimento Meteorológico Livre - 2021

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
8GFFhBx.png

O esquema de cores não é de todo o melhor mas acho que dá para ver que Julho tem sido um bocado para o volátil nos últimos anos:

JBJL30d.gif


Dá para agradar, alternadamente, a todos?

52aMoB3.png
 
O esquema de cores não é de todo o melhor mas acho que dá para ver que Julho tem sido um bocado para o volátil nos últimos anos:

JBJL30d.gif


Dá para agradar, alternadamente, a todos?

52aMoB3.png
Sim, julho tem tido uma grande variabilidade por cá, embora os meses quentes sejam em geral bem mais extremados que os frios
ude5NIZ.png

Já chuva é que é coisa que pouco se tem visto, com exceção de 2014...
RGWIAsF.png
 
Old-school data suggests hurricanes in the Atlantic are not more frequent than in the past

Bom...



41467_2021_24268_Fig2_HTML.png


Furacões na era pré-satélite, versão Açores...

O Alex continuaria a ser um evento insignificante.

Para uma caravela, provavelmente seria indiferente um Ophelia ou um Gordon em dissipação. Iria ao fundo na mesma, levando os registos consigo.

O Lorenzo é uma exceção devido ao tamanho. Impossível saber quantos ciclones tiveram fortalecimentos significativos na mesma zona, mas enfraquecimentos mais rápidos traduziriam-se em experiências, vá, 'normais' por parte dos ilhéus.

Ainda hoje em dia há vastas porções do oceano em que um furacão pode evitar a deteção.

2yGwvOi.png


Intensidade vs Frequência. Ambas, nenhuma, ou assim-assim? A polémica persiste no que concerne ao AG.

 
Há threads antigos neste forum aonde um membro refere algumas dessas situações, esse da primeira imagem esteve relacionado com as cheias de Monchique mas não foi a depressão directamente mas uma área instavel a leste da mesma
https://www.meteopt.com/forum/topico/cheias-rapidas-monchique-274-7mm-26-outubro-1997.1768/
Esse membro chegou mesmo a conversar com o Chris Landsea da NOAA sobre a reanálise dessas depressões
Esse Outono de 1997 foi muito agitado, insano mesmo, dos Açores ao continente com muita incursão de massas de ar tropical e perturbações

A classificação atual de sistemas fronteira recorrendo a tecnologia que não havia no passado acaba por ser um problema na climatologia ao comparar presente com passado. Nesse Outono houve 2 ou mesmo 3 perturbações que provavelmente hoje seriam classificadas como tempestades tropicais ou subtropicais na zona marítima portuguesa
 
Última edição:
este verão até ao momento tem estado a ser uma maravilha, nada de calor extremo e com alguns episódios passageiros de alguns dias mais quentes, de resto tem estado a ser óptimo.
se descer mais um pouco então ainda fica melhor, só falta alguma chuva ocasional que seria a cereja no topo do bolo.
se pelo menos as temperaturas não subirem mais do que tem sido, até ao fim do verão, posso dizer que foi o mais agradável dos verões dos últimos anos:cool:
 
Mas as temperaturas que estão previstas para o início de agosto (mal deverão ultrapassar os 25°C em grande parte do território) algum dia são consideradas temperaturas de um verdadeiro agosto ou de um verdadeiro Verão? Nunca na vida. Com temperaturas dessas é impossível fazer praia ou piscina sem doer os ossos ao entrar na água já de si gelada, correndo o risco de apanhar gripe (que hoje em dia é logo considerado covid).
Para temperaturas dessas temos o outono e o mês de outubro. É que nem sequer temperaturas de setembro são consideradas, quanto mais de agosto.
Resumindo e concluindo: a confirmar-se as previsões dos modelos, o início de agosto será mascarado com temperaturas de outubro.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estou a ver que há aqui muito potencial para arrendar a minha casa em Várzea da Serra, Tarouca.

Temperaturas mínimas inferiores a 10ºC estão garantidas em praticamente todas as noite de verão. Máximas > 30ºC são uma raridade.
A temperatura no interior da casa nunca ultrapassa os 20ºC. Tem lareira que é usada o ano inteiro.

Existe ainda a piscina fluvial, com água de nascente, pública e gratuita. Em Junho a água da piscina estava a 10ºC.

Também existe a probabilidade de ver geada da janela, nos lameiros junto ao rio, mesmo no mês de Agosto.

Troco, JÁ, por uma casa no Algarve ou no Alentejo com piscina! :D
49746212397