Seguimento Meteorológico Livre - 2022

Estado
Fechado para novas mensagens.
Noite de trovoadas em perspetiva para o litoral norte e centro.
Isto sim é relevante.
O resto é sofrer por antecipação.

Mas para os que já estão a desesperar, relembro que temos toda a faixa costeira ocidental bem fresquinha e ventosa. E com água bem apetecível.
Eu já marquei a semana do 10 de Julho de férias, para tal como em Maio e em Junho, ir até ao interior aproveitar aquilo que aqui no oeste não há.

i9RBt5a.gif

goqKMGP.png

Não tem expressão >~800hPa (GFS - 2000m?). Até aí há uma humidade relativa decente.

Está no sangue do tuga, é inevitável.
Depois quando aparece a possibilidade (mesmo que ínfima) de precipitação...silêncio total, 0 entusiasmo.
Agora é aguardar que a (possível) instabilidade passe, pois se há algo que volta sempre neste tópico é o sofrimento por antecipação.

já marquei a semana do 10 de Julho de férias, para tal como em Maio e em Junho, ir até ao interior aproveitar aquilo que aqui no oeste não há
Já somos dois André, percebo te perfeitamente ;) Principalmente desde que tenho fillhos procuro sempre tempo mais quentinho e estável! Quem os tens ainda pequenos como eu, sabem do que falo em relação a tentar que eles não fiquem doentes! :pray: Mas pessoalmente nunca escondi que gosto de calor na altura dele, agora tenho bastante consciência da perigosidade dos extremos sejam eles relacionados com que tipo de condição meteorológica seja! Olhando as últimas Run,s dos modelos contínuo a achar que vamos mesmo ter um evento de calor extremo imenso, as últimas run serão decisivas para tenter perceber apenas aquilo que iremos mesmo ter a nível de máximas/minimas mais elevadas, e os dias das mesmas :calor: Bom evento a todos :thumbsup:

Última edição:
Devíamos fazer um concurso de apostas para o próximo fim de semana. Há muito que não se faz nada do género e o fim de semana que vem promete :D:D

Isto sim é relevante.

Mas para os que já estão a desesperar, relembro que temos toda a faixa costeira ocidental bem fresquinha e ventosa. E com água bem apetecível.
Eu já marquei a semana do 10 de Julho de férias, para tal como em Maio e em Junho, ir até ao interior aproveitar aquilo que aqui no oeste não há.
E eu a fugir para o litoral. Quem vai até ao interior para aproveitar aquilo que no oeste não há.. E já agora, não há em praticamente toda a Europa.
Pelo menos no Alentejo e Ribatejo serão temperaturas muito quentes, a tender para o extremo.
Só notar que muitos que referem estas temperaturas, refere-se na realidade óbvia que o que vem aí são temperaturas muito elevadas e com muita duração. Não é banal e não acontece todos os anos (Nem perto disso).
Por isso, não faz mal nenhum referir isso e os cuidados a ter. Desejável até.

Desespero? Defendeste já algumas vezes quem se desesperava por não haver 40 graus e por se ter um verão ameno. Disseste há uns tempos que é tão normal gostar de 40 e tal graus, como gostar de frio. Mas então agora, não será normal haver alguma preocupação (não desespero) ao ver se temperaturas muito elevadas, perigosas mesmo (O calor mata em Portugal a sério. São factos)? São temperaturas perto dos 10 graus acima da média durante vários dias. Eventos comparáveis aos eventos mais quentes dos últimos 20 anos.

Falo por mim, quando escrevi dos cuidados a ter, é na visão do outro, idosos principalmente, porque a mim o calor não tem problema algum. Tenho ar condicionado no trabalho e em casa.

E eu a fugir para o litoral. Quem vai até ao interior para aproveitar aquilo que no oeste não há.. E já agora, não há em praticamente toda a Europa.
Pelo menos no Alentejo e Ribatejo serão temperaturas muito quentes, a tender para o extremo.
Só notar que muitos que referem estas temperaturas, refere-se na realidade óbvia que o que vem aí são temperaturas muito elevadas e com muita duração. Não é banal e não acontece todos os anos (Nem perto disso).

Desespero? Defendeste já algumas vezes quem se desesperava por não haver 40 graus e por se ter um verão ameno. Disseste há uns tempos que é tão normal gostar de 40 e tal graus, como gostar de frio. Mas então agora, não será normal haver alguma preocupação (não desespero) ao ver se temperaturas muito elevadas, perigosas mesmo (O calor mata em Portugal a sério. São factos)? São temperaturas perto dos 10 graus acima da média durante vários dias. Eventos comparáveis aos eventos mais quentes dos últimos 20 anos.

Falo por mim, quando escrevi dos cuidados a ter, é na visão do outro, idosos principalmente, porque a mim o calor não tem problema algum. Tenho ar condicionado no trabalho e em casa.

