Seguimento Meteorológico Livre - 2024

Para as más-línguas do antílope.

zVN0Tjk.gif


8bZ0CAq.gif


YL0sesu.png
 
Um cheirinho do futuro. Meados de Dezembro, os alertas de tempestade de Inverno são também potencialmente eventos de perigo extremo de incêndio florestal.

Nas Canárias, bem dentro do contente Africano...
 
-> https://www.cnnbrasil.com.br/nacion...isco-de-ciclone-subtropical-no-sul-do-brasil/ -> https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo -> https://www.cptec.inpe.br/dsat/

TEMPESTADE SUBTROPICAL “BIGUÁ” COM PRESSÃO CENTRAL DE 1000 HPA EM 33.5S052.2W, MOVENDO–SE LENTAMENTE PARA SUL COM VENTOS MÁXIMOS ESTIMADOS FORÇA 7/8 COM RAJADAS FORÇA 9 (46 NÓS) NO SETOR SUDOESTE/SUDESTE DO CICLONE E MAR GROSSO/MUITO GROSSO ASSOCIADO, COM ONDAS DE 3.0/5.0 METROS, EM ALTO-MAR, AFETANDO AS ÁREAS ALFA, BRAVO E SUL OCEÂNICA.

89jHkkI.png
 
Bom olhando ao Meteograma dos modelos parece vir por aí uma situação atmosférica muito estável e prolongada em linha com aquilo que as previsões sazonais indicavam...
Não me admirava nada que está situação e em particular no sul se prolongasse até meados de Fevereiro...
E depois ao contrário das previsões actuais se tivesse uma Primavera chuvosa!
 
A meteorologia pode sempre surpreender, mas tratando-se de uma estação que não é de transição, há a tendencia de marasmo nas próximas semanas.
Já fico satisfeito se a média de precipitação de Dez-Jan-fev ficar-se pelos 80% a norte, 60% no centro e sul e 50% do Algarve.
Espero que não tenhamos dias intermináveis com temperaturas de 20 ºC ou mais durante o dia e 10ºC à noite besta zona.
Que venha frio pelo menos!
 
Não me admirava nada que está situação e em particular no sul se prolongasse até meados de Fevereiro...
E depois ao contrário das previsões actuais se tivesse uma Primavera chuvosa!
Antigos padrões que nos permitiam fazer previsões, com certa base estatística ou de observação pessoal, quase instintivas por vezes, estão a dar resultados cada vez mais incertos.
Já me habituei a não ser tão divulgador de previsões pessoais, mesmo a curto prazo, quanto mais a médio e longo prazo. Sinto que os dados estão baralhados e o conhecimento antigo ou tradicional se pode aplicar cada vez menos.