E quando é que IPMA lança avisos vermelhos e laranjas? Ainda continua tudo no amarelo, e com temperaturas previstas de 44-45°C no Alentejo estou um pouco preocupado...
Bom, isso passa pelos
critérios de emissão dos avisos para a temperatura, que exigem que a temperatura máxima seja superior a determinado valor durante pelo menos 2 dias seguidos ( duração ≥ 48 horas )
Ainda há alguma incerteza quanto ás máximas que iremos ter, mas olhando para as previsões no site do IPMA, por exemplo, temos para Serpa ou para Moura, por exempo, máxima prevista de 43ºC na Sexta, 45ºC no Sábado e 45.º no Domingo. O Aviso Vermelho para o distrito de Beja implica máximas superiores a 43ºC durante os tais 2 dias seguidos, pelo menos (por exemplo, para o distrito de Portalegre, esse valor já muda para 41ºC). Aqui neste caso, enquadra-se no Aviso Vermelho.
No entanto, para Beja, as máximas previstas são de 42ºC na Sexta. 44.º no Sábado e 43ºC no Domingo. Aqui já não se enquadra em Aviso vermelho, mas enquadra-se no Laranja.
Resta saber o que eles têm em conta para a emissão destes avisos. Se a maior máxima prevista dentro do distrito... ou se a máxima prevista para a sede do Distrito? Ou ainda se fazem alguma média das máximas previstas?
A questão dos critérios exigirem as a máxima seja superior a determinado valor durante os tais 2 dias seguidos, irá aqui condicionar muito a emissão desses mesmos avisos. Acredito que seja emitido Laranja para alguns distritos, Vermelho já tenho algumas dúvidas, pelas razões já referidas.