Seguimento Meteorológico Livre - 2021

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Ainda querem mais chuva do que aquela que tem caído? Venham para esta zona...
As regiões a sul do Tejo estão em seca, com a situação mais complicada no baixo Alentejo e Algarve, claro que nesta altura do ano, não é de esperar chuva por mais que queiramos, e estou a falar de chuva a sério e não de chuviscos.
 
Ainda querem mais chuva do que aquela que tem caído? Venham para esta zona...

esse cantinho não é o país inteiro... não me estou a queixar por falta de chuva porque sei que não é a altura dela mas... se alguns querem falar por falta de calor também temos de falar pela falta de trovoadas do interior por exemplo, temos sempre algumas e este verão até agora está a zero também
 
É um Fórum, é normal haver muita opinião, pois cada cabeça sua Sentença e cada um com os seus desejos. Aqui não há democracias e quem decide é mesmo o tempo.

Bem já é certo que vamos passar de tempo mais ameno e húmido a tempo mais quente e seco. Falando de Agricultura, que é o setor Primário de qualquer nação e infelizmente o mais desvalorizado, este calor extremo vai afectar muito as culturas e produções. Vai queimar muitas culturas, porque as plantas até aqui estavam com temperaturas amenas e de repente passa a calor tórrido. O ano agrícola já foi ruim para as culturas de Inverno, o mês de Março seco e ventoso e frio e agora com um Verão destemperado as culturas de regadio já estão a ser em muito afectadas. Enfim, não há anos iguais e ainda bem. Na agricultura nunca se pode perder a esperança de deitar a semente à terra.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
E quando é que IPMA lança avisos vermelhos e laranjas? Ainda continua tudo no amarelo, e com temperaturas previstas de 44-45°C no Alentejo estou um pouco preocupado... :unsure:
 
Há critérios para o lançamento de avisos. Vermelhos por exemplo, só a 24h de um possível evento.
Estranho, e eu a pensar que os critérios eram iguais em toda a rede europeia meteorológica. Digo isto pois a AEMET já colocou avisos vermelhos ontem para os próximos dias... :hmm:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Thomar
Acho muito curta a antecedência do IPMA em lançar os avisos laranja/vermelhos, como disseram a AEMET já os lançou com bastante antecipação.

Um aviso serve para isso mesmo, avisar e prevenir com antecedência.

Temperaturas previstas de 44/45 graus não são brincadeira nenhuma :calor:

Por outro lado compreendo a "não banalização" dos avisos sobertudo o vermelho, sob pena de se tornarem noutras ocasiões futuras pouco credíveis...Mas por outro lado, mais vale avisar e não acontecer ( pelo menos com tanta gravidade) do que não avisar e acontecer.. :unsure:

Se avisam e não acontece, toda a gente critica, se não avisam e acontece, criticam na mesma... não há cá meio termo... :D
 
Só cá faltava a poeira Africana para este evento de calor.

Pouca, desta vez.

animhzv1.gif
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
E quando é que IPMA lança avisos vermelhos e laranjas? Ainda continua tudo no amarelo, e com temperaturas previstas de 44-45°C no Alentejo estou um pouco preocupado... :unsure:
Bom, isso passa pelos critérios de emissão dos avisos para a temperatura, que exigem que a temperatura máxima seja superior a determinado valor durante pelo menos 2 dias seguidos ( duração ≥ 48 horas )
Ainda há alguma incerteza quanto ás máximas que iremos ter, mas olhando para as previsões no site do IPMA, por exemplo, temos para Serpa ou para Moura, por exempo, máxima prevista de 43ºC na Sexta, 45ºC no Sábado e 45.º no Domingo. O Aviso Vermelho para o distrito de Beja implica máximas superiores a 43ºC durante os tais 2 dias seguidos, pelo menos (por exemplo, para o distrito de Portalegre, esse valor já muda para 41ºC). Aqui neste caso, enquadra-se no Aviso Vermelho.
No entanto, para Beja, as máximas previstas são de 42ºC na Sexta. 44.º no Sábado e 43ºC no Domingo. Aqui já não se enquadra em Aviso vermelho, mas enquadra-se no Laranja.

Resta saber o que eles têm em conta para a emissão destes avisos. Se a maior máxima prevista dentro do distrito... ou se a máxima prevista para a sede do Distrito? Ou ainda se fazem alguma média das máximas previstas?

A questão dos critérios exigirem as a máxima seja superior a determinado valor durante os tais 2 dias seguidos, irá aqui condicionar muito a emissão desses mesmos avisos. Acredito que seja emitido Laranja para alguns distritos, Vermelho já tenho algumas dúvidas, pelas razões já referidas.
 
Quando olho para a previsão da AEMET e vejo 46ºC de máxima para Ayamonte na próxima 2ª feira, nunca vi tal coisa-
 
Um aviso vermelho, pelo menos em Portugal, tem implicações muito sérias na mobilização de meios, que englobam custos adicionais. Por isso, o IPMA é muito cauteloso na sua emissão e apenas é permitido a 24h. O laranja já pode ser com mais antecedência. Quando aos distritos, apesar de haver uma ligeira abertura ao critério do meteorologista, o orientador para uma emissão de aviso é a capital de distrito. Há-de haver uma evolução noutro sentido, que será detalhar mais as áreas, vamos ver é quando...