Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Em relação à Patty, nem para mim, nem para ti.
Por aqui, não me queixo, está tudo verdinho, o Outono tem sido normal quanto à precipitação e pela apresentação da Patty no satélite que só mostrava nuvens baixas nunca esperei mais do que os 4-5mm que caíram por cá.
O que não está normal, de facto, é o calor tropical e os mosquitos!! :brucelee:

Verdade.
Primeira metade do ano tive imensos surtos de doenças à base de fungos (mildio, oidio, etc, etc) pois foram muitos meses húmidos e até no inicio do Verão foi chovendo.

Mais recentemente são as pragas/insetos, há poucas semanas identifiquei pelo menos umas 3 nas minhas laranjeiras: larva mineira, cochonilha-virgula e mosca do mediterrâneo.

Em Julho tinha tido um surto valente de tuta-absoluta nos tomateiros. Primeira vez que comecei a usar bio armadilhas.

Acho que isto se deve à mistura do Outono/Inverno muito humido e do enorme crescimento que isso gerou na vegetação. Enquanto não vier pelo menos um friozito esse tipo de pragas não se vai.

Acho que isto se deve à mistura do Outono/Inverno muito humido e do enorme crescimento que isso gerou na vegetação. Enquanto não vier pelo menos um friozito esse tipo de pragas não se vai.
Não são alheias, a este fenómeno da proliferação de insectos/pragas aliada a massas de ar húmido e mais quente do que o normal, as temperaturas do oceano com grande e persistente anomalia positiva que já vem de há quase dois anos, no Atlântico Norte e Mediterrâneo.

1730910662604.webp

Vamos lá ver se não há novamente inundações

Nunca vi um mês de novembro com temperaturas tão elevadas e durante tanto tempo !
Novembro de 2015? Que eu me lembra novembro de 2015 também teve uns bons dias com temperaturas anormalmente elevadas, se não estou em erro até meados do mês. Depois veio uma frente fria e as temperaturas desceram abruptamente, para valores mais normais para a altura do ano. :calor: :cold:

@AJCS @"Charneca" Mundial e para todos os participantes do fórum com registos diários, proponho um pequeno exercício prático:

- Pessoalmente tenho reparado que, +/- na última década, temos uma fase de alteração do Verão cada vez mais tardia, normalmente coincidindo com meados de Outubro, com alguma chuva e temperaturas amenas (longe dos 30ºC/35ºC), mas elevadas para a época. Esta alteração ocorria normalmente, por volta de 20/25 de setembro e mantinha-se nas primeiras semanas de Outubro.
- Também nota-se que esta fase amena prolonga-se actualmente por mais tempo, sem geadas ou temperaturas baixas, as quais nesta região eram normais nos últimos dias de Outubro e principalmente após o 1 de Novembro. Hoje em dia, só após o S. Martinho, algum frio surge, porque temos anos que períodos frios são somente uma recordação de outros tempos.

Seria possível pedir para copilarem as informações que dispõem e testar esta "teoria" de forma prática??

@AJCS @"Charneca" Mundial e para todos os participantes do fórum com registos diários, proponho um pequeno exercício prático:

- Pessoalmente tenho reparado que, +/- na última década, temos uma fase de alteração do Verão cada vez mais tardia, normalmente coincidindo com meados de Outubro, com alguma chuva e temperaturas amenas (longe dos 30ºC/35ºC), mas elevadas para a época. Esta alteração ocorria normalmente, por volta de 20/25 de setembro e mantinha-se nas primeiras semanas de Outubro.
- Também nota-se que esta fase amena prolonga-se actualmente por mais tempo, sem geadas ou temperaturas baixas, as quais nesta região eram normais nos últimos dias de Outubro e principalmente após o 1 de Novembro. Hoje em dia, só após o S. Martinho, algum frio surge, porque temos anos que períodos frios são somente uma recordação de outros tempos.

Seria possível pedir para copilarem as informações que dispõem e testar esta "teoria" de forma prática??
Usando os dados das séries longas da estação de Faro, calculei a normal 1989–2018 (o período de 30 anos mais recente nos dados) e depois a diferença para a normal 1971–2000 relativamente à temperatura máxima e mínima, que estão disponibilizadas nos dados.
Este foi o resultado:
636429945.png
Para o caso de Faro parece haver um aumento significativo, especialmente da temperatura mínima, em outubro em comparação a novembro e dezembro, o que acho que se pode interpretar como um "adiar" da chegada das temperaturas mais frescas.
Mas parece-me que existe uma tendência mas acentuada no sentido oposto com o chegar do calor mais cedo, visto que abril, maio e junho são os 3 meses com maior subida nesse espaço de 18 anos.

normal 1989–2018 (o período de 30 anos mais recente nos dados) e depois a diferença para a normal 1971–2000
Interessante mesmo, e em linha com a evolução geral da temperatura no continente..
Estou curioso de ver a anomalia entre normais sem sobreposição, seria possível calculares só para os anos 2001-2018?
Pôe isto também no Seguimento Climatológico (Monitorização do Clima de Portugal).

Última edição:
Interessante mesmo, e em linha com a evolução geral da temperatura no continente..
Estou curioso de ver a anomalia entre normais sem sobreposição, seria possível calculares só para os anos 2001-2018?
Pôe isto também no Seguimento Climatológico (Monitorização do Clima de Portugal).
Claro, aqui está:
3654899537.webp
Usando a normal 2001–18 fica ainda mais acentuada essa subida em outubro comparativamente aos restantes meses, interessante...

Para testar essas teorias basta ir ao site do IPMA, consultar o relatório climatologico do mês de Outubro e
Terá sido uma decisão 'política'? :rolleyes:
Agora vai a comunicação social dizer que a culpa é do Trump!