Excelentes saídas de todos os modelos, pelo menos em relação ao habitual nos últimos dois meses:
1. A frente de Sexta feira irá afectar moderadamente o norte e centro, e ligeiramente o sul. Atenção que tanto o GFS como o ECMWF, entre outros, vêem uma ciclogénese no sul da península após a passagem da frente (Sábado). O GFS põe-na na Andaluzia, o ECMWF no Mediterrâneo, mas um ligeiro movimento para leste pode vir a afectar o sul do continente.
2. Começa a ser consensual que Terça virá outra frente associada a uma depressão a oeste da Galiza. Esta virá a afectar totalmente o território português, obviamente mais o norte. O ECM cava-a muito, prolonga-a vários dias, ao contrário do GFS que lhe dá menos importância, aproximando o anticiclone.
3. Interessante e pouco normal, a concordância de ambos os modelos, a longo prazo, preverem uma circulação retrógrada na Europa. O GFS tem uma invasão siberiana (iso -10 vários dias na Europa Central). O ECMWF mete-nos sob a influência de uma mega depressão centrada na Escandinávia, que a acontecer noutras datas poderia dar muito que falar.
De qualquer modo, para os próximos dias, temperaturas frescas, até baixas para a época. Chuva no norte e centro e eventualmente no Sul, mas pelo menos fim do marasmo que dura há 2 meses.