Seguimento Meteorológico Livre - 2024

O padrão de acumulados do GFS mete claramente uma predominância de Norte, depois do Noroeste, já na entrada do Março.
Claro que o Sul fica na penúria relativa:
GFS_Acumul_20240218-06z_20240305-06h.webp

que penso que deu cotas de acumulação a rondar os 500m.
Nesse ano chegou a nevar na Serra de Montejunto. Eu estive lá e vi com os meus próprios olhos. :eek:

O padrão de acumulados do GFS mete claramente uma predominância de Norte, depois do Noroeste, já na entrada do Março.
Claro que o Sul fica na penúria relativa:
Ver anexo 9835
O habitual nestas entradas de noroeste aqui em Setúbal. A parte mais a leste da Península de Setúbal é uma "máquina" de secar aguaceiros, não chega aqui praticamente nada. Se repararem, mais a sul, na costa alentejana, aumenta a precipitação.

O habitual nestas entradas de noroeste aqui em Setúbal. A parte mais a leste da Península de Setúbal é uma "máquina" de secar aguaceiros, não chega aqui praticamente nada. Se repararem, mais a sul, na costa alentejana, aumenta a precipitação.
Geralmente em entradas de NW também não chega grande coisa à costa alentejana devido ao posicionamento da Arrábida.

Vamos ver...

Nesse ano chegou a nevar na Serra de Montejunto. Eu estive lá e vi com os meus próprios olhos. :eek:

Sim, desde que me recordo apenas nevou 2 vezes no Montejunto, uma em 2006 e outra em 2016...talvez daqui a 2 anos tenhamos um novo episódio seguindo a métrica temporal, no entanto e este ano pelos dados que vão aparecendo não é de todo espectável termos um episódio desse gênero por estas redondezas :)

Última edição:
Sim, desde que me recordo apenas nevou 2 vezes no Montejunto, uma em 2006 e outra em 2016...talvez daqui a 2 anos tenhamos um novo episódio seguindo a métrica temporal, no entanto e este ano pelos dados que vão aparecendo não é de todo espectável termos um episódio desse gênero por estas redondezas :)
Tens a certeza? Pergunto porque tenho casa na Serra de Aire e Candeeiros, a 450m de altitude e vi nevar mais vezes desde 2006, pelo menos umas 4 ou 5 vezes...

Tens a certeza? Pergunto porque tenho casa na Serra de Aire e Candeeiros, a 450m de altitude e vi nevar mais vezes desde 2006, pelo menos umas 4 ou 5 vezes...

Sinceramente entre 2006 e 2016 na serra do Montejunto creio que existiu apenas um outro evento em que caíram alguns flocos mesmo no cimo da serra e zonas circundantes de maior altitude, mas nada que se possa comparar com a neve caída nos dois anos acima referidos.
No entanto, e mesmo não estando a tempo inteiro na zona oeste entre as duas datas como acabo por ter contacto frequente com familiares e amigos certamente um evento desse tipo não me teria passado ao lado :)
A serra do Montejunto tem um micro clima muito peculiar e isso também justifica com toda a certeza o facto de muitas vezes não existir queda de neve quando as quotas da queda da mesma estão em valores mais reduzidos de altitude.

A influência marítima é algo que diferencia bastante Aires e Montejunto, já que em Montejunto é muito maior. Na Serra de Sintra, que ainda tem maior influência marítima, no mesmo evento em 2016, não chegou a nevar, apesar de haver condições para isso (apenas caiu graupel), apesar de, às mesmas cotas em Montejunto, ter caído água-neve ou até mesmo neve. :shocking:

Onde também se vê isso é na Serra da Estrela em comparação com as restantes serras da Cordilheira Central: uma cota de neve de 1500 metros na Serra da Estrela tende a equivaler numa cota de 800 metros na Serra de Gredos, nos mesmíssimos eventos meteorológicos. A diferença? A Serra da Estrela tem muitíssima influência marítima devido à sua proeminência em relação às outras serras (por exemplo, tem o quádruplo da altitude da Serra do Buçaco e o quase o dobro da altitude da Serra do Caramulo), enquanto que a influência marítima na Serra de Gredos é quase nula, apesar de estar a apenas 150 km a leste. É essa, aliás, a razão pela qual as estradas na Serra da Estrela fecham quando há tempestades frias - não tem nada a ver com a neve mas sim com o resto que por acaso também faz com que neva apenas a cotas muito mais altas. :surprise:

Chuva e frio regressam a Portugal. Prepare-se, vem aí neve.

20/02/24 18:49.

Na próxima quinta-feira, uma superfície frontal fria vai atravessar Portugal Continental, "com o estabelecimento de uma corrente de noroeste pós-frontal que transportará uma massa de ar polar marítimo".
Depois de dias quentes e secos, a chuva e o frio estão de regresso a Portugal continental, que será também afetado por queda de neve a partir de dia 22 de fevereiro, quinta-feira, segundo anunciou, esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, "na próxima quinta-feira, dia 22, uma superfície frontal fria vai atravessar Portugal Continental, com o estabelecimento de uma corrente de noroeste pós-frontal que transportará uma massa de ar polar marítimo".

Assim, "a partir do meio da tarde, espera-se queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro, inicialmente nos pontos mais altos, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, que se manterá com poucas variações ao longo dos dias 23 e 24".

A "quantidade da precipitação, cuja previsão permanece ainda com alguma incerteza, definirá os acumulados de neve no solo". Contudo, neste momento, as "acumulações previstas atingem, no dia 24, entre 10 a 20 cm em várias serras acima dos 1200 metros, entre as quais, a Serra da Peneda/Gerês, Serra do Larouco, Serra do Alvão/Marão, Serra de Montemuro e Serra da Estrela".

No domingo, dia 25, "a aproximação e passagem de novo sistema frontal resultará numa subida temporária da temperatura, pelo que é expectável que a precipitação nas serras passe a ser sob a forma de chuva, derretendo grande parte da neve no solo".

Analisando o estado do tempo, na quinta-feira espera-se céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde de norte para sul. São esperado períodos de chuva na região Norte, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.

Haverá uma pequena descida da temperatura máxima. Neste dia, as máximas vão variar entre os 20 graus, em Faro, e os 11 graus, na Guarda. Já as mínimas vão oscilar entre os 12 graus, em Faro e Lisboa, e 1 grau, na Guarda.

Na sexta-feira, continuam a esperar-se aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, que podem ser acompanhados de trovoada. E há uma nova "descida de temperatura, sendo acentuada nas regiões montanhosas".

Sábado, o dia também fica marcado por chuva, segundo o IPMA.