Alguem me explica que tipo de nuvem é esta e o porque de estar com este formato? Agradecido
Alguem me explica que tipo de nuvem é esta e o porque de estar com este formato? Agradecido
Boas, elas estavam mais ou menos 2/3 km de altitudeBem vindo e boa foto, bem observado!
São nuvens baixas, estratos, normalmente responsáveis pelas situações de nevoeiro. São muito sensíveis à turbulência dos níveis baixos causada pela interacção dos ventos, em geral fracos, com a topografia do terreno, construção urbana, etc.
Também podem estar um pouco mais altas, no nível médio inferior, e serem altostratus com formas desta vez produzidas pela propagação da turbulência e topografia aos níveis mais acima. Precisava de se ver a situação em relação ao horizonte para se avaliar melhor a sua altitude.
Não te iludas no sul pouco vai chover, a chuva vai toda pró norteO GFS continua péssimo 3mm para aqui
O normal portanto, eu disse que aos poucos a chuva para o sul ia desaparecendo e assim foi, eu também tenho uma casa aí para o baixo Alentejo e vejo que os terrenos estão sequíssimos, eu costumo dizer que os modelos são como os políticos é só cortes.O ECM já está a ir atrás do GFS e começou a corta na chuva para o sul
Boas, elas estavam mais ou menos 2/3 km de altitude
Também as vi e pareceram-me alto-estratos, embora numa situação de certa indefinição. Talvez numa camada intermédia entre nuvens baixas e médias. Seriam undulatus?Então é a segunda hipótese que indiquei, talvez. Mesmo assim ainda podem considerar-se estratos e não altostratus.
Seriam undulatus?
Eu estou no Norte por isso ainda vou apanhar com o temporal. Alguem me sabe dizer quais sao as previsoes para terca a noite? Vi num site 127mm de chuva e muita trovoada e chuva forte...será?