Seguimento Meteorológico Livre - 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Em 2010 , 2013 e 2016 anos em que nevou em Fátima chegaram a por cotas de 200/300 metros na previsão.

Em 2006 não. Vamos esperar, talvez estejam com medo de apostar numa cota mais baixa tão cedo mas realmente não faz muito sentido os 700/900 metros.

Mas esses 200/300 metros na previsão apenas foram englobados na véspera ou mesmo no próprio dia. Aguardemos os próximos dias...

Tens razão. Em Famalicão quando nevou a cota zero em 2009, o IPMA atualizou no momento.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

E o problema é que o mais provável é chegar a sexta-feira e ainda com os 700/900 metros nas previsões. Na previsão de ontem para o dia de sexta puseram a cota a subir para os... 1000/1400 metros.:lol:

Eu já preparei o meu casaco, as minhas botas e o meu trenó para sexta-feira.

Eu já nem olho para os modelos, porque os modelos hoje prevêm uma coisa, amanhã prevêm outra. Parecem os nossos políticos quando fazem promessas:lol::lol::lol:

Ou as crianças quando hoje querem uma coisa e amanhã já querem outra ou não querem mesmo nada. :lol:

Mas esses 200/300 metros na previsão apenas foram englobados na véspera ou mesmo no próprio dia. Aguardemos os próximos dias...

Tens razão. Em Famalicão quando nevou a cota zero em 2009, o IPMA atualizou no momento.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Falava de outros anos que não 2009, 2009 só me lembro dos telejornais à hora do jantar a dizer que ia nevar no litoral centro e sul em qualquer lugar, foi um fiasco.

O IPMA tem um problema em admitir a possibilidade de certos eventos mais extremos. Seja pôr cotas de 900 metros quando os modelos sugeriam cota 0, ou ignorar que há 50% de probabilidade de um furacão afetar o território nacional nos dias seguintes
ainda bem depois os media diziam que era o fim do mundo e acabava por não acontecer nada

No fim de semana quando virem imagens de praticamente todo o país pintado de branco os modelos ECMWF e GFS até vão ficar surpreendidos e boquiabertos. Porque era algo que não estava nas suas previsões. :lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Vou colocar fotografias, e vou dedicá-las a todos os modelos, principalmente ao ECMWF, GFS e também ao ICON. "Inchem aí".

ainda bem depois os media diziam que era o fim do mundo e acabava por não acontecer nada
Se eu não tivesse vindo ao fórum por acaso no dia anterior, nunca teria imaginado que havia uma possibilidade bem real da Leslie nos atingir e não teria avisado familiares para saírem da sua casa numa zona desprotegida do vento (casa essa que depois ficou inabitável), visto que o IPMA só na tarde do próprio dia (e um sábado, ainda por cima!) é que se lembrou que se calhar era boa ideia falar a sério no assunto. Prefiro mil vezes que pequem por excesso nestes casos...

E pronto, já começo a conformar, mais uma saída do GFS a mandar a depressão Filomena muito para leste de nós, pena com tanto frio que por cá temos... vamos ver para sábado/domingo se dá ao menos para vermos uns flocos a pairar.

Segundo o ensemble do GFS, existe probabilidade superior a 50% de nevar na Covilhã no fim de semana... por isso ainda nada está perdido. :)

• Gosto
Reactions: joselamego
Resumindo: se a depressão passar mais a oeste = +precipitação -frio; passando mais a leste = + frio -precipitação.
Opinião pessoal? Prefiro mais precipitação, melhor deslocar-me a uma serra para ver neve do que ter muito frio no "meu quintal" mas sem cair nada. Ainda por cima nem para as mínimas dá à conta das nuvens :lol:

Eu acho que vai nevar e no Algarve olhando para as previsões.
A Serra de Monchique e Caldeirão irão ver neve certamente...
Mas olhem quando vejo modelos a retirarem quase toda a precipitação, vejam esta run das 12h com a depressão completamente empurrada para leste e sendo sábado é domingo ainda tão distante acreditam mesmo em neve.
O que vejo nisto é eu a morrer de frio no fim de semana!