Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2010

mas poderão ocorrer trovoadas!;)
mas com os dias mais tipicamente veranescos ( calor e trovoadas de tarde, menos no litoral onde voltará o regime de brisas).;)

E já para o próximo domingo, divergência entre ECM e GFS. O europeu põe um cavado a rasar o norte da península, sem nada de especial para nós. O americano mete uma cut-off nesse dia, com um espectacular CAPE no interior alentejano, 1300 em Portel, e um lifted index de -4. Depois, para a última semana do mês, dias quentinhos e possibilidades de trovoadas no interior, com fluxo de leste, e o centro do anticiclone entre o golfo da Biscaia e as ilhas britânicas.
 
Depois, para a última semana do mês, dias quentinhos e possibilidades de trovoadas no interior, com fluxo de leste, e o centro do anticiclone entre o golfo da Biscaia e as ilhas britânicas.

Se a lestada regressar em força, aqui no Porto irá aquecer;). Espero que não se repita o Junho de 1981, para quem trabalha é o inferno:(.
 
Através da leitura do Hirlam verifica-se uma claro descida da temperatura neste próximos 2 dias para tudo o território nacional incluindo Ilhas:
Carta das 19h de Hoje
wwitx0c206.gif

Carta das 13h de Sexta
wwitx0c2d3.gif
 
Para amanhã os mapas apresentam-se muito favoráveis a trovoadas moderadas a fortes


CAPE às 18h

gfspicape02438391023843.jpg


Aparentemente não será preciso muito calor para iniciar a convecção dada baixa diferença entre o nível de condensação e o nível de livre convecção

gfslfceur30409074840975.jpg
 
A previsão do estofex para amanhã:

estofexh.png


... Portugal ...

A window for severe weather threat will exist approximately from 12 to 18 UTC with strong mid and upper level flow ( up to 20 m/s at 500 hPa and 30 m/s at 300 hPa level). Thanks to the approaching trough, storms might be initiated in the slightly unstable environment, with CAPE values probably below 1000 J/kg in most of the area. High wind shear values, especially in 0-6 km layer, reaching 20 m/s might result in well organised storms, including a slight possiblity of low topped supercells. A Level 1 is issued due to the possibility of marginally severe hail in the stronger cell


http://www.estofex.org/
 
As previsões apontam para amanhã grande probabilidade de trovoadas até ao final da tarde principalmente no interior norte e centro

gfsicapeeur247420251742.jpg


gfslfceur24746726774721.jpg



CAPE 12h

gfspicape01878160217820.jpg



CAPE 15h

gfspicape02178255987829.jpg



CAPE 18h

gfspicape02478402857845.jpg
 
A saída GFS das 6z retirou CAPE que nas anteriores já era menos que ontem.
Nesta saída pelo menos a nível de CAPE e LI parece estar tudo mais limitado ao norte e interior centro, talvez a dispararem mais cedo mas também a acabarem mais cedo, logo ao final da tarde. Mas veremos se assim é, ontem acabou por ser mais generalizado do que se esperava.

capep.gif


As carta de precipitação parecem mostrar que também ocorra instabilidade noutras zonas, mas provavelmente convecção mais moderada, excluindo o interior do baixo Alentejo que parece ter algumas condições.

GFS

26403483.gif



ECM

510232010042200018.gif




O final de tarde no GFS parece ser bastante prejudicado pela entrada de ar mais seco

gfspih700012.png
 
E apesar do ECM se manter na sua e não mostrar nada de especial, e portanto deverá estar certo, não deixa de ser impressionante a previsão do GFS para Domingo em Portel. 1674 de CAPE e -5,1 de L.I. são valores que não me lembro de ver, e só é pena que a posição mais favorável do cavado ocorra durante a noite de sábado para domingo e não durante a tarde de qualquer um desses dias. Depois vem calor, dorsal bem vermelha em cima de Portugal. Depois, para o início de Maio, deverão baixar de novo as temperaturas, com anticiclone no Atlântico e fluxo de norte.
 
saida estupenda do GFS das 00z!
a tarde de domingo anteve-se muitissimo instavel no interior, as temperaturas altas associadas a razoaveis HR´s nos niveis medios e baixos elevam os CAPE/LI para valores tremendos, com maximos no interior dos distritos de evora e beja por volta dos 2000J.Kg de CAPE para LI á volta dos -5 ( 18z de domingo).
o cavado em altura, e a posição do ramo divergente sobre o interior peninsular, prometem boas condições em altura, sendo que somente o shear se prevê de fraca intensidade.
a região litoral sintra-sagres, poderá sair benificiada, pois a direcção do vento em superficie ( N ) impede o ar frio maritimo de penetrar demasiado, o que, aliado ao fluxo de NE nos niveis medios e altos, poderá trazer as celulas para bem perto, porporcionando belos cenarios:D
 
Quanto a previsões para os próximos dias nada tenho a acrescentar ao que aqui já foi dito, e bem dito,
pelos "suspeitos do costume".

No entanto queria informar-vos que concluiu os seus trabalhos,
mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito dos Meteoros ,
à actuação do Outono/Inverno 2009/2010 por terras Lusas.
A Comissão que visava apurar responsabilidades e punir os eventuais culpados
pelos extremos então registados , foi inconclusiva, como se temia aliás desde o início.
Não ficou provado que tenha sido a muita chuva a causar inundações ,
nem mesmo que tenha sido o muito vento a causar os diversos estragos em infra-estruturas.
O frio foi também ilibado de ter sido ele o instigador do aparecimento da neve ,granizo e saraiva e as próprias nuvens conseguiram convencer a maioria dos Meteoros Parlamentares,
insistindo ao longo das variadas e incontáveis sessões no argumento de que
tudo fizeram para evitar os raios e os trovões.
Só os tornados não escaparam à Justiça da Comissão mas foram no entanto
notificados com a pena mais leve prevista no quadro legal para estes casos, ou seja:
sairam para já, em liberdade condicional, com termo de identidade ( nunca minis) e residência ( Tornado Alley),
uma vez que,ficou provado pela Comissão que estes se passearam em áreas e regiões cujo o seu acesso lhes é expressamente interdito.
Finalmente , a Comissão lamenta o facto de as conclusões alcançadas ficarem muito aquém do pretendido e relembra que não será razoável fazer comparações ou extrapolações com os resultados de outras Comissões de Inquérito em curso.

Quanto aos amantes de Invernos assim, sabe-se que ,estão já a fazer figas para que para o próximo Inverno haja mais comissões de inquérito. Muitas.