StormRic
Furacão
E então o que acontecia historicamente nas (recorrentes) primaveras secas, morriam as plantas todas? Desculpa se pareço estar só a ser do contra, mas é que embora eu não negue que as primaveras estão mais secas e (especialmente) mais quentes que há umas décadas atrás, secas no Algarve/Alentejo não são exatamente novidade, e até tenho ideia de ver aqui algo sobre períodos ainda mais secos no século XIX (acho que foi o @frederico que falou nisso, ele que me corrija se estiver errado)
O défice de precipitação não é sinónimo de morte generalizada das plantas, mas que afecta muitas culturas isso é um facto. Historicamente, e falando apenas do Algarve, a vegetação autóctone sempre sobreviveu a todas as secas. O dado novo é o uso cada vez maior que se faz da água superficial e dos aquíferos e a extensão de culturas que não são de sequeiro. Sim, houve períodos muito mais secos, há mesmo registos (vou pesquisar os dados que tenho em arquivo desde o século XIX) de até 8 meses sem acumulação de precipitação em estações do Algarve. Mas referi-me particularmente ao mês de Março e ao declínio da média de precipitação nesse mês, não compensada com os meses seguintes de primavera: o conteúdo de água no solo tende a atingir valores baixos mais cedo no ano agrícola e sublinho novamente, em média.