https://www.publico.pt/2024/02/03/f...da-branco-memoria-jeito-ja-nao-existe-2078618
Para quem não se apercebeu este ano tem sido catastrófico para estância de ski da Serra da Estrela, a pesar da muita chuva, o frio falta e foram muito poucos os dias em foi possível recorrer à produção de neve artificial. Os grandes nevões parecem coisas do passado....falta a esperança, pois no futuro parece vir a ser cada vez mais difícil nevar na Serra. As alterações estão a ser muito rápidas e consistentes.
Muito preocupante a falta de frio... sobretudo para quem produz fruta como aqui no Oeste( pêra e maçã). Todos já sabemos, ano sem dias de frio suficiente....mais pragas, fruta com tamanhos disrruptivo, pior produção. Enfim, mais gastos e pouco ganho...é o que temos.
Uma das maiores ondas de calor de sempre em janeiro. Poucas pessoas acreditaram quando lhes disse que as temperaturas deste janeiro era o equivalente a uma onda de calor.
Após a análise da situção climatológica em janeiro de 2024, destaca-se que a partir do dia 22 e até ao fim do mês, foram registados valores de temperatura do ar muito superiores ao valor médio mensal.
Neste período registou-se uma onda de calor em cerca de 30 % das estações meteorológicas de Portugal Continental, a qual abrangeu alguns locais da região Norte e Centro. Esta onda de calor iniciada em janeiro prolongou-se para o mês de fevereiro e pela sua extensão espacial e temporal, pode ser considerada a mais significativa observada no mês de janeiro, desde 1941.