Davidmpb
Super Célula
Para os autarcas, a culpa é sempre das alterações climáticas ou do IPMA.aí sim acredito que são as alterações climáticas.
Para os autarcas, a culpa é sempre das alterações climáticas ou do IPMA.aí sim acredito que são as alterações climáticas.
Aqui em Albufeira na costa sul do Algarve parece-me ser mais frequente em novembro e dezembro mas muito menos que no resto do país. Julho e agosto têm muito pouca trovoada, até acho que têm menos que janeiro e fevereiro...No Litoral diria que a trovoada é mais comum nos meses de transição de Primavera e de Outono (Abril, Maio e Setembro, Outubro).
50mm só de cerveja e é no festival do Marisco um pouco mais tarde, em Agosto. Os Farenses é que se atencipam mas são mais fraquinhos só conseguem praí uns 30mm... Bom mas isso é o normal, agora se chegarem aos 60/70mm é que já acredito que sejam as alterações climáticasSe cair 50 mm e encher o túnel em Julho, aí sim acredito que são as alterações climáticas.
Mas existem os outros modelos com ideias completamente diferentes, bastante notáveis mesmo como por exemplo o UKMO e o GFS.
Comparação com o ECMWF (que acaba por ser o modelo com previsão menos interessante para este evento):
Ver anexo 13316
Não é melhor, o sistema da pedra pendurada.A minha opinião, apenas, leva a esta sugestão: esqueçam os modelos e olhem para o céu ou para o radar, previsão now-casting.
Para quem gosta de filmes meteoloucos estreia dia 18 nos cinemas, o filme Tornados
Experimentaram disparar umas metralhadoras estampadas com a bandeira dos EUA aos tornados? Quem sabe? Podia ter sido 'destruído' ao estilo trumpiano e é mais condizente com a cultura que fogo de artifício.
Sacrilégio!!! :P O velhinho "Twister" é um clássico e nenhum outro lhe chegou ainda aos calcanhares! É o filme que "iniciou" muitos caçadores de tempestades.
O Original é um filme que nunca tentou ser "hiper-realista", antes foi um filme humilde nos efeitos especiais e dentro do tema "suspense". À luz da época, com a experiência e conhecimento que tinham, até se comportou bem, adicionando "aquele" lado melodramático para preencher o argumento...
Hoje em dia a norma é "quantos mais efeitos especiais, melhor!"...Tornam os filmes completamente irrealistas, sem o lado dramático que era habitual (haverá sempre alguém, uma família, etc., a sofrer profundamente), que agarrava de alguma forma o espectador "à cadeira".
Os filmes-catástrofe são isso mesmo: uma catástrofe.
Sem dúvida, daí a imprevisibilidade destas situações... Se calhar houve distritos, que justificam outro aviso, e outros nem se justificava, entretanto, o IPMA já retirou o aviso de instabilidade para o distrito de Portalegre .Devo dizer que não era bem isto que estava à espera, olhando para as previsões do UKMO, pensei que o Litoral Centro não seria o pólo da instabilidade.