Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Lá vai Santa Bárbara aos 47ºC de novo :rolleyes:

Falando a sério, Pinhão ainda é capaz de destronar o Ribatejo...

Muito preocupante as previsões para os distritos de Coimbra, Viseu e Vila Real. Esperemos que haja bom senso e vigilância suficientes da parte de todos para não existirem ignições algumas. 45ºC na Lousã, por exemplo.

Sim, faz parte da parceria entre a CIM Dão-Lafões e o ipma, mas nos últimos dias nenhuma aparece no mapa.
Há uma estação do concelho no wunderground, em Ponte do Abade, num vale a pouco mais de 600m de altitude, enquanto Aguiar está quase a 800m:
Pois , mas agora não está a emitir dados, só encontro Trancoso.

Muito preocupante as previsões para os distritos de Coimbra, Viseu e Vila Real. Esperemos que haja bom senso e vigilância suficientes da parte de todos para não existirem ignições algumas. 45ºC na Lousã, por exemplo.
Se as televisões não falarem muito nisso , pode ser que os incendiários deixem passar esta.

Estranho contraste entre Lisboa e Almada para 4ªfeira (23): enquanto Ajuda, Botânico, Aeroporto (supostamente) e Oriente têm 40/41ºC de máxima, Almada a poucos quilómetros do outro lado do rio só tem 32ºC (o mesmo que a Caparica) e logo ali ao lado Seixal e Barreiro têm 38ºC e logo abaixo Moita e Palmela nos quarentas, bem como Montijo e Alcochete?

Gostava de saber onde vai ser esse oásis de frescura exactamente entre os infernos de Lisboa e da margem sul. Será que esta referência de Almada é a "Almada, Praia da Rainha", como é identificada a conhecida estação?:D

Penso que faz falta a localização aproximada dos locais da previsão automática. Aliás, a designação "Lisboa" refere-se a que local específico da capital (presumo que seja o aeroporto ou a estação Gago Coutinho como é conhecida)?
Mesmo reparo para o local "Porto" da previsão automática, uma vez que até Faro tem direito a "Faro" e "Faro-aeroporto". :)

Última edição:
Sabe qual a maior temperatura que o ser humano pode suportar? E o que acontece ao corpo durante as vagas de calor?
Sabe qual é o limite de calor que o corpo humano aguenta? De acordo com testes recentes, podemos suportar até 127°C durante 20 minutos, como havia sido citado pelo livro “A Vida no Limite – A Ciência da Sobrevivência”, da fisiologista britânica Frances Ashcroft.

Temperaturas perto dos 40°C, com elevada humidade relativa do ar, geram desconforto intenso e podem inviabilizar a prática de exercícios físicos de alta intensidade para a maioria das pessoas, uma vez que a humidade do ar reduz a perda de calor e aumenta a temperatura corporal – ou seja, o mecanismo de termorregulação, especialmente através do suor, não funciona como deveria.

Se o corpo aquece e chega até aos 39 ou 40°C, o cérebro alerta os músculos para baixarem o ritmo, sendo que se instala a fadiga. Entre 40 e 41°C, a exaustão pelo calor é provável — acima dos 41°C, o corpo começa a desligar.

Nesse estágio, os processos químicos são afetados, as células deterioram-se e existe o risco de falência múltipla de órgãos. A insolação — que pode ocorrer a qualquer temperatura acima dos 40°C — requer ajuda médica profissional e, se não for tratada imediatamente, as chances de sobrevivência podem ser pequenas.

Quem está em maior risco? Pessoas com mais de 60 anos ou portadores de algumas condições de longo prazo, como doenças cardíacas, podem diminuir a capacidade de lidar com a tensão que o calor coloca no corpo. Doenças como o diabetes podem fazer com que o corpo perca água mais rapidamente. Além disso, algumas complicações próprias dessa doença alteram os vasos sanguíneos e a capacidade de transpirar.

Fonte

Tudo o que sejam temperaturas acima dos 36/37°c, que é a média do corpo humano, já são difíceis de suportar.
Para mim 32/33°C é o limite do suportável, com 34°C ou mais todos os meus pensamentos e acções giram em volta de me queixar do calor que está, tentar evitar sair de casa ou procurar sombra a todo o custo!

Última edição:
Para mim 32/33°C é o limite do suportável, com 34°C ou mais todos os meus pensamentos e acções giram em volta de me queixar do calor que está, tetar evitar sair de casa ou procurar sombra a todo o custo!
Em termos de gostos pessoais, para mim acima dos 25°c, já não gosto, mas pronto, entre os 25°c e os 30°c ainda se tolera razoavelmente, acima dos 30°c difícil, então acima dos 35°c nem se fala...

