Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
.
c71b9131065b7e45715baa296a3ca98e.jpg

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

A entrada da precipitação ontem vinda de Sul e sudoeste favoreceu o Algarve e a Andaluzia Ocidental, bem como o interior alentejano.

Infelizmente será necessária uma depressão a Oeste de Lisboa que teima em não aparecer para repor a precipitação no vale do Sado, que está neste momento muito pior que o Algarve, apesar de num passado recente ter sido uma região mais húmida que o litoral algarvio.

A entrada da precipitação ontem vinda de Sul e sudoeste favoreceu o Algarve e a Andaluzia Ocidental, bem como o interior alentejano.

Infelizmente será necessária uma depressão a Oeste de Lisboa que teima em não aparecer para repor a precipitação no vale do Sado, que está neste momento muito pior que o Algarve, apesar de num passado recente ter sido uma região mais húmida que o litoral algarvio.
É estranha essa persistente ausência de chuva na região do Sado. Não tinha nada a ideia de chover tão pouco por lá. A última década veio alterar as coisas no que toca a chuva...

É estranha essa persistente ausência de chuva na região do Sado. Não tinha nada a ideia de chover tão pouco por lá. A última década veio alterar as coisas no que toca a chuva...
Falta digamos diversidade de eventos devido à persistência de longos períodos anticiclónicos e determinadas sinópticas. Neste caso faltam entradas vigorosas de Oeste pelo litoral alentejano ou células a entrar pelo litoral alentejano.

Zona de Setúbal é das piores em seca neste momento, mais de um Ano abaixo da média todos os meses, todos os eventos ou são a Norte ou a Sul e aqui sempre restos ou nada.
A boa noticia é que a coisa pode mudar de figura a partir de Quarta até ao Natal.
Por acaso tenho notado isso.. Mudei-me do Parque das Nações para o Montijo em Julho e vejo relatos de muita precipitação por aqueles lados e aqui nem por isso... É estranho como alguns kms faz tanta diferença..

• Gosto
Reactions: StormRic
Por acaso tenho notado isso.. Mudei-me do Parque das Nações para o Montijo em Julho e vejo relatos de muita precipitação por aqueles lados e aqui nem por isso... É estranho como alguns kms faz tanta diferença..
Considerando as normais, a diferença no que diz respeito a acumulados anuais, entre a margem norte e a margem sul ainda é notável. Por exemplo:
Lisboa (Gago Coutinho): 744mm (normal 81/2010)
Montijo (Base aérea): 540mm (normal 71/2000)

A zona do Montijo e Alcochete, em termos médios, tem valores muito idênticos aos da minha zona (veja-se Elvas com 535mm), mas penso que a zona de Setúbal e da Costa Caparica já tenha acumulados médios anuais a rondar os 700mm.

As zonas de estuário são normalmente mais secas, por exemplo o Tâmisa tem no estuário menos de 550 mm. A parte Norte do estuário do Tejo tem umas serras que fazem a diferença. Setúbal tem mais de 700 mm devido talvez à serra que tem ao lado mas ali a precipitação tem de entrar de Oeste ou sudoeste o que não tem acontecido. Sines, mais a Sul, tem menos de 500 mm.

Talvez a serra da Arrábida também faça diferença... Como as frentes normalmente vêm de oeste desse lado a precipitação acaba por ficar retida funcionado como "parede", do lado este acaba por receber menos precipitação... Já em eventos convetivos é o inverso, quando as células vêm de S/SO, zonas que ficam a este da serra acabam por ser mais beneficiadas.

Considerando as normais, a diferença no que diz respeito a acumulados anuais, entre a margem norte e a margem sul ainda é notável. Por exemplo:
Lisboa (Gago Coutinho): 744mm (normal 81/2010)
Montijo (Base aérea): 540mm (normal 71/2000)

A zona do Montijo e Alcochete, em termos médios, tem valores muito idênticos aos da minha zona (veja-se Elvas com 535mm), mas penso que a zona de Setúbal e da Costa Caparica já tenha acumulados médios anuais a rondar os 700 mm.
A Península de Setúbal é de facto uma região diversa no que toca às médias de precipitação. A zona mais chuvosa da região é de facto a faixa entre a Costa de Caparica e os Olhos de Água, com acumulados de até 750 mm anuais (se descontarmos a encosta norte da Serra da Arrábida, que é mais chuvosa). No entanto, basta andar um pouco para leste, para Corroios, para a média andar apenas nos 650 mm, e no Seixal já deverá andar perto dos 600 mm, se não mesmo abaixo. As colinas da Península de Lisboa, a Arriba Fóssil e a Arrábida bloqueiam grande parte da humidade, o que faz com que o Mar da Palha seja tão seco como zonas do Interior. :surprise:
Também é preciso salientar que os dados de Setúbal são baseados nos registos do IPMA duma estação na Baixa de Palmela, que está literalmente na encosta da Serra. O centro de Setúbal, na realidade, é das zonas mais secas da Península de Setúbal, com uma média anual a rondar os 500 mm.

As zonas de estuário são normalmente mais secas, por exemplo o Tâmisa tem no estuário menos de 550 mm. A parte Norte do estuário do Tejo tem umas serras que fazem a diferença. Setúbal tem mais de 700 mm devido talvez à serra que tem ao lado mas ali a precipitação tem de entrar de Oeste ou sudoeste o que não tem acontecido. Sines, mais a Sul, tem menos de 500 mm.
Como já disse, Setúbal tem 730 mm porque a estação de Setúbal não está no centro de Setúbal mas sim na encosta da serra, na Baixa de Palmela. O centro de Setúbal é uma zona bastante seca, com precipitação anual à volta de 500 mm em média. ;)

Estado
Fechado para novas mensagens.