Tens razão, mas nenhum meteolouco pode negar o fascínio profundo e quase inconfessável que os fenómenos extremos da Natureza produzem. Estamos (estou, falo por mim) sempre em conflito moral ao manifestarmos emoções relacionadas. Quem não fica fascinado por um tornado, um furacão, uma super-célula, registos extremos de quaisquer parâmetros, mas não perdendo a consciência e um dever cívico e solidário de contribuir para a prevenção e mitigação dos danos pessoais e materiais que tais fenómenos infligem nas comunidades humanas e não só?

Vê lá se depois ficas decepcionado, e que no Verão o gfs adora extremos que 99% das vezes não aparecem.
Pois e ja me está a palpitar que é isso que vai acontecer. O último evento foi um fiasco e este também deve ser

• Gosto
Reactions: joselamego

Estás a falar dos 50C previstos pelo GFS ou dos 40C pelos restantes modelos?
Felizmente os 50C do GFS não ocorreram em Maio nem Junho, e também não me parecem que ocorram agora.

Como é que estão os preços das reservas/ofertas no Alentejo e Algarve para os próximos dias?
E em São Pedro de Moel, Esposende ou Viana do Castelo?
Se fosse como disseste, o grande turismo estaria nessas regiões e não nos destinos de calor.

O calor extremo mata, mas o frio também.
E se pensarmos no ar condicionado/lareiras/aquecimento, é incomparável o que se gasta (energeticamente) para aquecer vs arrefecer.

Por fim, o que eu defendi e defendo é uma questão de igualdade. Não se pode crucificar quem gosta de calor, porque o calor mata, quando sempre que há um episódio de frio (e eu adoro neve) o consumo de energia é incomparável superior aos episódios de calor. E mata. E causa enormes transtornos (a neve). Mas ninguém nunca foi julgado por isso neste fórum, certo?

Eu venho aqui para fazer uma reclamação como se fosse o livro amarelo. É de muito mau gosto que não se tenha prolongado o tempo fresco pelo menos até ao meu dia de aniversário. Uma verdadeira desconsideração. Dito isto, na quarta tenho de ir trabalhar todo o dia e na quinta preciso de ir ao Hospital. Logo, o S. Pedro que tenha tino. Depois, vou fazer de conta que sou rica e vou ficar em casa no ar condicionado. Só volto a trabalhar quando refrescar (desde que seja razoavelmente rápido que eu preciso de comer e pagar contas, vá!).

Última edição:
Estás a falar dos 50C previstos pelo GFS ou dos 40C pelos restantes modelos?
Felizmente os 50C do GFS não ocorreram em Maio nem Junho, e também não me parecem que ocorram agora.

Como é que estão os preços das reservas/ofertas no Alentejo e Algarve para os próximos dias?
E em São Pedro de Moel, Esposende ou Viana do Castelo?
Se fosse como disseste, o grande turismo estaria nessas regiões e não nos destinos de calor.

O calor extremo mata, mas o frio também.
E se pensarmos no ar condicionado/lareiras/aquecimento, é incomparável o que se gasta (energeticamente) para aquecer vs arrefecer.

Por fim, o que eu defendi e defendo é uma questão de igualdade. Não se pode crucificar quem gosta de calor, porque o calor mata, quando sempre que há um episódio de frio (e eu adoro neve) o consumo de energia é incomparável superior aos episódios de calor. E mata. E causa enormes transtornos (a neve). Mas ninguém nunca foi julgado por isso neste fórum, certo?
Compara lá, a potência dos aquecedores, termoventiladores, radiadores a óleo, aquecedores de halogéneo que a maior parte da população usa no Inverno com as ventoinhas e as colunas de ar (entre 40 a 100 W em média)que muitos usam no Verão e tens aí a tua resposta, no Verão utilizas electrodomésticos de baixa potência, enquanto no Inverno para aquecer a casa anda tudo de 1000 W para cima e não estou a incluir ar condicionado.

Logo, não tem comparação possível o consumo energético do Verão com o Inverno. Se todos colocarem ar condicionado em casa queres ver a volta que isso dá em 3 tempos. :rolleyes:

Se colocar uma ventoinha refresca ou dá essa sensação quando está direccionada para nós, tirando isso pouco efeito traduz na descida da temperatura da casa na realidade, o método mais eficaz é abrir janelas em noites em que faça descer a temperatura dentro de casa ou ter ar condicionado.

Aliás, as normas ou conselhos da DGS quando se prevê temperaturas altas aconselha as pessoas a procurarem sítios mais frescos como centros comerciais "Permanecer duas a três horas por dia num ambiente fresco, ou com ar condicionado, pode evitar as consequências nefastas do calor, particularmente no caso de crianças, pessoas idosas ou pessoas com doenças crónicas. Se não dispõe de ar condicionado, visite centros comerciais, cinemas, museus ou outros locais de ambiente fresco. Evite as mudanças bruscas de temperatura. Informe-se sobre a existência de locais de "abrigo climatizados" perto de si."

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.