Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Secura até onde a vista alcança. Quem aguenta isto mais um Outono? :angry::angry:

Em Setembro aí pelo Alentejo choveu o triplo, o mesmo nao posso dizer pelo Algarve na maioria.
As chuvas no sul chegam na 2a quinzena do mês.
Qual o stress?
Claro, temos calor e sol em Outubro não há stress, depois chega Novembro com o verão de S.Martinho não há stress, passa-se o inverno com sol não há stress, e quando damos por nós já estamos na primavera e só aí é que chove alguma coisa.

Claro, temos calor e sol em Outubro não há stress, depois chega Novembro com o verão de S.Martinho não há stress, passa-se o inverno com sol não há stress, e quando damos por nós já estamos na primavera e só aí é que chove alguma coisa.
Eu tb gostava de adivinhar os números do euro milhões, mas já tu consegues adivinhar que nenhum mês será muito chuvoso.

• Gosto
Reactions: RP20
Este trimestre é crucial para o nosso futuro imediato em relação à seca, caso seja seco bem podem começar as restrições de água que muitos nunca passaram durante a sua vida. Se falha este trimestre, será mais um ano hidrológico abaixo da média, a história sempre mostrou isso.

No Algarve tem que chover cerca de 300 mm até ao final do ano no litoral e cerca de 600 mm nas serras sem estes acumulados não haverá qualquer armazenamento das barragens, não é 20 ou 30% que resolve o problema.

Não previ nada... Disse que a 1a quinzena ainda costuma ser quente e que as chuvas normalmente chegam na 2a quinzena!
Esqueceste-te de dizer que estes últimos 3anos têm sido uma deterioração desse padrão que referes já de si anómalo.
Normalmente havia algo ainda na 1ª quinzena de Outubro e após a 2ª de forma mais consistente . Obviamente sempre houveram vários desvios nestes meses mas não um padrão anti-ciclónico claro como tem sido hábito.
Este arranque de Outubro mais uma vez é de loucos!

Não previ nada... Disse que a 1a quinzena ainda costuma ser quente e que as chuvas normalmente chegam na 2a quinzena!
Ter mais de 30ºC durante 1 semana em outubro não é normal. Tem sido uma tendência nos últimos anos, mas não é caraterístico de outubro e era aquilo que menos precisávamos neste momento.
O David também não previu nada, apenas constatou factos tendo em conta os últimos anos e além disso, também andas há meses a questionar qual é o stress de não chover. Acho que isso é bem evidente, mas para ti nunca é problema nenhum e quem vem para aqui evidenciar a situação complicada que se atravessa é que está errado.
Tal como não é garantido que o mês seja seco, também não é garantido que as chuvas apareçam na 2ª quinzena, de forma significativa, como é necessário.

Estamos a entrar num periodo do ano em que as pessoas querem ter mais aconchego, sejam em roupas mais quentes e mesmo com mais tempo em casa em virtude das noites começarem a ser maiores.
É toda uma mudança de padrão comportamental que faz parte das mudanças de estação do verão para o outono.
Contudo o tempo não segue esse conceito e infelizmente insiste em ter um padrão de verão, e isto é frustrante, apenas satisfaz aqueles que gostariam de ter praia o ano todo.

Andam relatos nas redes sociais de um possível tornado na passada quinta-feira zona de Vila Real de Santo António, alguém sabe de alguma coisa? :confused:

Estamos a entrar num periodo do ano em que as pessoas querem ter mais aconchego, sejam em roupas mais quentes e mesmo com mais tempo em casa em virtude das noites começarem a ser maiores.
É toda uma mudança de padrão comportamental que faz parte das mudanças de estação do verão para o outono.
Contudo o tempo não segue esse conceito e infelizmente insiste em ter um padrão de verão, e isto é frustrante, apenas satisfaz aqueles que gostariam de ter praia o ano todo.
No outono sempre foi normal haver variações bruscas de temperatura que não se coadunam com essa lógica de "Se esta semana esteve mais frio, vou passar a só usar roupa de outono/inverno daqui em diante" (e o contrário para a primavera, claro). Eu sei que há montes de pessoas a pensar assim, mas nunca fez sentido com o nosso clima, especialmente no litoral onde os dias mais frios de agosto se aproximam dos dias mais quentes de janeiro

Esqueceste-te de dizer que estes últimos 3anos têm sido uma deterioração desse padrão que referes já de si anómalo.
Normalmente havia algo ainda na 1ª quinzena de Outubro e após a 2ª de forma mais consistente . Obviamente sempre houveram vários desvios nestes meses mas não um padrão anti-ciclónico claro como tem sido hábito.
Este arranque de Outubro mais uma vez é de loucos!
Até mesmo em Setembro havia sempre as primeiras chuvas pela Feira de Olhão, lembro-me de ir à feira por detrás da BelaOlhao e estar cheia de lama e faziam a feira há uns 25/35 anos nessa zona. Pela altura da feira de Tavira lembro-me de estar sol e algum calor até ia ver as corridas de ciclismo e estava calor no dia feriado, a de VRSA não tenho grande memória, a de Faro tanto lembro-me de chover por essa altura, como o contrário estar sol e calor. Mas, nos últimos anos, o que ocorre é chover 3/4 dias num mês e a média fica feita.

No ano passado, o Outono foi seco tirando um evento em Setembro no Sotavento e outro em Novembro na zona de São Brás, de resto, só Março é que acumulou algo mas foi muito pouco, senão teríamos tido o ano hidrológico mais seco de sempre.

Até mesmo em Setembro havia sempre as primeiras chuvas pela Feira de Olhão, lembro-me de ir à feira por detrás da BelaOlhao e estar cheia de lama e faziam a feira há uns 25/35 anos nessa zona. Pela altura da feira de Tavira lembro-me de estar sol e algum calor até ia ver as corridas de ciclismo e estava calor no dia feriado, a de VRSA não tenho grande memória, a de Faro tanto lembro-me de chover por essa altura, como o contrário estar sol e calor. Mas, nos últimos anos, o que ocorre é chover 3/4 dias num mês e a média fica feita.

No ano passado, o Outono foi seco tirando um evento em Setembro no Sotavento e outro em Novembro na zona de São Brás, de resto, só Março é que acumulou algo mas foi muito pouco, senão teríamos tido o ano hidrológico mais seco de sempre.
Faltam as cut offs outonais aqui no Algarve como acontecia muito sobretudo em Outubro e Novembro, e falta a zonalidade do Inverno.
A verdade é que este Outono Inverno está com caraterísticas identicas ao ano passado.
Mas tal não invalida que ocorra uma cutoff bem definida e large uns 300 mm em 5 dias..

Estado
Fechado para novas mensagens.