Seguimento Meteorológico Livre - 2024

CANBERRA, Sept 18 (Reuters) - Conditions in the Pacific Ocean have become more La Nina-like in recent weeks, but if the weather pattern does form, it is likely to be weak and short-lived, Australia's weather bureau said.
"While some atmospheric indicators such as pressure, cloud and trade wind patterns over the Pacific have been more La Nina-like over the past few weeks, it remains to be seen whether these conditions will be sustained," the bureau said in a report circulated on Wednesday.

-> http://www.bom.gov.au/climate/enso/#tabs=Pacific-Ocean&pacific=Forecast

---

-> https://ds.data.jma.go.jp/tcc/tcc/products/elnino/outlook.html & https://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/enso_advisory/ensodisc.shtml

Última edição:
Será que à semelhança das poeiras, o fumo dos incêndios irá inibir a formação de cumulonimbus esperados para esta tarde?

"“Fire-emitted particles crippled the atmosphere’s ability to build clouds and thunderstorms, and that ultimately caused a decrease in rainfall during what's already a seasonal drought,” Tosca said. “While this ‘smoky’ image just shows one day, remember that these conditions persist essentially unabated from December through February. Taken together, it represents a huge climate perturbation.”

Tosca attributes the reduction in cloud cover and rainfall to a phenomenon known as the semi-direct aerosol effect. The dark soot particles in smoke absorb incoming sunlight and warm the atmosphere. This warming reduces the upward movement of moisture, which is crucial to the development of cumulus clouds."

https://earthobservatory.nasa.gov/images/86672/more-smoke-can-mean-less-rain

nos instagrams desta vida já circulam vídeos de chuva no norte. não consegui perceber foi onde...

Zona de Mirandela/Macedo de Cavaleiros.

r3uXGKu.jpeg

Vila Flor também:

Eh5a2Iw.jpeg

Última edição:
ninguém tenha de alterar comportamentos e reflectir sobre as suas ações.
Mas isso do civismo, é algo que é individual, ou se tem ou não tem! Os fumadores, também sabem dos malefícios do tabaco e há quem lhes alerte e mesmo assim muitos não ligam e continuam a fumar... A pessoa só muda se ela quiser.

Mas isso do civismo, é algo que é individual, ou se tem ou não tem! Os fumadores, também sabem dos malefícios do tabaco e há quem lhes alerte e mesmo assim muitos não ligam e continuam a fumar... A pessoa só muda se ela quiser.

Os fumadores põem-se em perigo a si próprios, como as pessoas que comem doces em excesso e se tornam diabéticas, os que abusam do sal e dos enchidos e se tornam hipertensos e têm colesterol elevado o que pode levar a enfartes e AVCs. O civismo (ou a falta dele) que aqui se discute é o que afecta os outros, o seu património e as suas vidas. São as ações que afectam o bem comum e não exclusivamente o nosso.

Os fumadores põem-se em perigo a si próprios, como as pessoas que comem doces em excesso e se tornam diabéticas, os que abusam do sal e dos enchidos e se tornam hipertensos e têm colesterol elevado o que pode levar a enfartes e AVCs. O civismo (ou a falta dele) que aqui se discute é o que afecta os outros, o seu património e as suas vidas. São as ações que afectam o bem comum e não exclusivamente o nosso.
Não discordando da tua conclusão, práticas menos saudáveis, de forma indireta, afetam o SNS (financiado por todos) de forma evitável. Não conhecendo números, suponho que uma boa fatia do que é gasto no SNS podia ser evitado se as pessoas adotassem estilos de vida mais saudável. Principalmente fumar (já para não falar de fumar passivamente e poluição das beatas etc). para mim mete-me confusão, não serve para te alimentar, não serve para nada, devia ser ilegalizado progressivamente. Mas isto são assuntos para outros tópicos.

