Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Quando se sabe o que ocorre nesta altura em algumas regiões do país mesmo aqui ao lado, não temos realmente muito que nos queixar de condições meteorológicas desagradáveis.

Vejam só isto :shocking:

Cidade de Segóvia agora

Torrecaballeros, perto da cidade de Segóvia

Primeiro SCM da temporada

El Espinar, San Rafael e Los Ángeles de San Rafael (província de Segóvia):

O que é um "SCM"?

Considerando apenas o parâmetro da estimativa da percentagem de água no solo, esta é a razão porque os próximos e últimos dez dias de Abril vão ser decisivos em termos de precipitação.
Comparação entre o dia 1 e o dia 19 deste mês:
aQ75VnW.jpg

Quem lê isso ainda fica a pensar que solos estão secos, e que sobretudo as barragens estão na rua da amargura o que está muito longe de ser verdade.
Para além disso a frescura será uma constante até final do mês, e Maio aparenta vir a ser fresco!

• Gosto
Reactions: Aine e joselamego
Quem lê isso ainda fica a pensar que solos estão secos, e que sobretudo as barragens estão na rua da amargura o que está muito longe de ser verdade.
Para além disso a frescura será uma constante até final do mês, e Maio aparenta vir a ser fresco!
Por acaso estão e não é pouco, faz muita falta que chova. Primeiro tivemos alguns dias quentes, depois disso temos dias ventosos e com valores de humidade baixos. Com este vento só se tem visto pó por todo o lado, o que reflete bem a secura dos mesmos e em alguns locais, a terra parece pedra. Muito sinceramente não sei porque dizes que não estão secos, mas pronto.
Quanto às barragens, grande parte, de facto estão com valores que nos deixam mais descansados para este verão, mas no final do verão já não será bem assim e esperemos que o próximo outono/inverno seja chuvoso, algo que nunca é garantido.

Penso que estás a referir-te em particular ao Algarve, mas comparando nestes mapas com o que se passa no Interior Norte compreenderás a minha preocupação. E não será preciso ir tão longe até, grande parte do Alentejo e do baixo vale do Tejo está numa situação pouco confortável para meados de Primavera.

Penso que estás a referir-te em particular ao Algarve, mas comparando nestes mapas com o que se passa no Interior Norte compreenderás a minha preocupação. E não será preciso ir tão longe até, grande parte do Alentejo e do baixo vale do Tejo está numa situação pouco confortável para meados de Primavera.
Eu acho que a situação no Algarve, olhando para esses mapas, também não é muito famosa. Eu estou numa zona cuja percentagem de água no solos está a rondar os 81/99% e vê-se que está tudo bastante seco. Olhar para esses mapas não nos dá uma plena noção do que se passa realmente.
Se aqui é assim, então no Interior Norte e Centro aqueles valores são péssimos e já dificilmente se recupera algo de significativo nesta altura mesmo que vá chovendo. Grande parte daquela região não beneficiou com as chuvas de Março, basta ver a estação de Bragança que embora tenha ficado na média, a mesma é de apenas 44mm.

Eu acho que a situação no Algarve, olhando para esses mapas, também não é muito famosa. Eu estou numa zona cuja percentagem de água no solos está a rondar os 81/99% e vê-se que está tudo bastante seco. Olhar para esses mapas não nos dá uma plena noção do que se passa realmente.
Se aqui é assim, então no Interior Norte e Centro aqueles valores são péssimos e já dificilmente se recupera algo de significativo nesta altura mesmo que vá chovendo. Grande parte daquela região não beneficiou com as chuvas de Março, basta ver a estação de Bragança que embora tenha ficado na média, a mesma é de apenas 44mm.

Concordo. Estes mapas são resultado de uma estimativa em que entram vários parâmetros meteorológicos e climáticos, além, talvez, de outros que têm a ver com o tipo de solos e do coberto vegetal. mas não necessariamente observações in loco em tempo real. Estas observações podem dar-nos informações algo afastadas das estimativas, daí a discordância de opiniões consoante as observações no terreno. Mas nos casos mais extremos como do Interior Norte, os erros que as estimativas possam ter em nada alteram a gravidade da situação.

Considerando que a altitude da estação não tem paralelo com outras estações oficiais na zona, a não ser as de MeteoEstrela (precisamos dos registos de ontem), e que o vento a 850 hPa estava cerca de 60% mais elevado do que o vento à superfície, não vejo motivo para descartá-la logo à partida.
Pena a estação da Pampilhosa não registar rajadas, está completamente exposta ao vento e a 900 metros.

Guarda está a 1020 metros e registou uma rajada 90 km/h abaixo das Penhas... não faz muito sentido. Nas normais, a rajada recorde é de 133 km/h de 17/01/1985.

Lá está, todo o complexo da Serra é estupidamente grande e estupidamente representado por uma única estação... é uma área maior que a ilha da Madeira toda.

Última edição:
Quando se sabe o que ocorre nesta altura em algumas regiões do país mesmo aqui ao lado, não temos realmente muito que nos queixar de condições meteorológicas desagradáveis.

Vejam só isto
Literalmente a razão pela qual tivemos este vento todo foi devido a uma depressão isolada que, depois da frente dissipada que nos afetou na noite de domingo para segunda, intensificou-se no interior da Península, deixando estes eventos extremos. Felizmente desta vez ficámos de lado da maioria dos extremos... :D

Que "confusão" no Atlântico Norte. Frio e precipitação à espreita nos próximos dias.
Ver anexo 1453

Off-topic (ou não): vista desta maneira, é uma bela pintura abstrata. O planeta tem um aspecto artístico muito próprio, intenso e variado, para mim continua a ser o mais belo do sistema solar ou de todos os que possam ser encontrados.

Estado
Fechado para novas mensagens.