"Gota fria" vai atingir Espanha com chuvas torrenciais.
28 outubro, 2024 às 14:36.
Uma DANA, um fenómeno conhecido como "gota fria", e uma tempestade trarão chuvas para Espanha esta semana, que serão particularmente fortes no Mediterrâneo. Na terça-feira, poderá chover mais de sete vezes a média típica no mês de outubro. Situação pode prolongar-se até sábado.
Uma DANA (Depressão Isolada de Altos Níveis) e uma tempestade de vento vão provocar chuvas generalizadas na Península e nas Baleares durante esta semana, de acordo com o aviso especial emitido pelo porta-voz da Agência Estatal de Meteorologia (AEMET), Rubén del Campo. Estes aguaceiros serão especialmente fortes no Arco Mediterrânico. Em certas zonas da Comunidade Valenciana e da região de Múrcia, a precipitação poderá ultrapassar os 150 litros por metro quadrado (l/m2) em menos de 24 horas na terça-feira.
A DANA estará localizada a partir desta segunda-feira sobre o Golfo de Cádis, o que favorecerá a desestabilização da atmosfera sobre a Península e as Ilhas Baleares. Além disso, formar-se-á uma tempestade na zona do sul da Península, o que favorecerá a chegada de ventos de leste à costa mediterrânica. Estes ventos percorrerão longas distâncias sobre um Mediterrâneo mais quente do que o normal para esta época do ano, o que fará com que cheguem fortemente carregados de humidade à costa mediterrânica.
Desta forma, a interação da DANA com estes ventos muito húmidos levará à formação de
tempestades com aguaceiros muito fortes, persistentes e mesmo torrenciais na zona mediterrânica. Esta segunda-feira, é possível que as zonas com maior precipitação sejam a zona sul da Catalunha, o norte da Comunidade Valenciana e a zona em torno do Estreito de Gibraltar. Durante a tarde, a precipitação será igualmente forte no extremo leste da Andaluzia, na região de Múrcia e no sudeste de Castilla-La Mancha.
De acordo com o porta-voz da AEMET,
terça-feira poderá ser o dia mais adverso do episódio. Todo o arco mediterrânico receberá chuvas abundantes, que serão especialmente fortes na Comunidade Valenciana e na Região de Múrcia. De facto, nalgumas partes destas zonas poderão ser ultrapassados os 150 litros por metro quadrado (l/m2) em menos de 24 horas.
A este respeito, Del Campo apelou à prudência, uma vez que tais quantidades nesse período de tempo poderiam produzir inundações significativas em leitos secos do rio e ravinas que normalmente têm pouca água ou estão secas, bem como inundações em zonas baixas. Além disso, poderão ocorrer aguaceiros fortes no centro e no resto do sul da península, embora não sejam tão fortes como os esperados no Mediterrâneo.
Embora o porta-voz da AEMET tenha sublinhado que a incerteza aumenta consideravelmente a partir de quarta-feira, explicou que as zonas mais suscetíveis de registar precipitações muito fortes são o norte da Comunidade Valenciana e o sul da Catalunha, bem como o sul da Andaluzia. Del Campo salientou que as chuvas poderão deslocar-se para o sudoeste da península e para as Ilhas Baleares na quinta-feira.
Mesmo assim,
é possível que a situação se prolongue até sábado.
Para além das chuvas, a previsão inclui também ventos de leste que soprarão com intensidade na zona mediterrânica, onde provocarão más condições marítimas. Quanto à temperatura, as condições meteorológicas adversas manter-se-ão, em geral, em valores típicos desta época do ano, originalmente mais elevados. De igual modo, haverá neve a grandes altitudes, especialmente na Serra Nevada.
Uma DANA, um fenómeno conhecido como "gota fria", e uma tempestade trarão chuvas para Espanha esta semana, que serão particularmente fortes no Mediterrâneo. Na terça-feira, poderá chover mais de sete vezes a média típica no mês de outubro. Situação pode prolongar-se até sábado.
www.jn.pt