Charlie Moreira
Cumulonimbus
.
Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Esse choque de massas de ar... a água precipitável é impressionante.
Até agora pouco se viu, os modelos "prometeram" muito pra estes dias início de Dezembro, mas pouco ou nada choveu.
No entanto, se vocês dizem que afinal, vai chover bem, espero que venha com conta e medida, nada de enchentes ou estragos!
Aqui à Estremadura, Região Oeste, Norte de Lisboa. Pouco choveu neste Evento de início de Dezembro...os modelos metiam muita água.Referes-te a que regiões?
É estranha essa persistente ausência de chuva na região do Sado. Não tinha nada a ideia de chover tão pouco por lá. A última década veio alterar as coisas no que toca a chuva...A entrada da precipitação ontem vinda de Sul e sudoeste favoreceu o Algarve e a Andaluzia Ocidental, bem como o interior alentejano.
Infelizmente será necessária uma depressão a Oeste de Lisboa que teima em não aparecer para repor a precipitação no vale do Sado, que está neste momento muito pior que o Algarve, apesar de num passado recente ter sido uma região mais húmida que o litoral algarvio.
Falta digamos diversidade de eventos devido à persistência de longos períodos anticiclónicos e determinadas sinópticas. Neste caso faltam entradas vigorosas de Oeste pelo litoral alentejano ou células a entrar pelo litoral alentejano.É estranha essa persistente ausência de chuva na região do Sado. Não tinha nada a ideia de chover tão pouco por lá. A última década veio alterar as coisas no que toca a chuva...
Por acaso tenho notado isso.. Mudei-me do Parque das Nações para o Montijo em Julho e vejo relatos de muita precipitação por aqueles lados e aqui nem por isso... É estranho como alguns kms faz tanta diferença..Zona de Setúbal é das piores em seca neste momento, mais de um Ano abaixo da média todos os meses, todos os eventos ou são a Norte ou a Sul e aqui sempre restos ou nada.
A boa noticia é que a coisa pode mudar de figura a partir de Quarta até ao Natal.
Considerando as normais, a diferença no que diz respeito a acumulados anuais, entre a margem norte e a margem sul ainda é notável. Por exemplo:Por acaso tenho notado isso.. Mudei-me do Parque das Nações para o Montijo em Julho e vejo relatos de muita precipitação por aqueles lados e aqui nem por isso... É estranho como alguns kms faz tanta diferença..
Talvez a serra da Arrábida também faça diferença... Como as frentes normalmente vêm de oeste desse lado a precipitação acaba por ficar retida funcionado como "parede", do lado este acaba por receber menos precipitação... Já em eventos convetivos é o inverso, quando as células vêm de S/SO, zonas que ficam a este da serra acabam por ser mais beneficiadas.Por acaso tenho notado isso.. Mudei-me do Parque das Nações para o Montijo em Julho e vejo relatos de muita precipitação por aqueles lados e aqui nem por isso... É estranho como alguns kms faz tanta diferença..
A Península de Setúbal é de facto uma região diversa no que toca às médias de precipitação. A zona mais chuvosa da região é de facto a faixa entre a Costa de Caparica e os Olhos de Água, com acumulados de até 750 mm anuais (se descontarmos a encosta norte da Serra da Arrábida, que é mais chuvosa). No entanto, basta andar um pouco para leste, para Corroios, para a média andar apenas nos 650 mm, e no Seixal já deverá andar perto dos 600 mm, se não mesmo abaixo. As colinas da Península de Lisboa, a Arriba Fóssil e a Arrábida bloqueiam grande parte da humidade, o que faz com que o Mar da Palha seja tão seco como zonas do Interior.Considerando as normais, a diferença no que diz respeito a acumulados anuais, entre a margem norte e a margem sul ainda é notável. Por exemplo:
Lisboa (Gago Coutinho): 744mm (normal 81/2010)
Montijo (Base aérea): 540mm (normal 71/2000)
A zona do Montijo e Alcochete, em termos médios, tem valores muito idênticos aos da minha zona (veja-se Elvas com 535mm), mas penso que a zona de Setúbal e da Costa Caparica já tenha acumulados médios anuais a rondar os 700 mm.
Como já disse, Setúbal tem 730 mm porque a estação de Setúbal não está no centro de Setúbal mas sim na encosta da serra, na Baixa de Palmela. O centro de Setúbal é uma zona bastante seca, com precipitação anual à volta de 500 mm em média.As zonas de estuário são normalmente mais secas, por exemplo o Tâmisa tem no estuário menos de 550 mm. A parte Norte do estuário do Tejo tem umas serras que fazem a diferença. Setúbal tem mais de 700 mm devido talvez à serra que tem ao lado mas ali a precipitação tem de entrar de Oeste ou sudoeste o que não tem acontecido. Sines, mais a Sul, tem menos de 500 mm.