Seguimento Meteorológico Livre - 2021

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
E de repente iremos passar de um dos janeiros mais frios de sempre para um janeiro próximo dos valores normais... :facepalm:
Simplesmente aberrantes as temperaturas previstas para a próxima semana até mesmo na região nordeste do país, com mínimas a poderem ultrapassar os 10°C e máximas a poderem chegar aos 18°C. :disgust: São "só" quase 10°C acima dos valores normais para janeiro, tanto as mínimas como as máximas. :facepalm: Tudo isto fruto do monstro do anticiclone que irá puxar a dorsal africana para cima de nós e da massa de ar quente e húmida que irá gerar os enfadonhos e miseráveis rios atmosféricos que não dão pica nenhuma, só trazem chuviscos e humidade com fartura. :angry:
Agora sim oficialmente pode-se dizer que o frio e a neve a cotas baixas e mesmo médias estão completamente descartados para o resto do mês de janeiro, na melhor das hipóteses. A única coisa de jeito que poderá vir agora na segunda quinzena é a chuva "democrática" que está prevista para esta semana, quiçá com alguma trovoada à mistura. De resto, até ao fim do mês... uma autêntica miséria as previsões. Fossem as temperaturas previstas 2 ou 3°C mais altas e poderíamos dizer que estávamos quase nos trópicos em pleno janeiro... :facepalm:
Empresta-me a bola de cristal.

Pelo menos o que está previsto pelo menos até Março, é que a primavera vai chegar mais cedo à Europa Central e de Leste, e que a Europa Ocidental(incluido Portugal) levará com muito ar frio e isto pode durar até Maio, devido ao efeito do La Niña. Em Fevereiro está previsto uma ONA+, no entanto prevê-se que seja breve, porque há forte possibilidade de haver regresso da ONA-.

fonte: https://www.severe-weather.eu/long-range-2/spring-2021-first-weather-forecast-la-nina-usa-europe-fa/

image-221.png

Última edição:
E de repente iremos passar de um dos janeiros mais frios de sempre para um janeiro próximo dos valores normais...
Com entradas atlânticas, que não propriamente de noroeste, é de esperar que as temperaturas subam, é normal e natural.
O ar é mais quente, a humidade relativa torna-se bastante mais alta.
Se vai fazer "PERIGAR" as médias até agora? Não será fácil, pode acontecer, serão 11 dias até ao final do mês.
O que vale é termos as médias actuais, o frio que tivemos, a neve que alguns tiveram, as geadas constantes em muito do território.
Veremos que mais no traz o janeiro. ;)

Por isso mesmo que disse que NAO+ será breve. Aliás o gráfico que postei demonstra isso.

O gráfico que postaste era a previsão sazonal a 1 de dezembro. Eu coloquei a previsão a 45 dias que saiu hoje. O estabelecimento de um regime de NAO+ é quase certo ainda durante o mês de janeiro; a partir do início de fevereiro é bastante improvável.

Alguém me pode explicar porque o modelo europeu tem sempre rajadas de vento mais fortes que os outros modelos? Por exemplo para a próxima madrugada numas zonas tem rajadas de 90kms/h que nos outros modelos apenas chegam aos 60kms/h. Sempre tive esta dúvida :)

Talvez devido aos factores que o @StormRic apontou, mas seria bom colocares as tais cartas onde comparaste esses valores :)

Não sei se estavas a falar a da previsão para estes dias, mas já vi vários modelos com previsão de rajadas acima de 90km/h (ICON e AROME, por exemplo).

Talvez devido aos factores que o @StormRic apontou, mas seria bom colocares as tais cartas onde comparaste esses valores :)

Não sei se estavas a falar a da previsão para estes dias, mas já vi vários modelos com previsão de rajadas acima de 90km/h (ICON e AROME, por exemplo).

Também já reparei nisso e é extremamente frequente.. não direi 100% das vezes mas quase.. e normalmente até é o ECMWF que avalia por cima e não o oposto.
Acho estranho mais gente não ter reparado até porque eu normalmente olho para os modelos poucas vezes, só para acompanhar algumas situações mais notáveis, de resto pouco ou nada ligo.

E de repente iremos passar de um dos janeiros mais frios de sempre para um janeiro próximo dos valores normais...
Simplesmente aberrantes as temperaturas previstas para a próxima semana até mesmo na região nordeste do país, com mínimas a poderem ultrapassar os 10°C e máximas a poderem chegar aos 18°C. São "só" quase 10°C acima dos valores normais para janeiro, tanto as mínimas como as máximas. Tudo isto fruto do monstro do anticiclone que irá puxar a dorsal africana para cima de nós e da massa de ar quente e húmida que irá gerar os enfadonhos e miseráveis rios atmosféricos que não dão pica nenhuma, só trazem chuviscos e humidade com fartura.
Agora sim oficialmente pode-se dizer que o frio e a neve a cotas baixas e mesmo médias estão completamente descartados para o resto do mês de janeiro, na melhor das hipóteses. A única coisa de jeito que poderá vir agora na segunda quinzena é a chuva "democrática" que está prevista para esta semana, quiçá com alguma trovoada à mistura. De resto, até ao fim do mês... uma autêntica miséria as previsões. Fossem as temperaturas previstas 2 ou 3°C mais altas e poderíamos dizer que estávamos quase nos trópicos em pleno janeiro...

:shocking::facepalm::facepalm:

_____

Parece que vem aí uma boa rega :D pelo menos as imagens de satélite estão com bom aspeto :rain:

Alguns avisos a passar a Laranja:

i-BwPpmHF.gif

Fizeram a actualização para laranja pouco depois do meio dia penso eu (edit: até é capaz de ter sido na actualização das 7 da manhã, não tenho a certeza)... mas não posso deixar de achar cómico ter sido o IPMA a nomear a depressão e no entanto, mesmo assim, ter sido a AEMET a primeira a emitir avisos laranja de vento. Se o IPMA nomeou a depressão qual o motivo da ausência destes avisos anteriormente? Foi só para roubar a ''taça'' aos espanhóis a nomeação? Ainda estava à espera daquela actualização para laranja às 2 da manhã a meio do evento mas pronto, ao menos abstiveram-se disso desta vez.

Boa previsão, gostei! :thumbsup:

Nisso o IPMA, apesar de servir para o público em geral, podia ter alguma secção mais dedicada à análise técnica sobre o que irá acontecer nos próximos dias, na minha opinião.

A AEMET tem lá uns vídeos ''à americana'' a explicar o estado do tempo nos próximos dias de forma relativamente detalhada... devem demorar 2 ou 3 horas a fazer e melhoram e MUITO a qualidade da informação prestada.

Edit:
http://www.aemet.es/documentos_d/eltiempo/prediccion/videos/202101191902_videoeltiempoAEMET.mp4