Boa noite. Por aqui estão agora 2,4ºC e 96% de humidade, com nevoeiro quase cerrado lá fora. Pronto, contava com uma boa geada como aconteceu a noite passada, em que o nevoeiro não veio tanto cá para cima, mas pelos vistos já não vai acontecer. A temperatura estava a descer bem, mas bastou aparecer o nevoeiro que deixou logo de descer, o que também aconteceu na noite de 3 para 4, ficando a temperatura mais ou menos estável ou a descer muuuuito lentamente. Alguém sabe porquê?
O quê que dita exatamente a formação de nevoeiro de radiação também é um pouco misterioso para mim. Aqui, por exemplo, nos últimos 3-4 meses houve uns 5-6 dias onde pouco depois do sol se pôr já estava 100% de humidade relativa que depois se manteve durante a noite toda (ao ponto de se ter de conduzir com o limpa-vidros ligado devido à constante formação de orvalho nos vidros) e com vento muito fraco/nulo, no entanto, não se formou nevoeiro de radiação em nenhuma das ocasiões (que eu saiba). Há algo que diferencia 100% de HR com nevoeiro e 100% de HR sem nevoeiro, só não sei o que é...
Eu também já não tenho esperança que neve no Montijo, é pena, tinha ali uma rampa mesmo brutal para descer de ski e 2 shiba-inus preparados para puxar um trenó.
Surfista brasileiro Márcio Freire era “pioneiro” no surf de ondas gigantes. Capitania da Nazaré regista primeira morte ligada ao surf das ondas grandes na Praia do Norte.
Nem sabia que era possível nevoeiro aparecer no resumo do dia, imagino que a maioria das horas do dia tenham de ter nevoeiro previsto para que tal aconteça...
Ministro da Administração Interna chamou a atenção para o problema da impermeabilização dos solos e para as consequências que têm no normal ciclo da água.
www.cmjornal.pt
São as alterações climáticas, ontem no Porto o São Pedro mandou lá de cima uma chuva de lama e de pedras da calçada épicas.
O ser humano semeia e depois colhe os frutos, a natureza vai sempre buscar o que é dela.
Vão avaliar e gastarem mais uns milhões em estudos para no fim, o estudo não dizer nada mas todos sabemos quais as razões.
Cá estaremos para confirmar.
Mas recordo-me que no inicio do seculo houve um período de nevoeiros densos e persistentes durante vários dias na margem sul (2004....2005, não sei precisar).
Depois do dia 11 está tudo muito incerto. A posição do anticiclone determinará se temos frentes de Oeste, de Noroeste ou até cut-off. O ideal agora seriam de Noroeste! Sempre chove, mesmo que pouco, e vem frio! Mas o mês que há uns dias parecia vir a ser seco já não o será… pelo menos no Norte e Centro.