Última edição:
Não discordando da tua conclusão, práticas menos saudáveis, de forma indireta, afetam o SNS (financiado por todos) de forma evitável. Não conhecendo números, suponho que uma boa fatia do que é gasto no SNS podia ser evitado se as pessoas adotassem estilos de vida mais saudável. Principalmente fumar (já para não falar de fumar passivamente e poluição das beatas etc). para mim mete-me confusão, não serve para te alimentar, não serve para nada, devia ser ilegalizado progressivamente. Mas isto são assuntos para outros tópicos.

Isso é tudo verdade mas se formos por aí, poucos escapamos. Também não tenho nada de pagar (claro que tenho!) resgates a burros que vão para as serras com 'mau' tempo ou calhaus que se metem no mar com bandeira vermelha ou se põem com a família inteira debaixo de arribas juntinho a placas a avisar para o perigo ou bêbados que caíram e racharam a cabeça entre centenas de outros exemplos. Se levarmos isto ao extremo, nem o Papa Chico escapa (que está bem gordinho, já agora!). No entanto, não era isso que estava em questão. O civismo a que me referia, como é óbvio dadas as circunstância, é aquele que protege vidas e património alheios. Não atirar uma beata pela janela fora ou não fazer uma queimada quando não se deve é um pouco mais fácil do que viver 80 anos sem beber, fumar e sem abusar de doces e gorduras.

Isso é tudo verdade mas se formos por aí, poucos escapamos. Também não tenho nada de pagar (claro que tenho!) resgates a burros que vão para as serras com 'mau' tempo ou calhaus que se metem no mar com bandeira vermelha ou se põem com a família inteira debaixo de arribas juntinho a placas a avisar para o perigo ou bêbados que caíram e racharam a cabeça entre centenas de outros exemplos. Se levarmos isto ao extremo, nem o Papa Chico escapa (que está bem gordinho, já agora!). No entanto, não era isso que estava em questão. O civismo a que me referia, como é óbvio dadas as circunstância, é aquele que protege vidas e património alheios. Não atirar uma beata pela janela fora ou não fazer uma queimada quando não se deve é um pouco mais fácil do que viver 80 anos sem beber, fumar e sem abusar de doces e gorduras.

É complicado melhorar todos os aspetos da vida, mas há alguns mais fáceis de alterar e com mais impacto na sociedade. Era só uma questão de alterar políticas e a educação.

Atualização da Situação Meteorológica​

Cumulonimbus
2024-09-19 (IPMA)

O IPMA atualiza a situação meteorológica referente aos dias 19 e 20 de setembro de 2024.

Devido a uma depressão centrada a oeste do território do Continente e de um vale depressionário em altitude com deslocamento para sul/sudoeste, prevê-se para a tarde de hoje, dia 19 de setembro, a ocorrência de aguaceiros dispersos, por vezes acompanhadas de trovoada e rajadas convectivas, sendo mais prováveis no interior.

A instabilidade atmosférica prevista para esta tarde cria condições ao nível local para que os incêndios em curso possam originar nuvens do tipo pirocúmulo, que têm potencial para alterar o regime de ventos no local.

Esta sucessão de eventos, com a ocorrência de precipitação forte, nos próximos dias, em regiões que ficaram vulneráveis após os incêndios recentes, com a consequente perda de coberto vegetal, aumentam o risco associado a potenciais escorrências.

No dia de amanhã, 20 de setembro, prevê-se a ocorrência de aguaceiros que poderão ser fortes nas regiões do Norte e Centro, em especial no Minho e Douro Litoral e nas zonas montanhosas, podendo ainda ocorrer trovoada, embora com baixa probabilidade.

Também na sequência dos violentos incêndios foi gerada uma pluma de cinzas de enormes dimensões que, para além da expansão sobre o Atântico, atingiu a zona norte da Península Ibérica, com impacto na qualidade do ar. Com a rotação prevista do vento para o quadrante oeste durante o fim de semana, uma parte desta pluma a oeste do território continental irá ser advectada novamente para as regiões Norte e Centro, podendo atingir o interior destas regiões e influenciar a qualidade do ar.