Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Então aquele risco de neve para o País inteiro, durante dias...
Era engraçado ver, mas devido à distância de tempo, muito vai mudar.

era engraçado?????? para mim era desta que emigrava:cold::cold::cold::cold::cold: chuva e fresco tudo bem mas tempo gelido e com miseras quantidades de :rain: é q nunca:disgust:

Aquela imagem de ontem foi de ontem hoje já está diferente como já se esperaria, mas mesmo assim continua a manter a mesma tendência de depressão cavada com bastante ar frio a ser injectado do Centro da Europa que é quase certo estar gelada por essas alturas devido ao posicionamento do AA...vamos lá ver o que mostra esta run das 12 do GFS :rolleyes:

a run das 12z tirou tudo a curto medio e longo praso....arrasou tudo:sad::sad::sad::sad::sad::sad::angry::angry::angry::angry::angry::disgust:
no que toca á passagem de ano reduziu tudo a aguaceiros e quiça uma ou outra trovoada.....:sad:

Não percebo como chegas a essa conclusão de tirar tudo a médio e longo prazo :huh: Alias foi mais uma excelente saída sempre com tendência de uma possível entrada de frio N ou NE , e com varias depressões sobre Portugal. Melhor que isto? Não nos esquecemos em que época do ano estamos, vamos iniciar a melhor altura para eventos bonitos.. Saída a saída vamos seguindo, ate pode não passar de isto mesmo, modelos. Enfim calma e tranquilidade :D

Não percebo como chegas a essa conclusão de tirar tudo a médio e longo prazo :huh: Alias foi mais uma excelente saída sempre com tendência de uma possível entrada de frio N ou NE , e com varias depressões sobre Portugal. Melhor que isto? Não nos esquecemos em que época do ano estamos, vamos iniciar a melhor altura para eventos bonitos.. Saída a saída vamos seguindo, ate pode não passar de isto mesmo, modelos. Enfim calma e tranquilidade :D

Já apanhei muitas desilusões à conta de ter mandado os foguetes antes da festa. O que quero dizer com isto é muito simples: lá porque uma RUN diz que vamos ter (isto é SÓ um exemplo) uma depressão bastante cavada com 980 mb de centro no dia X às X horas não significa que tudo se mantenha até esse dia. Podem e devem de haver alterações, tanto para melhor como para pior.

Explicando ainda melhor: Concordo plenamente contigo, Nuno. ;)

:thumbsup:

a minha espera pela run do ecm das 12z deu nisto:

nem sei o que dizer......:w00t: só nao queria muito frio nem que a chuva andasse em rotunda:)

o meteoblue para lisboa:

esperemos que o dia 31 seja um bom dia de chuva.....e que haja trovoadas:rolleyes:

Cá para mim .. estas runs e diferenças tem pouca importancia!!
Por mais que queiramos ,colocar linhas de instabilidade em cima de nós (depressão) o AA vai ser mantendo a sua influencia, e então a entrada das depressões propriamente ditas vai sendo constantemente adiada.
O que vale é que ao menos fica uns restos de precipitação.
Este ano já me contento se chover !!

Cá para mim .. estas runs e diferenças tem pouca importancia!!
Por mais que queiramos ,colocar linhas de instabilidade em cima de nós (depressão) o AA vai ser mantendo a sua influencia, e então a entrada das depressões propriamente ditas vai sendo constantemente adiada.
O que vale é que ao menos fica uns restos de precipitação.
Este ano já me contento se chover !!

Desculpa de te chamar a atenção, mas o teu péssimismo ás vezes exaspera uma pessoa:).

Há que explicar às pessoas que vêm cá qual é o teu desejo de tempo!

Se é tempestades que queres, terás que te lembrar que há pessoas com poucos recursos, e como lógicamente serão as 1ªs a sofrer, e como vem cá gente de orgãos de informação tenta te conter:).

Que me desculpem os moderadores e admistradores.

Desculpa de te chamar a atenção, mas o teu péssimismo ás vezes exaspera uma pessoa:).

Há que explicar às pessoas que vêm cá qual é o teu desejo de tempo!

Se é tempestades que queres, terás que te lembrar que há pessoas com poucos recursos, e como lógicamente serão as 1ªs a sofrer, e como vem cá gente de orgãos de informação tenta te conter:).

Que me desculpem os moderadores e admistradores.

Não ... não é isso, o que quis dizer é que de acordo com os modelos as depressões propriamente ditas não deverão entrar em Portugal antes do dia 6 de Janeiro enquanto que anteriomente previa-se que afecta-se Portugal no dia 1/2 Janeiro!!
Neste caso nos dia que deverá chover (a partir de Quarta Feira) apenas os restos das precipitações que tem estado no mar irão entrar em Portugal originado precipitações fracas a moderadas desde Quarta até data incerta, isto claro de acordo com os modelos deste dia.
Obviamente que eu gosto de chuva, do mesmo modo que outros gostam de neve, de frio, trovoadas, ect ... mas por exemplo ainda há poucos andavam aqui milhares aos saltos por estava nevando mas alguém se preocupou com os acidentes que originavam ou com os danos na agricultura, ou com o facto de não conseguir ir trabalhar e ter que faltar.
Não me parece...

