Seguimento Meteorológico Livre - 2021

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Para o Baixo Alentejo e Algarve a previsão do GFS foi de longe a mais acertada quer no médio prazo quer no curto prazo.
Acertou? A maioria das saídas do GFS até à passada 2ªfeira previam Anticiclone com quase 30ºC de temperatura:

gfs_0_168hps4.png

gfs_0_192akd5.png

gfs_0_186gbo8.png


Certamente que o ECMWF previu precipitação a mais para o Alentejo e Algarve, por ter colocado tudo uns 200km a Sul do que de facto aconteceu. Um modelo global, a uma semana de distância, ter previsto aquilo que está neste momento a acontecer à latitude de Évora a atravessar o Algarve é apenas um ligeiro desvio, não um falhanço. Quanto à sinóptica global, aquilo que interessa na previsão acima das 72h, esteve bastante bom.

Tu chamas "acerto" à circunstância de o GFS prever que não chovia no Algarve, uma vez que previa uma dorsal anticiclónica sobre a Península Ibérica. Na realidade o que ocorreu foram várias perturbações depressionárias a atravessá-la, mas que simplesmente não estavam suficientemente a Sul para chegar ao Algarve. Muito, muito longe, de acerto.

O GFS falhou na sinóptica em Portugal a médio prazo e a muito curto prazo falhou na localização dos maiores focos de precipitação. Falhou em tudo...
 
Última edição:
Também acho que o GFS foi o modelo que mais falhou, durante algumas saídas mostrava isto ou parecido, entendo que os modelos vão afinando os detalhes à medida que se aproxima o evento, mas no caso do GFS foi mesmo um "descalabro" em especial no Norte:

ieFnScb.gif


bdtgVJx.gif


O ECMWF:

CQlakxm.jpg


kfIcJNc.jpg


Ambos falharam, mas a falha do GFS foi gritante, com acumulados exagerados.

O ECMWF, apesar de tudo, esteve mais próximo da realidade...
 
Eu bem avisei que a montanha iria parir um rato... Só mesmo um visionário maluco é que poderia acreditar nos acumulados loucos do GFS, principalmente para a região Norte e sobretudo interior.
Resumindo e concluindo: o GFS é cada vez mais um modelo banalíssimo, não dá uma para a caixa.
 
Resumindo e concluindo: o GFS é cada vez mais um modelo banalíssimo, não dá uma para a caixa.

Globalmente, o GFS é do melhores modelos. Consistentemente a disputar o 3º lugar com o canadiano (mas tendencialmente melhor). Só atrás do britânico e do ECMWF.

(Resultados globais aqui).

BSUGzVS.png


DgPJPLq.png


Regionalmente, todos os modelos têm enviesamentos e há que tentar saber quais são. Acrescento que de vez em quando as previsões isoladas do GFS irão concretizar-se.

Os rios atmosféricos nem sempre são fáceis de modelar. Discrepâncias nos perfis de humidade e de água precipitável fazem muita diferença.
 
Última edição:
Pelo que vejo nos principais modelos (ECMWF e GFS), parece que a paragem na chuva afinal de contas não vai ser tão longa assim (pelo menos na metade norte do país), e pelo meio até teremos uns dias bem fresquinhos... :cold: :rain:
 
Após esta corrente de Oeste, que chegou a ser (melhor ou pior) apelidada de «rio atmosférico» (já os observei bem mais intensos), vamos passar para uma corrente do quadrante norte (devido à subida do AA em latitude), pelo que bem mais fria, quando comparada com as atuais amenas temperaturas, mas que também traz precipitação essencialmente às regiões norte e centro (quanto mais a norte mais beneficiadas com essa precipitação), mas que será já não sob a forma de períodos de chuva, mas sob a forma de aguaceiros, os quais serão de neve (as primeiras neves) na regiões mais elevadas da Estrela e principais maciços montanhosos do norte.

Resumindo: descida das temperaturas, aguaceiros, primeiras neves, vento moderado/forte do quadrante N/NW, que vai fazer aumentar a sensação de frio. O principal dia deste novo regime será terça-feira, quarta-feira já com menos precipitação, mas as noites seguintes trarão também as primeiras geadas/gelo ao interior norte/centro.

Pelo que, com a mudança do mês, termina o tempo primaveril que tivemos em outubro e chega o tempo verdadeiramente mais outonal. ;)