E AE GALERA DE PORTUGAL?
Muito obrigado por terem me respondido sobre a neve em LISBOA. Em resposta, vou passar um pequeno resumo sobre o clima em São Paulo.
Eu acho que vocês considerariam São Paulo, uma cidade chata de se viver, do ponto de vista da temperatura. Oficialmente elas têm variado nos últimos anos entre 6° e 34°. Só que, em bairros afastados do centro, as temperaturas já chegaram a 2,9° este ano, e a 35° de máxima, o que não é nada eu sei, perto dos 47° já registrados no ALGARVE, em 2003, não é? Pois saibam que essa temperatura foi mais alta, do que a maior já registrada no Brasil, que foi de 45,4° graus, na Bahia. Mas, voltando à São Paulo, o que eu gosto daqui são das chuvas de verâo. Anualmente chove em torno de 1.600mm aqui, grande parte entre os meses de dezembro e março, quando caem as pancadas mais fortes. Ano passado, eu registrei por volta de 60 TEMPESTADES. Acho que é a única coisa em que talvez vençamos Lisboa: RESUMO ANUAL!
JANEIRO À MARÇO- Variação de temperaturas entre 19° e 29°. Época em que ocorrem as maiores chuvas fortes por causa da convecção e da ZONA DE CONVERGÊNCIA DO ATLÂNTICO SUL, que fica estacionada no sudeste do país, de 3 a 4 dias. Mínimas absolutas em torno de 15°, máximas de até 34°
ABRIL- Ainda ocorrem algumas pancadas de chuva, em menor quantidade. Geralmente mês em que ocorre a 1°onda de frio do ano, fraca. Média de 16° à 26°, mínimas 13°, máximas 30° a 34°.
MAIO- Aumento da força das frentes frias, que vêm em menor quantidade. Começam a se registrar as primeiras mínimas abaixo de 10°. Chuvas em torno de 60mm. Média: 13°/21° Extremos: 8°/29°. Trovoadas raríssimas.
JUNHO- Segundo mês mais seco. 15mm em média. Trovoadas raríssimas. Média: 13°/23° Extremos: 6° a 8°/27°.
JULHO- Mês de maior frequência de ondas de frio:2 a 3. Chuvas em torno de 50mm, às vezes fortes.( julho último registrou 148,7mm no mês). Mínimas absolutas em torno de 6°. Máximas entre 28° e 30°. Registram-se também as máximas absolutas mais baixas: 12° a 15°(julho último registrou máximas de 11,9° nos dias 27 e 28).
AGOSTO- Mes mais seco do ano. 5 a 10mm em forma de garoa. (agosto último não registrou NADA). Sem possibilidade de chuva forte. Diminuição das frentes frias. Ocorre o veranico, quando as temperaturas superam os 30° em pleno inverno. Média: 14°/24° Extremos: 6°/32°
SETEMBRO- Último mês da estiagem. Ainda passam frentes frias consideráveis.
Embora ainda mês do inverno, costuma registrar temperaturas altíssimas para os padrões paulistanos(35° em 2004, 34,1° em 2006, 34,3° em 2007). Mínimas absolutas entre 6° e 8°. Média: 14°/25°. Chuvas: 77mm, com possibilidade de uma tempestade no mês.
OUTUBRO- Volta-se a registrar chuvas acima de 100mm, mas ainda com períodos sem chuva e quentes. Diminuição da força das massas de ar frio. Média: 16°/26° Extremos: 10° a 34°. Trovoadas esporádicas.
NOVEMBRO- Início do período das chuvas em São Paulo. 150mm a 200mm mensais. Aumento da frequência das frentes frias, porém, sem provocar grande queda de temperatura. Média: 17°/26° Extremos: 11° a 33°. Média de 5 a 7 temporais no mês.
DEZEMBRO- Mês chuvoso e início do período quente. Início da atuação da ZCAS( zona de convergência do atlântico sul), e da convecção. Média: 18°/27° Extremos: 14°/33°. Grandes temporais de fim de tarde.
Esperam que tenham gostado, e, se puderem, me mandem algo parecido sobre Lisboa ou Porto.