Seguimento Meteorológico Livre - 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Pode ser que o Novembro venha com bastante chuva...de Outubro ja nao espero nada. Pior...parece que vem mais calor ainda.
Ha uns anos choveu bem em Outubro e depois Novembro nem uma pinga, isto Outono consistentes esta difícil.
outubro está feito de facto, pouco ou nada se pode esperar seja de chuva ou de uma baixa significativa das temperaturas.
novembro vamos ver........

A longo prazo, o ECM está assim

render-worker-commands-844fb78b99-nk7sg-6fe5cac1a363ec1525f54343b6cc9fd8-7OSp1P.png

Eu gostava de perceber esse gráfico e ainda tentei perceber mas não cheguei lá...

-> https://weather.us/forecast/2268339-faro/ensemble/euro (mais fácil)

O gráfico refere-se a isto -> https://confluence.ecmwf.int/displa...eENSModelClimate-M-climate,theENSModelClimate

Deverá ser para marcar a despedida oficial do verão, uma vez que as máximas no dia seguinte (quarta-feira) deverão descer cerca de 7-8°C em relação ao dia de terça, especialmente no norte e centro, e nos dias seguintes as máximas já pouco deverão ultrapassar os 20°C em grande parte do país, portanto temperaturas já mais próprias da última década de outubro e já minimamente outonais...
Descida das temperaturas só se for no Minho e Douro Litoral, onde também está previsto um rio atmosférico na próxima semana, porque no resto do país, e sobretudo a sul do Tejo, as temperaturas só vão ser mais baixas na próxima semana pois logo a seguir aumentam de novo. De facto, no final da semana que vem estão previstos 25ºC ou mais para o sul do país, o que é muito acima da média para finais de outubro... :calor:

Eu gostava de perceber esse gráfico e ainda tentei perceber mas não cheguei lá...
Basicamente, e pelo que eu interpretei, 0 sinais de precipitação nos próximos tempos no Sul. Posso estar enganado, contudo... :sono:

• Gosto
Reactions: joselamego
Isto mais parece o seguimento de 2019...houve ali uma interrupção que por coincidência coincidiu com a covid mas voltamos ao mesmo. Esse Outono de 2019 foi surreal, seco seco no sul e depois tivemos 3 ou 4 dias de chuva em Dezembro que quase compensou o Outono. Inverno seco depois!
Este ano segue o mesmo padrão e eventualmente acabará por chover mas dificilmente compensará...
A questão é...mesmo tendo um Outono seco será possível ter um Inverno normal ao fim de tantos anos?

Ainda agora estamos a meio de Outubro e já estás a matar o Outono quando ainda falta metade do Outono?
Houve locais que em Setembro choveu o equivalente ao mês de Setembro e Outubro somados nomeadamente em locais mais encostados a fronteira.
O ano passado para quem se esqueceu passamos de um mês seco para um bastante chuvoso graças a um único dia de chuva.

Isto mais parece o seguimento de 2019...houve ali uma interrupção que por coincidência coincidiu com a covid mas voltamos ao mesmo. Esse Outono de 2019 foi surreal, seco seco no sul e depois tivemos 3 ou 4 dias de chuva em Dezembro que quase compensou o Outono. Inverno seco depois!
Este ano segue o mesmo padrão e eventualmente acabará por chover mas dificilmente compensará...
A questão é...mesmo tendo um Outono seco será possível ter um Inverno normal ao fim de tantos anos?
Sem dúvida que parece imenso 2019, e inclusive agora com um rio atmosférico no Noroeste do país (que foi a sina de quase todo o outono de 2019). A grande diferença é que as temperaturas não estavam tão elevadas e até houve algumas frentes que chegaram à minha zona, de resto... :(

• Gosto
Reactions: JCARL e joselamego
Não sei porquê mas as máximas previstas para a próxima terça-feira faz claramente lembrar o 15 de outubro de 2017 (fez ontem precisamente quatro anos da grande tragédia que foi esse dia, nem é preciso dizer mais nada)... Só que ao contrário desse dia, em que as maiores anomalias se verificaram no litoral, desta vez as maiores anomalias irão se registar no interior... Para além de que não haverão Ophelias a atrapalhar como nesse dia de há quatro anos.

• Gosto
Reactions: joselamego
Existe um vasto ciclone no Atlântico Norte que vai provocar uma advecção de ar quente a entrar pelo sudoeste europeu, mas que durante a semana se vai expandir ao coração do continente.

Eu acho que esta sinóptica só tem semelhança com a do Ophelia no respeita à advecção de ar quente, quanto ao resto será diferente. Estaremos sob a acção da alta pressão, logo o vento será claramente mais fraco, ao passo que a 15 de Outubro de 2017 estávamos debaixo de um forte gradiente de pressão (Ophelia no Atlântico à nossa latitude e alta pressão no centro do Mediterrâneo*), o qual foi responsável pelo vento forte.

* se alguém arranjar a carta sinóptica desse dia, agradecia :D

warmth-europe-polar-vortex-lobe-russia-visible-satellite.jpg

warmth-europe-polar-vortex-lobe-russia-battle.jpg

warmth-europe-polar-vortex-lobe-russia-temperature-sunday.jpg

warmth-europe-polar-vortex-lobe-russia-temperature-tuesday.jpg

Última edição: