microcris
Cumulus
26°C para Aveiro! Tivemos dias de verão bastante mais frescos...
A Berenice foi uma falsa, o Estado gastou dinheiro dos contribuintes a mandar sms fraudulentos a dizer que vinha aí uma tempestade épica, mas de épico foram os valores registados, não passou duma chuva para baixar o pó.Andavam a dizer mal da Berenice... ela vingou-se em muitos sítios, mas não foi nos que estavam à espera (dupla vingança).
Veremos se irá ser uma fraude ou não...A Berenice foi uma falsa, o Estado gastou dinheiro dos contribuintes a mandar sms fraudulentos a dizer que vinha aí uma tempestade épica, mas de épico foram os valores registados, não passou duma chuva para baixar o pó.
Agora, vem a Leslie armada em ex de alguém, que vai ser mais uma fraude.
No Algarve, só vai ser lá para 5ª tentativa.
Aqui está um belo dia de sol! Já ontem esteve uma tarde excelente!No Algarve, só vai ser lá para 5ª tentativa.
Aliás, quando os eventos falham perde-se a oportunidade e o resultado final é a seca.
Hoje, já existem acumulados mais elevados na Andaluzia do que choveu no Algarve.
Esperemos é que chova para o aviso laranja no Algarve.Sim sr... bons avisos com alguma antecedência e um comunicado bem escrito pela parte do IPMA desta vez. Esperemos que seja para continuar.
É por isso que é útil apresentar o desvio padrão ou os percentis, mas infelizmente os dados climáticos nem sempre incluem esses parâmetros.Como habitualmente, períodos mais longos de seca podem ser disfarçados por mais curtos mas mais elevados eventos de precipitação. Olhando para as médias, a primeira reação pode ser: no pasa nada... quando a realidade é um bocado diferente.
No sumário dos ciclones ainda não há dia final do ex-Leslie. Sendo assim, parece haver boas perspetivas de que o NHC indicará a totalidade do percurso ciclone até à PI.
Entretanto, e para a malta nostálgica https://www.nhc.noaa.gov/archive/2018/LESLIE_graphics.php?product=5day_cone_with_line
Eu sei que isto para o pesoal do norte é normal, mas por aqui é raro.Eu tinha alguma expectativa de que hoje caísse hoje por aqui uns 20/25mm, tendo em conta que por aqui não chove muito, mas ter 46mm, é surreal, foi um dia maravilhoso.
Para fazer "inveja" ao pessoal do norte basta usar os dados de irradiação solar...Eu sei que isto para o pessoal do norte é normal, mas por aqui é raro.
As 10 estações com maior irradiação solar em 2023:
• 6961MJ/m² — Portimão (Aeródromo)
• 6685MJ/m² — Faro (Aeródromo)
• 6407MJ/m² — Sines
• 6372MJ/m² — Castro Marim (RN Sapal)
• 6305MJ/m² — Beja
• 6200MJ/m² — Estremoz
• 6192MJ/m² — Évora (C.Coordenação)
• 6191MJ/m² — Odemira, S.Teotónio
• 6186MJ/m² — Zebreira
• 6165MJ/m² — Amareleja