Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
É incrível desde há uns anos pra cá tudo se precipitou para um clima francamente mais seco em Portugal no centro e sul, com situações mais pontuais de chuva e apenas regimes torrenciais. Eu sei que não se pode generalizar, mas parece ser uma tendência.
Algo me diz que este Abril não será de todo de águas mil.

Agir é preciso, poupar água, acabar com cultura de desperdício e aquilo muito português do achar que vai acabar sempre por chover bem...pois realmente pode não chover.

É incrível desde há uns anos pra cá tudo se precipitou para um clima francamente mais seco em Portugal no centro e sul, com situações mais pontuais de chuva e apenas regimes torrenciais. Eu sei que não se pode generalizar, mas parece ser uma tendência.
Algo me diz que este Abril não será de todo de águas mil.

Agir é preciso, poupar água, acabar com cultura de desperdício e aquilo muito português do achar que vai acabar sempre por chover bem...pois realmente pode não chover.
E a tendência é mesmo essa! Aqui no Baixo Alentejo vamos com 300 mm, os solos estão ressequidos e agora é de dia pra dia ver tudo a secar. De há uns anos para cá as culturas de sequeiro são sempre comprometidas com a sequidão do clima, estamos com as produções em menos de metade do que era há décadas atrás.

A sorte são algumas zonas com água do Alqueva para Olivais e Amendoais, mas tudo investimento estrangeiro. As tendências mostram cada vez mais para um deserto. E atenção que caminha para o Norte ao longo dos próximos
anos.

Incrível e assustador:

GFS 06z, até dia 20 de Abril
Z0wI8BC.png

ECMWF 00z, até dia 14
w5sNSlh.png

Claro que tudo pode virar de repente, para lá das 120 horas, mas o sinal predominante é aquele.

Todos os meteogramas das capitais a zero nesta altura (saída 06z), excepto algumas décimas no de Bragança. "Abril, águas mil":rain::dry:

Última edição:
Onde andará a chuva nos próximos 10 dias?

Segundo o ECMWF, lá longe a noroeste, no Atlântico, e bem longe a Leste.

Sv4eLMn.png
A Irlanda é que tem uma posição geográfica favorável nesse aspeto; estando ao pé do percurso habitual das depressões do norte do Atlântico torna muito pouco provável que haja um período extenso sem vir alguma chuva proveniente duma frente, pelo que entrarem em seca deve ser um evento raro...

Estado
Fechado para novas mensagens.