Somos uns previlegiados .Essa é que é a verdade.
Se atentarmos ao que hoje em dia temos acesso ,a tanta informação que circula no clicar do rato do nosso P.C., decerto verificamos que em meteorologia então, tantas variáveis são possíveis que o que lemos num modelo de previsão, num só canal de transmissão é demasiado redutor.
Serve esta introdução para afinal dizer que os pessimismos e os optimismos variam consoante dirigirmos o nosso olhar:
-Se olharmos só para o GFS o Aurélio terá boas razões para ser pessimista.
Mas se contemplarmos o tempo vindouro sob a prespectiva do ECMWF então Janeiro estará apto para trazer-nos episódios de "Inverno " .
E existem ainda outros modelos com igual credibilidade que não nos dão carne nem peixe e outros ainda ,que dizem que sim e outros que,nem por isso.
O Nimbostrato tem razão, somos mesmo muito previligiados dada a gama de sonhos/frustrações que os modelos nos proporcionam a +200h, depende também das perpectivas e espectativas de cada um.
No GFS por exemplo, verifico muitas vezes:
+300h a +386h: A "Twilight Zone" - Será que estamos em Portugal, oh meu Deus, que cenário tão irreal nos vai acontecer..
+200h a +300h: O "Limbo/Barca de Gil Vicente" - Nesta zona, há como que uma inércia, os acontecimentos vão sendo retardados só se concretizando uns 3 dias mais tarde, com temperaturas mais suavizadas (2 ou 3 graus mais quente no Inverno e mais frias no Verão) e com metade da precipitação.
+100h a +200h: A "zona sensível" - Aqui é onde todas as situações no limite/"por um fio de ocorrerem ou não" ora ocorrem/ora deixam de ocorrer, é nesta zona que muitas vezes falhamos ao avisar os amigos/família que "tal dia vai ser muito mau..". Solução: não arriscar falar de situações apenas prováveis "por um fio".
+0h a +100h: Zona Muito Provável - Aqui é a zona onde geralmente todos acertamos, pois já não há muitas situações "por um fio", mas se houverem ainda iremos acreditar naquilo que não queremos ver, como se soubessemos há alguns modelos atrás o que seria desejável e provavel de acontecer.
Enfim.. somo todos iguais, todos diferentes, mas todos humanos, graças a Deus!
Para o fim de ano, parece que as precipitações se ausentarão por horas para que jantemos em paz com a família/amigos para que logo depois da meia-noite ocorram de novo! As temperaturas serão amenas sem grandes sobressaltos entre os 5º (NE) e os 15ºC (SW), excluindo Montanhas, e sem fenomenos de inversão térmica, portanto sem surpresas é nesta faixa que tudo ocorrerá.