Secura até onde a vista alcança. Quem aguenta isto mais um Outono?
Em Setembro aí pelo Alentejo choveu o triplo, o mesmo nao posso dizer pelo Algarve na maioria.Secura até onde a vista alcança. Quem aguenta isto mais um Outono?
Claro, temos calor e sol em Outubro não há stress, depois chega Novembro com o verão de S.Martinho não há stress, passa-se o inverno com sol não há stress, e quando damos por nós já estamos na primavera e só aí é que chove alguma coisa.Em Setembro aí pelo Alentejo choveu o triplo, o mesmo nao posso dizer pelo Algarve na maioria.
As chuvas no sul chegam na 2a quinzena do mês.
Qual o stress?
Eu tb gostava de adivinhar os números do euro milhões, mas já tu consegues adivinhar que nenhum mês será muito chuvoso.Claro, temos calor e sol em Outubro não há stress, depois chega Novembro com o verão de S.Martinho não há stress, passa-se o inverno com sol não há stress, e quando damos por nós já estamos na primavera e só aí é que chove alguma coisa.
A minha bola mágica "vê" tanto como a tua que prevê chuva a partir da segunda quinzena de outubro.Vês isso em alguma bola mágica..
Não previ nada... Disse que a 1a quinzena ainda costuma ser quente e que as chuvas normalmente chegam na 2a quinzena!A minha bola mágica "vê" tanto como a tua que prevê chuva a partir da segunda quinzena de outubro.
Eu também não previ nada ... O que disse é o que tem acontecido com mais frequência nos últimos anos.Não previ nada... Disse que a 1a quinzena ainda costuma ser quente e que as chuvas normalmente chegam na 2a quinzena!
Esqueceste-te de dizer que estes últimos 3anos têm sido uma deterioração desse padrão que referes já de si anómalo.Não previ nada... Disse que a 1a quinzena ainda costuma ser quente e que as chuvas normalmente chegam na 2a quinzena!
Ter mais de 30ºC durante 1 semana em outubro não é normal. Tem sido uma tendência nos últimos anos, mas não é caraterístico de outubro e era aquilo que menos precisávamos neste momento.Não previ nada... Disse que a 1a quinzena ainda costuma ser quente e que as chuvas normalmente chegam na 2a quinzena!
No outono sempre foi normal haver variações bruscas de temperatura que não se coadunam com essa lógica de "Se esta semana esteve mais frio, vou passar a só usar roupa de outono/inverno daqui em diante" (e o contrário para a primavera, claro). Eu sei que há montes de pessoas a pensar assim, mas nunca fez sentido com o nosso clima, especialmente no litoral onde os dias mais frios de agosto se aproximam dos dias mais quentes de janeiroEstamos a entrar num periodo do ano em que as pessoas querem ter mais aconchego, sejam em roupas mais quentes e mesmo com mais tempo em casa em virtude das noites começarem a ser maiores.
É toda uma mudança de padrão comportamental que faz parte das mudanças de estação do verão para o outono.
Contudo o tempo não segue esse conceito e infelizmente insiste em ter um padrão de verão, e isto é frustrante, apenas satisfaz aqueles que gostariam de ter praia o ano todo.
Até mesmo em Setembro havia sempre as primeiras chuvas pela Feira de Olhão, lembro-me de ir à feira por detrás da BelaOlhao e estar cheia de lama e faziam a feira há uns 25/35 anos nessa zona. Pela altura da feira de Tavira lembro-me de estar sol e algum calor até ia ver as corridas de ciclismo e estava calor no dia feriado, a de VRSA não tenho grande memória, a de Faro tanto lembro-me de chover por essa altura, como o contrário estar sol e calor. Mas, nos últimos anos, o que ocorre é chover 3/4 dias num mês e a média fica feita.Esqueceste-te de dizer que estes últimos 3anos têm sido uma deterioração desse padrão que referes já de si anómalo.
Normalmente havia algo ainda na 1ª quinzena de Outubro e após a 2ª de forma mais consistente . Obviamente sempre houveram vários desvios nestes meses mas não um padrão anti-ciclónico claro como tem sido hábito.
Este arranque de Outubro mais uma vez é de loucos!
Faltam as cut offs outonais aqui no Algarve como acontecia muito sobretudo em Outubro e Novembro, e falta a zonalidade do Inverno.Até mesmo em Setembro havia sempre as primeiras chuvas pela Feira de Olhão, lembro-me de ir à feira por detrás da BelaOlhao e estar cheia de lama e faziam a feira há uns 25/35 anos nessa zona. Pela altura da feira de Tavira lembro-me de estar sol e algum calor até ia ver as corridas de ciclismo e estava calor no dia feriado, a de VRSA não tenho grande memória, a de Faro tanto lembro-me de chover por essa altura, como o contrário estar sol e calor. Mas, nos últimos anos, o que ocorre é chover 3/4 dias num mês e a média fica feita.
No ano passado, o Outono foi seco tirando um evento em Setembro no Sotavento e outro em Novembro na zona de São Brás, de resto, só Março é que acumulou algo mas foi muito pouco, senão teríamos tido o ano hidrológico mais seco de sempre.