Seguimento Meteorológico Livre - 2024

No Litoral diria que a trovoada é mais comum nos meses de transição de Primavera e de Outono (Abril, Maio e Setembro, Outubro).
Aqui em Albufeira na costa sul do Algarve parece-me ser mais frequente em novembro e dezembro mas muito menos que no resto do país. Julho e agosto têm muito pouca trovoada, até acho que têm menos que janeiro e fevereiro...
 
Se cair 50 mm e encher o túnel em Julho, aí sim acredito que são as alterações climáticas. :D
50mm só de cerveja e é no festival do Marisco um pouco mais tarde, em Agosto. Os Farenses é que se atencipam mas são mais fraquinhos só conseguem praí uns 30mm... Bom mas isso é o normal, agora se chegarem aos 60/70mm é que já acredito que sejam as alterações climáticas :D

P.S: Ai o túnel, o túnel, ... fora de brincadeiras se ele não enche até Dezembro é muito mau sinal...:rolleyes:
 
21 de Julho de 2020

Um dos grandes eventos de trovoada aqui na Grande Lisboa. Que noite! Parecia aquelas trovoadas nos EUA, em que existe um ininterrupto ruído de fundo dos trovões. Impressionante!

Volta e meia acontece no pico do Verão esta instabilidade.

Voltando a 2024, esperar para ver o que acontece, não criem expectativas desmesuradas, nem deitem tudo por terra. Veremos o desenrolar dos acontecimentos e como os modelos irão analisar a situação, cut-offs já sabemos o que a casa gasta em termos de imprevisibilidade.
 
Mas existem os outros modelos com ideias completamente diferentes, bastante notáveis mesmo como por exemplo o UKMO e o GFS.
Comparação com o ECMWF (que acaba por ser o modelo com previsão menos interessante para este evento):

Ver anexo 13316

A minha opinião, apenas, leva a esta sugestão: esqueçam os modelos e olhem para o céu ou para o radar, previsão now-casting. ;)
 
A minha opinião, apenas, leva a esta sugestão: esqueçam os modelos e olhem para o céu ou para o radar, previsão now-casting. ;)
Não é melhor, o sistema da pedra pendurada. :D
 
"How many times you woken up and prayed for the rain?"
[...]
"How many times have you been told
If you don't ask, you don't get?"
[...]
"How many times have the weathermen told you stories
That made you laugh?"
[...]
"There's always the sun (always the sun)
There's always the sun
Always, always (always the sun)"

Link externo para uma música inesquecível :uau:
The Stranglers

Isto aqui foi hoje :p
 
Última edição:
Para quem gosta de filmes meteoloucos estreia dia 18 nos cinemas, o filme Tornados :D



Experimentaram disparar umas metralhadoras estampadas com a bandeira dos EUA aos tornados? Quem sabe? Podia ter sido 'destruído' ao estilo trumpiano e é mais condizente com a cultura que fogo de artifício.



Sacrilégio!!! :P O velhinho "Twister" é um clássico e nenhum outro lhe chegou ainda aos calcanhares! É o filme que "iniciou" muitos caçadores de tempestades. :)

O Original é um filme que nunca tentou ser "hiper-realista", antes foi um filme humilde nos efeitos especiais e dentro do tema "suspense". À luz da época, com a experiência e conhecimento que tinham, até se comportou bem, adicionando "aquele" lado melodramático para preencher o argumento...

Hoje em dia a norma é "quantos mais efeitos especiais, melhor!"...Tornam os filmes completamente irrealistas, sem o lado dramático que era habitual (haverá sempre alguém, uma família, etc., a sofrer profundamente), que agarrava de alguma forma o espectador "à cadeira".

Os filmes-catástrofe são isso mesmo: uma catástrofe. :dry:

Interessante entrevista.
 
animypm7.gif
 
Devo dizer que não era bem isto que estava à espera, olhando para as previsões do UKMO, pensei que o Litoral Centro não seria o pólo da instabilidade. No entanto O ECMWF tinha insistido nisso e também o GFS.

Rad_20240729-1700.png
DEA_20240729-171911.png


Surpreendente o esvaziamento do interior ibérico e a concentração só no Litoral Centro.
 
Última edição:
Devo dizer que não era bem isto que estava à espera, olhando para as previsões do UKMO, pensei que o Litoral Centro não seria o pólo da instabilidade.
Sem dúvida, daí a imprevisibilidade destas situações... Se calhar houve distritos, que justificam outro aviso, e outros nem se justificava, entretanto, o IPMA já retirou o aviso de instabilidade para o distrito de Portalegre .