Seguimento Meteorológico Livre - 2023

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Era o que eu achava, mas ainda assim para mim continua a ser tudo a mesma coisa porque sou amador meteoloucos e geralmente não ando com fita métrica no meu bolso, logo não consigo saber o tamanho... :rolleyes:
Eu cá ando sempre com uma fita métrica, para tirar bem as medidas. :D

Há um ano, começava o inferno durante 1 mês com temperaturas altas e noites tropicais em 31 noites, 30 foram tropicais. Amanhã, parece que vem aí outra vez o inferno, com mínimas altas e temperaturas nos 39°C, com tanta loucura algum dia cairá o recorde de 2004, não tenho qualquer dúvida. Bem-vindos ao inferno caros algarvios.

Última edição:
Previsão para a próxima semana no Algarve: :D

Previsão para a próxima semana no Algarve: :D

Que mínimas jeitosas para Olhão, segunda e terça +25ºC! :calor:
E as máximas também terça e quarta com +39ºC!!! :calor:

Diqg5Ob.png

Para mim a surpresa é não estar previsto temperaturas de 40c ou mais até ao momento.
Algo de que não me recordo.
E isto deve se a um AA mais dinâmico do que seria suposto nesta altura do ano.

A dorsal está bastante descaída, embora consiga passar pelo norte ou ligeiramente a norte da península, à nossa longitude, está mesmo no limite, de tal modo que há frentes atlânticas que ainda tentam passá-la. Para se ter uma situação de quarentas generalizados (que ainda não houve este ano) a dorsal precisa de dar mais espaço a sul movendo-se umas poucas centenas de quilómetros para norte.

Exemplo para a próxima terça à noite:

7tpMmMa.gif

Para mim a surpresa é não estar previsto temperaturas de 40c ou mais até ao momento.
Basta recuar a Julho de 2018 para verificar uma situação idêntica. Em caso de dúvida, é questão de se consultar o seguimento desse mês. No entanto, apesar de julho ter sido suave, agosto deixou poucas saudades.

A subida da dorsal vai fazer as temperaturas disparar amanhã para valores a rondar os 40ºC no Sul, mas a nossa sorte é o facto de ser imediatamente empurrada para Leste. Já Espanha não pode dizer o mesmo.

A NAO tem estado negativa desde o final de junho, o que permite a descida de depressões para latitudes mais baixas, bem como um anticiclone menos fortalecido.
WjD3g3l.png

Última edição:
Basta recuar a Julho de 2018 para verificar uma situação idêntica. Em caso de dúvida, é questão de se consultar o seguimento desse mês. No entanto, apesar de julho ter sido suave, agosto deixou poucas saudades.

A subida da dorsal vai fazer as temperaturas disparar amanhã para valores a rondar os 40ºC no Sul, mas a nossa sorte é o facto de ser imediatamente empurrada para Leste. Já Espanha não pode dizer o mesmo.

A NAO tem estado negativa desde o final de junho, o que permite a descida de depressões para latitudes mais baixas, bem como um anticiclone menos fortalecido.
WjD3g3l.png
Mas, a dorsal não anda muito longe de Portugal e duvido que a mesma não atinja Portugal nas próximas semanas com bastante potencial, basta ver que as temperaturas altas e noites tropicais sem fim à vista no sotavento algarvio. Aliás, a dorsal é tão poderosa que vai atingir desde Espanha à Grécia. Enquanto, o Norte de África tiver iso's superiores a 28°C, não devemos escapar seja este mês ou Agosto.

Como assim? 40 graus em Portugal acontece todos (ou em todos os últimos) os verões, mas é banal ter 15 dias sem temperaturas de 40 graus ou mais. 41 graus são 8 graus acima da média de julho para Beja.

Não será muito expectável ter todas as semanas pelo menos 1 dia com 8 ou mais graus acima da média.

No verão passado (Junho, Julho e Agosto) houve 38 dias em que pelo menos uma EMA registou temperaturas >= 40,0ºC.

Este ano, se não estou em erro, vamos com 8 dias. Hoje deverá ser o 9º dia.
Somos um país pequeno, mas temos várias regiões propícias a atingir temperaturas dessa ordem. (Cada vez mais)
Acredito que de 2000 para cá, já tenhamos meia dúzia de EMAs com Tmáx média de Julho/Agosto a rondar os 35-36ºC.

De qualquer forma, ainda conseguimos encontrar várias semanas em que as temperaturas não atingem essa ordem de grandeza. E ainda bem.

No verão passado (Junho, Julho e Agosto) houve 38 dias em que pelo menos uma EMA registou temperaturas >= 40,0ºC.

Este ano, se não estou em erro, vamos com 8 dias. Hoje deverá ser o 9º dia.
Somos um país pequeno, mas temos várias regiões propícias a atingir temperaturas dessa ordem. (Cada vez mais)
Acredito que de 2000 para cá, já tenhamos meia dúzia de EMAs com Tmáx média de Julho/Agosto a rondar os 35-36ºC.

De qualquer forma, ainda conseguimos encontrar várias semanas em que as temperaturas não atingem essa ordem de grandeza. E ainda bem.
Nas normais 1981/2010, a estação de Badajoz (Aeroporto) já tem média da Tmáx de 34,8ºC e 34,5ºC em julho e agosto, respetivamente.
Certamente que a média da temperatura máxima em Elvas já ronda também esses valores, bem como noutras localidades do Interior Alentejano.

Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.