Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Esta filmagem no interior do Franklin, quando ainda era tempestade tropical, é espetacular para os amantes de trovoadas.

O IPMA não tem, aparentemente, o radar de Coruche a funcionar, pelo menos não mostra imagens na página.
Com o mapa a mostrar essa área alargada faz efectivamente suspeitar que podiam ser de um radar nessa zona, mas é estranho que o IPMA disponibilize imagens de Corcuhe, caso estivesse em testes, para outrém, sem as apresentar na sua própria página.

Não sei até que ponto o IPMA faria isso, se o radar não funciona, ou está indisponível, é para todos os sites e APPS que o utilizem, a começar, naturalmente, pelo próprio site do IPMA.

Por exemplo, o Rain Viewer usa os radares do IPMA ( naturalmente pagando o uso e acesso aos mesmos) no site e na APP, e aparece isto, onde se nota perfeitamente que Arouca é o único radar activo:

r2Jy1eZ.jpg

Data Source Attribution

Última edição:
Não sei até que ponto o IPMA faria isso, se o radar não funciona, ou está indisponível, é para todos os sites e APPS que o utilizem, a começar, naturalmente, pelo próprio site do IPMA.

Por exemplo, o Rain Viewer usa os radares do IPMA no site e na APP, e aparece isto, onde se nota perfeitamente que Arouca é o único radar activo:

O Weather Channel cria um radar virtual a partir das imagens de satélite, é a única explicação que resta.

Uma vez que por agora o sistema de avisos ainda tem a divisão distrital, há sempre este tipo de "nuances" e de "chatices" de ter de emitir avisos num distrito grande quando o risco se refere a apenas uma pequena porção do mesmo. Há que trabalhar com as limitações que há.
Acho que é um problema que se resolvia de forma relativamente fácil perdendo 5 minutos num editor de imagens e substituindo o mapa de avisos por (ou acrescentando) um pdf com as zonas realmente alvo de aviso.

Situação inédita nos Avisos? Todos os distritos do continente por igual até à mesma hora, precipitação e trovoada, inclusive aqueles que tiveram os Avisos anteriores terminados, agora na actualização a correr atrás do nowcasting, já depois dos dilúvios a caírem em parte da AML, às 5h13. :shocking:

Será que alguém perdeu a paciência para a falta de meios e pensou em cima da hora: "não me interessa, vai tudo por igual, trovoada para todos, depois logo se vê".

Última edição:
Situação inédita nos Avisos? Todos os distritos do continente por igual até à mesma hora, precipitação e trovoada, inclusive aqueles que tiveram os Avisos anteriores terminados, agora na actualização a correr atrás do nowcasting, já depois dos dilúvios a caírem em parte da AML, às 5h13. :shocking:

Será que alguém perdeu a paciência para a falta de meios e pensou em cima da hora: "não me interessa, vai tudo por igual, trovoada para todos, depois logo se vê".

A propósito, nenhuma trovoada, nem uma DEA, acompanhou estes aguaceiros na AML. :intrigante:

É impressão minha ou a instabilidade começa a enfraquecer?
Nunca esteve muito forte, mas foi realmente um início época bastante interessante - tendo em conta que em muitos anos Setembro é extremamente seco.
Por Alenquer ficamos à volta de 19mm desde início da instabilidade de setembro. Resta saber se vem mais qq coisa, ou quando vem...ou se vem. Que isto agora nunca se sabe. Tudo é possível nos últimos anos.

Estado
Fechado para novas mensagens.