StormRic
Furacão
Só amarelo? A dimensão e intensidade desse aglomerado de células é impressionante. Topos nos >15Km. No entanto os acumulados encontrados na esparsa rede não muito expressivos, 50-60 mm no máximo.Aviso amarelo.
Só amarelo? A dimensão e intensidade desse aglomerado de células é impressionante. Topos nos >15Km. No entanto os acumulados encontrados na esparsa rede não muito expressivos, 50-60 mm no máximo.Aviso amarelo.
Sim, mas este ano observa-se certa persistência de altas pressões sobre a Europa Central e Oriental e nas últimas semanas a dorsal moveu-se para noroeste e com ela o corredor de depressões de génese no Atlântico Ocidental também. Esta depressão é na verdade uma cut-off que resulta do rompimento dessa longa faixa de altas pressões, e não uma depressão que venha de longe.Não me lembro de ver uma ciclogénese significativa mesmo ao pé da Península Ibérica, normalmente é do outro lado do Atlântico...
Sim, mas este ano observa-se certa persistência de altas pressões sobre a Europa Central e Oriental e nas últimas semanas a dorsal moveu-se para noroeste e com ela o corredor de depressões de génese no Atlântico Ocidental também. Esta depressão é na verdade uma cut-off que resulta do rompimento dessa longa faixa de altas pressões, e não uma depressão que venha de longe.
Filme da análise desde o início do ano:
Diria que durante a sua génese não, pois parece ainda conectada à corrente de jato:O evento do próximo fim de semana também é uma cut-off?
Seria uma cut-off (como diz o nome cortar) se esta se isola-se da corrente de jato.O evento do próximo fim de semana também é uma cut-off?
Fiquei com a ideia que o evento seria uma depressão "normal" associada ao fluxo zonal, ao contrário do actual evento, este sim uma cut-off.Diria que durante a sua génese não, pois parece ainda conectada à corrente de jato:
Mas depois logo no domingo talvez já se possa considerar uma cut-off.![]()
Que é o que me acho ser um pouco invulgar, esta orientação da corrente de jato do leste do Canadá até à Península Ibérica parece-me ocorrer poucas vezes.Fiquei com a ideia que o evento seria uma depressão "normal" associada ao fluxo zonal
Eu acredito que tenha pensado nisso porque ela mantêm-se bastante tempo junto a nos.Fiquei com a ideia que o evento seria uma depressão "normal" associada ao fluxo zonal, ao contrário do actual evento, este sim uma cut-off.
O evento do próximo fim de semana também é uma cut-off?
Mas depois logo no domingo talvez já se possa considerar uma cut-off.