O Inverno foi feito para chover e fazer frio, e o verão de sol e calor e é assim que todos desejamos para que exista equilibrio na Natureza.
Tudo na Terra precisa de água e sol, vento, terra, fogo .. são os elementos naturais.
cada coisa no seu tempo!!!

Uma coisa parece cada vez mais certa, a Europa vai ter uma entrada em Janeiro de 2009 com um ar refrescante vindo de norte e de leste, que vai descer devagar e passear por onde lhe apetecer. Já Janeiro e Fevereiro de 2008 foram excessivamente quentes em toda a Europa, espero que isso não se repita este ano.

Somos uns previlegiados .Essa é que é a verdade.
Se atentarmos ao que hoje em dia temos acesso ,a tanta informação que circula no clicar do rato do nosso P.C., decerto verificamos que em meteorologia então, tantas variáveis são possíveis que o que lemos num modelo de previsão, num só canal de transmissão é demasiado redutor.
Serve esta introdução para afinal dizer que os pessimismos e os optimismos variam consoante dirigirmos o nosso olhar:
-Se olharmos só para o GFS o Aurélio terá boas razões para ser pessimista.
Mas se contemplarmos o tempo vindouro sob a prespectiva do ECMWF então Janeiro estará apto para trazer-nos episódios de "Inverno " .
E existem ainda outros modelos com igual credibilidade que não nos dão carne nem peixe e outros ainda ,que dizem que sim e outros que,nem por isso.
As diferenças para 200 horas são neste momento abissais.
Amanhã aproximar-se-ão.
Depois de amanhã trocarão de posições.
É sempre assim quando falamos para tantas horas.
É verdade que já nos foi prometido um Janeiro com entradas de leão.
A verdade é que irá entrar de sendeiro.
Algumas chuvas no último dia do ano e depois pouco se vislumbra até onde será razoável crer nos modelos.
Mas a informação está lá.
Uns anunciam muita festa de Inverno já para os primórdios do novo ano.Outros nem por isso...

Somos uns previlegiados .Essa é que é a verdade.
Se atentarmos ao que hoje em dia temos acesso ,a tanta informação que circula no clicar do rato do nosso P.C., decerto verificamos que em meteorologia então, tantas variáveis são possíveis que o que lemos num modelo de previsão, num só canal de transmissão é demasiado redutor.
Serve esta introdução para afinal dizer que os pessimismos e os optimismos variam consoante dirigirmos o nosso olhar:
-Se olharmos só para o GFS o Aurélio terá boas razões para ser pessimista.
Mas se contemplarmos o tempo vindouro sob a prespectiva do ECMWF então Janeiro estará apto para trazer-nos episódios de "Inverno " .
E existem ainda outros modelos com igual credibilidade que não nos dão carne nem peixe e outros ainda ,que dizem que sim e outros que,nem por isso.

O Nimbostrato tem razão, somos mesmo muito previligiados dada a gama de sonhos/frustrações que os modelos nos proporcionam a +200h, depende também das perpectivas e espectativas de cada um.

No GFS por exemplo, verifico muitas vezes:

+300h a +386h: A "Twilight Zone" - Será que estamos em Portugal, oh meu Deus, que cenário tão irreal nos vai acontecer..
+200h a +300h: O "Limbo/Barca de Gil Vicente" - Nesta zona, há como que uma inércia, os acontecimentos vão sendo retardados só se concretizando uns 3 dias mais tarde, com temperaturas mais suavizadas (2 ou 3 graus mais quente no Inverno e mais frias no Verão) e com metade da precipitação.
+100h a +200h: A "zona sensível" - Aqui é onde todas as situações no limite/"por um fio de ocorrerem ou não" ora ocorrem/ora deixam de ocorrer, é nesta zona que muitas vezes falhamos ao avisar os amigos/família que "tal dia vai ser muito mau..". Solução: não arriscar falar de situações apenas prováveis "por um fio".
+0h a +100h: Zona Muito Provável - Aqui é a zona onde geralmente todos acertamos, pois já não há muitas situações "por um fio", mas se houverem ainda iremos acreditar naquilo que não queremos ver, como se soubessemos há alguns modelos atrás o que seria desejável e provavel de acontecer.

Enfim.. somo todos iguais, todos diferentes, mas todos humanos, graças a Deus!

Para o fim de ano, parece que as precipitações se ausentarão por horas para que jantemos em paz com a família/amigos para que logo depois da meia-noite ocorram de novo! As temperaturas serão amenas sem grandes sobressaltos entre os 5º (NE) e os 15ºC (SW), excluindo Montanhas, e sem fenomenos de inversão térmica, portanto sem surpresas é nesta faixa que tudo ocorrerá.

Bem , infelizmente a tendência dos modelos é mesmo de monotonia no inicio de Janeiro até ao horizonte das previsões. O AA dos açores vai renascer e nem frio, nem chuva, nem nada. Na minha opinião o pior cenário que podemos ter em pleno Janeiro...