casr26
Cumulus
Bem..agora meio de surpresa verifiquei que recebi uma mensagem de chuva forte e persistente na minha região... desta vez localizaram-me...mas creio que na zona errada...
Olha a diferença da imagem de 2015:
![]()
Para a atual:
![]()
Eu costumo usar estas e também as do Sat24, que atualizam mais rápido, para ver os nevoeiros à noite, achas que vão adicionar com melhor resolução agora? Dava jeito para as saídas fotográficas.
![]()
![]()
O lançamento do irmão está previsto para o verão de 2026. Portanto, deverá haver imagens dos satélites velhotes até 2027 (pelo menos).
Outro satélite do programa será lançado antes disso.
---
É importante mencionar/relembrar que o satélite europeu está ligeiramente danificado (coisas que acontecem, os americanos têm um numa situação análoga) e é de relativamente baixo custo (continuam a haver bem piores).
Os 6 satélites europeus do programa MTG tinham um custo aproximado de 2.4 mil milhões em 2008.
Os 4 satélites meteorológicos dos EUA já em órbita, GOES-R, vão custar mais de 7 mil milhões. E os próximos já estão em desenvolvimento.
Os 2 satélites japoneses também são excelentes. Custo provável acima de mil milhões.
10 a 20%, NHC:
![]()
Há uma probabilidade não negligenciável para que ocorra o retorno de um clássico: "NHC, 'tás cego?!" (mais prevalente no Atl Nordeste).
Não está em questão o aparecimento de um TC de grande extensão com a circulação sugere, mas sim de um minorca de ameaça reduzida (mesmo no centro da circulação). Algo mais típico de fora de estação.
![]()
![]()
Cisalhamento agreste mas água agradável. Nada tropical previsto.
![]()
Intensidades antes de algo se formar não são muito credíveis.
![]()
Mas ainda assim, novamente, algo pequeno (e possivelmente muito cisalhado) pode surgir nos próximos dias.
![]()
![]()
O papá todos os anos, espera por ti, para acabares com a seca no Algarve.
O papá todos os anos, espera por ti, para acabares com a seca no Algarve.Anda cá ao papá coisa mais linda.
![]()
Atual AL98, ao largo de África.
![]()
O papá todos os anos, espera por ti, para acabares com a seca no Algarve.Anda cá ao papá coisa mais linda.
![]()
Já viste os acumulados?
Ri-te, quando veres ela a caminho do Algarve até choras e ainda vais chamar-me "Voodoo dos furacões" com o poder de atracção que exerço sobre esses fenómenos.