Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Geralmente são compilações matemáticas sem dados reais, neste caso nesta nos modelos de isobaras tem a 180 horas uma colocação de isobaras é absurda, e mesmo a 144 horas até as 180 como são colocadas.
As das (00) e as de (12) játem os dados medidos pelos os balões lançados e etc...

ok...mas pq teem erros??

Não são bem erros. Eu uma vez coloquei a questão a um meteorologista americano e ele respondeu-me que cada inicialização duma run é grosso modo feita com metade observações e metade previsão baseada na saída anterior. Como apenas nas saídas das 00z e 12z existe o set completo de dados de observações a alimentar o sistema, as saídas das 6z e 18z são apenas um avanço da previsão com observações da saída anterior, e como tal tendem a gerar maiores devaneios no médio/longo prazo.

De qualquer forma olhando para os dois ensembles, o das 0z e o das 6z, quer uma quer outra são extremos opostos no conjunto, a das 0z muito fria e a das 6z a menos fria.

Como num ensemble a ideia é minimizarmos a incerteza e concentram-nos no conjunto para compararmos à saída propriamente dita, eu não confiaria nem numa nem noutra para já, mas parece que a das 6z é por coincidência (não é sempre assim) pouco credível dado o restante conjunto. O que não significa que até possa vir ser a mais correcta se por acaso as próximas saídas continuassem assim indiciando uma tendência, mas tal parece bastante improvável.

ens.gif

Pelo ECMWF o calor que era para segunda feira esfumou-se, mas o que interessa é que o fim de semana vai estar algum calor:D, mesmo para a costa ocidental, o contra é que depois de segunda o tempo fresco a muito fresco voltará.

Coloco aqui a borla que é dada por eles dos 500 hp e dos 850 hp juntas.

http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...850!pop!od!oper!w_z500t850!2009082612!!!step/

Eu não acredito muito em previsões com tantos dias de antecedência.
E acho que o calor vem antes do fim de semana.
Aliás as previsões para os próximos 2 dias assim o confirmam.

No médio/longo prazo há divergência que traça cenários bastante distintos para Portugal, com modelos como o GFS e NGP a manterem uma crista anticiclonica a manter-nos no limite com tempo estável, e com o ECM ou UKM com AA forte a Oeste e a manter sobre nós um cavado quase permanente durante muitos dias trazendo instabilidade. Olhando para o ultimo ensemble do GFS nota-se um acréscimo de hesitação no seu médio/longo prazo em relação a saídas anteriores . Parece que os modelos também gostam destas guerrinhas do calor e não calor.

144g.gif

192.gif

É verdade que ainda faltam muitas horas e RUN's e que de um momento para o outro tudo se esfuma, mas se calhar será plausível que Segunda-Feira talvez haja (embora seja fraca, mas sempre é melhor que nada) alguma "animação"? :trovao:

É verdade que ainda faltam muitas horas e RUN's e que de um momento para o outro tudo se esfuma, mas se calhar será plausível que Segunda-Feira talvez haja (embora seja fraca, mas sempre é melhor que nada) alguma "animação"? :trovao:

Acredito que haja convecção já a partir de amanhã.

Como o tempo vai estar quente no fim de semana bastam as condições estarem reunidas para o rastilho se acender e começarem a rebentar pequenas células por todo o lado... :rolleyes:

Agora quanto ao modelo para segunda-feira é verdade que ainda faltam muitas RUN's e isso tudo, mas também depende do resto das condições que os modelos mostrarem (calor, humidade em altura, etc etc).

Se pelo ECMWF,se esfumou o calor para Segunda-Feira,o GFS aumentou-o para Segunda,colocando pelo menos por aqui em igualdade em comparação ao fim-de-semana! O vento deverá ser muito fraco,e na Costa Ocidental vai estar muito calor,tratando-se da Costa! O calor por aqui já chegou na Terça no entanto...

Eu não acredito muito em previsões com tantos dias de antecedência.
E acho que o calor vem antes do fim de semana.
Aliás as previsões para os próximos 2 dias assim o confirmam.

Pois, Belem mas eu referi para a costa ocidental, e não o resto do pais, e como previsto será o fim de semana com calor, e uma parte de segunda feira, que depois deste episódio de calor moderado irá voltar o fresco à costa oeste de portugal, e melhor evidencia para nos dar a previsão, é a borla dada pelo o ECMWF das temperaturas à superficie, e dos seus ventos a 2 metros de altura.

http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...!t2m!pop!od!oper!w_t2m30mw!2009082800!!!step/

Se ontem GFS e ECM tocavam músicas diferentes hoje apresentam já um padrão mais semelhante. O ECM aniquilou completamente o vale depressionário que projectava a médio/longo prazo. Assim parece (e parece apenas) que o marasmo anticiclónico voltará após uma breve pausa no início da semana e após um fim de semana de calor. Interessantes condições de instabilidade para 2ª feira, com um cavado a atravessar o território quando ainda existe bastante calor instalado. Antes disso não é de crer que haja grande "festa", apenas calor e estabilidade...

Ausente por uns dias ao voltar reparei que o tempo é mais do mesmo ... sempre a ferver ... e sem noticias de alterações pois afinal de contas estamos no Verão !!
Olhando ás previsões sazonais que muitos não acreditam tenho reparado que o Outono aparenta apresentar mais do mesmo em relação aos ultimos anos !!
Sequinho como não podia deixar de ser pelo menos aqui no Sul !!
Se é verdade que são apenas tendencias tb é verdade que olhando para os outros anos esta é uma tendencia que os modelos tem vindo a seguir e tirando um ou outro mês tem acertado !!

Neste momento podemos de forma grosseira definir as coisas assim por cima da Europa...graças ao jet stream e ainda vamos ter que esperar algum tempo para que as depressões cheguem "cá abaixo"...gozemos então os últimos foguetes de um Verão que foi o melhor dos melhores dos últimos 2 anos, calor em quantidade não extremado, nortada no ponto, algumas trovoadas mas nada de extraordinário mas de resto tudo normal :thumbsup: vamos então esperar que o padrão mude até 15 de Setembro ;)

Neste momento podemos de forma grosseira definir as coisas assim por cima da Europa...graças ao jet stream e ainda vamos ter que esperar algum tempo para que as depressões cheguem "cá abaixo"...gozemos então os últimos foguetes de um Verão que foi o melhor dos melhores dos últimos 2 anos, calor em quantidade não extremado, nortada no ponto, algumas trovoadas mas nada de extraordinário mas de resto tudo normal :thumbsup: vamos então esperar que o padrão mude até 15 de Setembro ;)

Boa tarde,
Plenamente de acordo :D , chuva :rain: e frio :cold: ao poder ! Sempre :thumbsup: