Seguimento Meteorológico Livre - 2025

• Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Ora boas tardes a todos,

estava por aqui a pensar com os meus botões hoje com um pouco mais de clarividência visto que temos sol.... ...não estaremos perante um dos "Marços" mais chuvosos dos últimos anos tendo em conta o que tem sido esta quase acabada primeira quinzena e com o que ainda está "pelos vistos" para chegar?
Refiro-me mais em concreto ao centro e sul do país porque o Norte tem um pacto com a chuva que não é coisa de duas cantigas...

Alguém consegue-me elucidar quanto a esta hipótese que levantei relativamente a esta quinzena quase terminada?

Conseguiu alguma foto do eclipse? Quando acordei a Lua já se tinha posto. :hmm:
Não foi possível, quando começou a zona de sombra, depois do apagamento suave pela zona de penumbra, a Lua já estava a pôr-se e ainda por cima havia nuvens. Também nessa altura o céu estava a clarear pelo nascer do sol. De onde se deve ter visto, se não estivesse nublado, foi dos Açores.

Para um observador situado na Lua, o eclipse de Sol começa quando se inicia a zona de penumbra, e é total em qualquer local da zona de sombra.
Não sei se há imagens de alguma câmara que esteja lá, mas acho que nenhuma está na Lua ou numa órbita nesta altura.

Última edição:
Mais completo é difícil -> https://web.ub.edu/en/web/actualitat/w/informe-clivar-canvi-climatic -> https://www.miteco.gob.es/content/d...ad-y-adaptacion/2024_INFORME_CLIVAR-SPAIN.pdf

iVHDQDv.png

Boa noite a todos..
No próximo domingo estou a pensar levar os miúdos (7 e 8 anos) a ver neve pela primeira vez..

Alguém da zona da serra da estrela que possa dar alguma dica, de onde possa ser a melhor zona a visitar?!.
tencionava ir apenas a algum sítio que tivesse alguma neve decente para os miúdos brincarem um pouco, com bom acesso e longe das normais confusões de quem lá vai com o mesmo propósito..
Tinha em mente por exemplo ir só a Manteigas.. é má ideia? Há sítios melhores ou mais adequados para o que vou fazer?

Obrigado desde já..

Enviado do meu ELI-NX9 através do Tapatalk
Up..

Sorry.. só para ver se aparece mais alguma dica!..

Estou a solidificar a ideia que irei mais para Manteigas e penhas douradas, mas se alguém conhecer bons pontos específicos, era bom saber onde para não andar por lá feito "andorinha"..

Up..

Sorry.. só para ver se aparece mais alguma dica!..

Estou a solidificar a ideia que irei mais para Manteigas e penhas douradas, mas se alguém conhecer bons pontos específicos, era bom saber onde para não andar por lá feito "andorinha"..

As Penhas Douradas já não têm neve, mas se houver precipitação decente hoje será de neve por lá, e poderá ser uma opção a considerar amanhã vindo de Manteigas. Mais certo, porque ainda tem bastante neve neste momento e poderá carregar um pouco mais hoje, são alguns locais na estrada que sobe o vale glaciar até ao centro de limpeza de neve, acima dos 1400 m. Claro que na Torre há imensa neve acumulada, mas a corrida vai ser imensa... os acessos ao maciço central devem fechar durante a noite com a queda de neve, mas acredito que no início da manhã os limpa neves farão tudo para ter as estradas abertas de manhã, sendo sempre um pouco incerto quando exactamente, e depende claro da quantidade que cair.

O IPMA não está a diferenciar a costa no aviso laranja para a agitação marítima no Algarve, ondas que podem atingir os 14 metros de altura máxima na costa sul é uma limpeza geral na costa. :unsure: Veremos entre 2ª feira e 5ª feira, estão previstos dois temporais em termos de ondulação forte que não são muito habituais na costa sul.

As Penhas Douradas já não têm neve, mas se houver precipitação decente hoje será de neve por lá, e poderá ser uma opção a considerar amanhã vindo de Manteigas. Mais certo, porque ainda tem bastante neve neste momento e poderá carregar um pouco mais hoje, são alguns locais na estrada que sobe o vale glaciar até ao centro de limpeza de neve, acima dos 1400 m. Claro que na Torre há imensa neve acumulada, mas a corrida vai ser imensa... os acessos ao maciço central devem fechar durante a noite com a queda de neve, mas acredito que no início da manhã os limpa neves farão tudo para ter as estradas abertas de manhã, sendo sempre um pouco incerto quando exactamente, e depende claro da quantidade que cair.
Muito obrigado..

Certamente irei direto a Manteigas.. depois de ver o "panorama", e se tiver pouca neve, já subirei então pelo vale glaciar até às Penhas da Saúde..
Se até lá der para o miúdos se divertirem o suficiente, chega bem.. quero tentar ao máximo subir até à torre..

Na Torre parecia que ia estar um bonito dia de sol com algumas nuvens, para desfrutar da neve e paisagem, mas entretanto fechou completamente e estão -2.1ºc.:cold:

1742058356402.webp

De manhã estava assim:

1742058384937.webp