Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Para aqui:

Os dos dados do "Freemeteo" são obtidos através de um modelo meteorológico, penso que do americano "GFS", e que numa base geral acerta na realidade, mas no pormenor falha.

Digo isto apenas porque nunca se poderá dizer que nesse local irá ter uma boa precipitação e desse modo uma boa acumulação de neve.

Dou um exemplo, de muitos que poderia dar:

Dia 02/12/2008 - Previsão de precipitação do "Freemeteo" para "Lousã" no dia 03/12/2008 - Cerca de 7mm;

Dia 03/12/2008 - Dados registados de precipitação: 32mm.

Etc..., etc...

Acho este exemplo o mais apropriado, já que não são "chuvas térmicas".

Meteograma para Bragança
5593371metgramih5.gif

Uma coisa parce estar garantida, as nossas serras vão ter boas acumulações;)

Toda a jente a falar do próximo fim de semana quando por aqui o frio e a neve continuam a assolar o nosso dia-dia.
Hoje tivemos queda de neve durante a tarde em regime de aguaceiros pouco frequentes se bem que com acumulação embora muito pouca acima dos 1300m.
Amanhâ está prevista queda de neve acima dos 1000m mas já com mais precipitação.
Vocês gostam de neve e eu também não fujo á regra, mas viver a esta altitude com estas condições, tantos dias seguidos é duro e já me faz lembrar os dias quentes da primavera, por isso prefiro nem pensar no próximo fim de semana.

Pois é.
Quando o invulgar se torna comum, a reacção só pode ser esta.
Como te compreendo Lince.
Mas também compreenderás todo este frenesim de quem nunca nada tem,
e de quem , já que tem frio e chuva, ao menos que tenha também alguma neve.
Por aqui , há beira-mar plantado e a altitude de 80 metros, lá vou eu fazer alguns Kms para vos visitar.
Depois regressarei ao temperado marítimo de altitudes quase zero onde o máximo que pode ocorrer será esta madrugada ainda fria (3,9º) e céu já quase encoberto.
O Outono segue agitado.
De novo as serras do norte e centro vão cobrir-se de branco 12/ 13 dias depois da espessa camada que as envolveu.
As "trevas duradoiras anticiclónicas " continuam prometidas para antes do Natal.
Até lá ,Habemos Outono !!!

o IM não dá cotas a baixo dos 1000 metros:shocking::sad:
já não sei em que devo acreditar:confused:

segundo os modelos vamos ter temperaturas ligeiramente negativas a 1300/1400m a partir de sabado ( depois da frente fria) mas antes da frente, devido ao secor quente, as temperaturas a 1400m vao rondar os 2Cº
portanto a cota será de 1300m 6ª e sabado descendo para 1000/900m no domingo e segunda.
acumulações muito significativas poderao ocorrer acima de 1300m durante o FS.
nao se esquecam dos microclimas pois a cota dada é uma media e nao significa que em periodos frios do dia nao possa nevar pelos 700m em alguns locais

nao se esquecam dos microclimas pois a cota dada é uma media e nao significa que em periodos frios do dia nao possa nevar pelos 700m em alguns locais

Sim de facto! Parece-me contudo atitude cautelosa do IM numa situação ainda não totalmente definida... Por outro lado as run's dos modelos tem alternado e ainda existem algumas horas sujeitas a oscilações... Pequenos desvios tanto na colocação do AA como na entrada fria, podem causar desvios importantes ainda!

De facto, para aqui, o próprio INM também suavizou as cotas. Ainda ontem apresentavam valores de 400m para domingo, bem distantes dos que hoje apresentam:

Acho que na actualização das 11:45 vão rectificar a cota de Domingo.

Com os dados actuais, a cota na madrugada de Domingo andará por volta dos 500m no Nordeste Transmontano.

Acho que na actualização das 11:45 vão rectificar a cota de Domingo.

Com os dados actuais, a cota na madrugada de Domingo andará por volta dos 500m no Nordeste Transmontano.

Foi essa a ordem de valores a que também me referi ontem, no entanto este valor do INM fez-me recuar um pouco.
Mas és capaz de ter razão, vamos aguardar.
Durante todo o dia de Domingo, e madrugada como disseste, parece-me haver condições para nevar quase ininterruptamente em Bragança.