Albifriorento
Nimbostratus
A estação do IPMA está num descampado nos Buenos Aires, o efeito de ilha seria obtido no interior da cidade onde há retenção e exalação de calor. Nas últimas semanas o IPMA tem sistematicamente falhado as previsões em cerca de 2ºC.Eu acho que o ipma tem dificuldades em prever temperaturas em situações de inversão térmica, pois é necessário ter em conta a orografia do terreno.
Por exemplo Martim Branco, a 15km de distância está a uma altitude inferior, e tem atingido temperaturas inferiores com 3 ou 4 graus de diferença. Martim Branco está numa depressão em vale, enquanto que C. Branco está num planalto. Depois também há o efeito de ilha urbana, sendo que se a direção do vento atravessa a cidade em direção à estação meteorológica, em princípio deve afetar algo.
Para que a temperatura desça bem na estação do ipma, não deve haver vento, e se houver, que seja de norte, nordeste ou de leste.
(Desculpem o off-topic)
Em relação aos modelos de longo prazo, é só olhar a roleta russa que têm sido os modelos nas últimas 2 semanas, ora põem ora tiram, a todas as saídas há uma reviravolta. Se chamam a isto uma ciência exacta, eu cá chamo-lhe antes uma ciência especulativa, e é especulativa ao ponto dos vários modelos terem saídas paralelas, volto a dizer, a meteorologia não é uma ciência exacta.