Seguimento Meteorológico Livre - 2021

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
:D

IbOLP4P.png


Chegaria desfeito.

eJWKg3X.png
 
7M69mYT.gif


vs

uZ9Lcma.png


xlZjRgX.gif


Evitando o calor, o continente deve acabar o mês com uma anomalia negativa decente (especialmente se adotarem a média 1991-2020).

L5k2q0k.png


Cumulativamente:

qNnXqE1.png


O IPMA-A aparentemente desistiu de publicar relatórios climatológicos mensais. Certamente estarão no mesmo local que as imagens de radar das xx:00h :D
 
Evitando o calor, o continente deve acabar o mês com uma anomalia negativa decente (especialmente se adotarem a média 1991-2020).

L5k2q0k.png
Tirando o Algarve, o resto do país deverá acabar próximo ou abaixo do normal ao nível da temperatura. Grandes contrastes entre o Norte, que tem levado com frentes em dissipação, e o Sul, com uma clara influência anticiclónica e um calor associado também ao efeito Föhen (vento de noroeste)! :surprise:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Olha que não é bem assim..
De acordo com as normais 71-00 até ao dia 24 Maio, temos uma forte anomalia negativa no litoral norte, ligeiramente abaixo da média na restante região norte e centro, e uma forte anomalia positiva a sul do Tejo.
De acordo com as previsões face ao calor generalizado previsto ainda não é um dado adquirido que no final do mês exista anomalia negativa da temperatura..
Quanto ao sul a tendência será para acentuar bastante essa anomalia positiva.
 
Parece que os principais modelos (ECMWF e GFS) estão em consenso para uma possível cut-off a sudoeste de Portugal continental para o início de junho... Para além das trovoadas estará também previsto calor... Se estas previsões se concretizarem parece que poderemos ter finalmente, em vários anos, um início de junho de sonho para qualquer meteolouco, matando dois coelhos de uma cajadada só... :thumbsup:
Ao nível das temperaturas poderemos ter o primeiro início de junho decente desde 2017, para encontrarmos um início de junho com calor e trovoadas ao mesmo tempo é preciso recuar a 2015. :D
 
Neste momento o calor mais intenso será entre os dias 29 e o dia 1 Junho, sendo os mais intensos os dias 30 e 31 Maio.
O início de Junho até deverá ser mais fresco que o normal particularmente entre os dias 2 e 4 de Junho.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Decente, por ter calor exagerado??? :hehe::hehe::hehe:
Para mim, não, é mais é indecente, hahahaha :D

Gostos são gostos... :)
É óbvio que, se alguém me desse a escolher entre os inícios dos junhos de 2017 ou 2018, por exemplo, preferia claramente o de 2017 por ter tido o tempo mais adequado e condizente para a época do ano... O início de junho de 2018 mais parecia a Escandinávia do que Portugal, mas pronto tudo bem... :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego