Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2010

EH EH nesta saida o gfs já mete novamente algumas trovoaditas para este domingo, mas é claro que os valores de cape e LI são baixos, mas fica a esperança de eles nas próximas saidas voltarem a meter o que estava:rolleyes:.
 
Atendendo ao Soaring Index não me cheira mesmo nada que haja trovoada no domingo...
100411000612.gif
 
Como está esta última saída do GFS (12z) haveria sem qualquer dúvida trovoadas a partir de Domingo à tarde. Mas a 120 horas é o tipo de coisa que vai mudar bastante no modelo.


GFS - Domingo

gfs.gif





De qualquer forma, a próxima semana ambos os modelos de referência continuam bastantes agressivos com uma cutoff Atlântica que se uniria a uma continental de nordeste em movimento retrogado. Tudo bons ingredientes para o primeiro evento convectivo de relevo da Primavera. Aguardemos pelas saídas dos próximos dias.


GFS ECM Quarta/Quinta

82921760.gif
 
Só a partir de Domingo é que pode chegar a convecção em força?

Offtopic: quando saem as cartas do meteopt?
 
A possibilidade de trovoadas já para Domingo diminuiu significativamente mas mantém-se a situação mais relevante da instabilidade para a próxima semana.

Como referido ontem, é uma situação interessante com uma depressão em altura entre as ilhas que inicialmente interage com baixas pressões de superfície do noroeste de África, fundindo-se em cavamento com outra depressão isolada em altura vinda de nordeste em movimento retrogrado. Tudo isto a finalizar com a absorção da depressão por um cavado também em cima de nós.

Seria uma situação de instabilidade a começar na 3ªfeira (no continente) e a prolongar-se por muitos dias.

Este tipo de situação de instabilidade nesta altura do ano e neste caso ainda para mais com tantas variáveis é bastante insegura nos modelos, mas estranhamente eles estão bastante parecidos apesar das muitas horas que faltam.

120-192 horas
modss.gif



168/240 horas
test8k.gif
 
Nesta saida de agora o gfs adiou um pouco mais a intabilidade começando agora na quarta-feira, o gfs anda mesmo a brincar:lol:.
 
Nesta saida de agora o gfs adiou um pouco mais a intabilidade começando agora na quarta-feira, o gfs anda mesmo a brincar:lol:.

Não adiou... Simplesmente colocou as peças de modo um pouco diferente... Cut off da direita mais influente... Cut off esquerda mais cavada mas mais longe. Mas o cenário não está assim tão diferente. Os valores de CAPE e LI também não oscilaram muito. Sem esquecer que o ECM tem um cenário mais interessante... E nos últimos tempos digamos que o ECM tem mostrado melhor os cenário a médio/longo prazo.
 


Ainda de manhã estavam a dar chuva para todo o pais no 1º painel, agora praticamente nada:disgust:, agora vejam o que o gfs na ultima saida tirou :sad:.
 
Agora com o tempo de sol , recuperação das temperaturas
e estabilidade instituída,
lá vamos nós ter de ler nas entrelinhas dos modelos,
para quando nova agitação.Para quando novo abanão.
Foi anunciado já a partir de Domingo.
Agora é adiado sem ser retirado e
isto já soa a lamúria de outros tempos.
Adiamentos constantes no prazo de execução da "obra" é coisa
a que já estamos habituados.
Voltamos , enfim, à normalidade ...
 
Análise baseada nas saídas 00z

Mantém-se a situação de instabilidade para a próxima semana, com as normalíssimas oscilações dos modelos nesta situação dada a distância horária.

Pelo menos para já parece bem definida a depressão isolada nos Açores. O GFS nalgumas saídas de ontem ensaiou a hipótese dela se manter estacionária próximo do arquipélago não evoluindo para Oeste, o ECM tem mantido essa evolução a partir do sul dos Açores.

A chave está no nordeste, com a evolução de uma outra depressão na extremidade de um cavado em movimento retrogrado capaz de atrair a depressão açoriana para Oeste.

Quer um quer outro modelo enfraqueceu a depressão de nordeste mantendo o ECM contudo o cavado atractor. O GFS não consegue arrancar a depressão atlântica que fica ancorada nos Açores, sendo a de nordeste que continua a evoluir muito para leste, um cenário mais invulgar, se Maomé não vai à montanha vai a montanha a Maomé, mas bastante instável também.


ECMWF

ecmb.gif




GFS

gfsm.gif