Para mim 32/33°C é o limite do suportável, com 34°C ou mais todos os meus pensamentos e acções giram em volta de me queixar do calor que está, tentar evitar sair de casa ou procurar sombra a todo o custo!
Em termos de gostos pessoais, para mim acima dos 25°c, já não gosto, mas pronto, entre os 25°c e os 30°c ainda se tolera razoavelmente, acima dos 30°c difícil, então acima dos 35°c nem se fala...
Seja qual for a temperatura máxima que suportamos, as actuais condições não são agradáveis para ninguém, principalmente para quem tem trabalho no exterior e não têm possibilidades de contar com um local fresco para baixar a temperatura do corpo. É por esta razão que a larga maioria dos trabalhos agrícolas, sempre que possível, são realizados no início e no final do dia, de forma a evitar as horas de maior calor.
A título de brincadeira, os nossos amigos do Fórum do Centro e do Norte, hoje irão perceber o porquê dos Alentejanos procurarem sempre a sombra ;) :D

Temperaturas perto dos 40°C, com elevada humidade relativa do ar
E então com baixa humidade relativa do ar como os nossos <20% habituais... Sei que temperaturas altas com humidade dão uma sensação demasiado desagradáveis, mas com baixa humidade têm tendência de retirar hidratação do corpo com maior velocidade e sem que a pessoa tenha perceção de tal.
Há mais de 30 anos ocorreu no concelho de Arronches, uma morte de um senhor que vivia em Lisboa, o qual foi passear num dia de muito calor e dados os problemas de saúde que tinha, teve um golpe de calor, desmaiou sem conseguir pedir ajuda e faleceu após quase um dia ao sol tórrido. Só foi encontrado no dia seguinte...
Quanto à questão da humidade na nossa região e dos nossos extremos de temperatura, sempre me irei recordar de uma senhora finlandesa que afirmava ter sempre mais frio neste cantinho de Portugal do que tinha quando vivia na Finlândia. Lá, no Inverno, tinha o hábito de mergulhar no lago perto da casa onde vivia e depois ir para a sauna; cá, dizia que só estava bem na sauna. :lmao:

Não sei quem foi o trabalhador de manutenção que foi lá com este calor, but he deserves a raise!
Foi o meteorologista Jorge Neto que lá foi.
Ver o artigo: "estacao-meteorologica-de-alvega-ja-esta-operacional-e-a-registar-valores-acima-dos-40ºC"

Litoral norte - sigo com 35,6ºC, Hr de 39%. A temperatura sentida é de 37,8ºC. Heat Index nos 37,9ºC.
Está um calor bem marcado para os padrões cá do burgo pacense.

Nota: pelo que vejo no mapa de estações do IPMA, há uma tendência de aquecimento maior nas estações a maior altitude hoje. Às 10h UTC, Lamas de Mouro era a 2ª estação mais quente do Litoral Norte com 31,8ºC, a seguir a Cabril com 32,8ºC.

Última edição:
Estranho contraste entre Lisboa e Almada para 4ªfeira (23): enquanto Ajuda, Botânico, Aeroporto (supostamente) e Oriente têm 40/41ºC de máxima, Almada a poucos quilómetros do outro lado do rio só tem 32ºC (o mesmo que a Caparica) e logo ali ao lado Seixal e Barreiro têm 38ºC e logo abaixo Moita e Palmela nos quarentas, bem como Montijo e Alcochete?

Gostava de saber onde vai ser esse oásis de frescura exactamente entre os infernos de Lisboa e da margem sul. Será que esta referência de Almada é a "Almada, Praia da Rainha", como é identificada a conhecida estação?:D

Penso que faz falta a localização aproximada dos locais da previsão automática. Aliás, a designação "Lisboa" refere-se a que local específico da capital (presumo que seja o aeroporto ou a estação Gago Coutinho como é conhecida)?
Mesmo reparo para o local "Porto" da previsão automática, uma vez que até Faro tem direito a "Faro" e "Faro-aeroporto". :)
A localização deve ser na cidade. :D
Por exemplo, Olhão penso que seja no centro da cidade. :D

Na msrgem sul aquilo aquece bem, tens a Moita, a Baixa da Banheira e quando chegas à Coina ela explode.:lol:

Estado
Fechado para novas mensagens.