Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Run do GFS das 0z a trazer mais do mesmo a curto prazo mas a alterar bastante o médio prazo:

1) Depressão a completar o seu trajecto ao longo do atlântico no Sábado, centrando-se junto à costa afectando Portugal Continental de forma moderada, sendo esperada alguma chuva, não sendo de descartar a hipótese de uma ou outra trovoada.

2) Após dissipação da depressão nem sim nem sopas, com uma entrada de leste a meio caminho e o Anticiclone mais próximo. Nem chuva e nesta run muitíssimo menos frio. A acompanhar as próximas runs.

Esqueceste-te de acrescentar aí "e trovoadas"...

:lmao:

penso que seja mais no domingo..

gfd.gif

Run do GFS das 0z a trazer mais do mesmo a curto prazo mas a alterar bastante o médio prazo:

1) Depressão a completar o seu trajecto ao longo do atlântico no Sábado, centrando-se junto à costa afectando Portugal Continental de forma moderada, sendo esperada alguma chuva, não sendo de descartar a hipótese de uma ou outra trovoada.

2) Após dissipação da depressão nem sim nem sopas, com uma entrada de leste a meio caminho e o Anticiclone mais próximo. Nem chuva e nesta run muitíssimo menos frio. A acompanhar as próximas runs.

Uma ou outra trovoada? Só? Não me parece... :D

Vamos ter aguaceiros, podendo ser localmente FORTES, acompanhados de granizo e das tão desejadas trovoadas, este fim de semana promete uma boa caçada, mesmo que os modelos ainda tirem alguma intensidade já temos acção garantida. ;)

Uma ou outra trovoada? Só? Não me parece... :D

Vamos ter aguaceiros, podendo ser localmente FORTES, acompanhados de granizo e das tão desejadas trovoadas, este fim de semana promete uma boa caçada, mesmo que os modelos ainda tirem alguma intensidade já temos acção garantida. ;)

Em Meteorologia tantas certezas costumam ser traiçoeiras ;)

Em Meteorologia tantas certezas costumam ser traiçoeiras ;)

Eu sei, mas temos o exemplo da Helena. Uma semana antes de nos atingir, já tínhamos (embora que poucas) certezas que ela ia realmente fazê-lo.

Com esta depressão é diferente, já estamos mais em cima da hora e os modelos continuam sem grandes alterações, tirando a precipitação e a deslocação. Eu percebi sim o que quiseste dizer com isso :) (quando maior é a altura maior é a queda), mas na meteorologia é sempre bom sonhar de vez em quando.

Tudo bem que se as coisas se alterarem e não chegarem a haver trovoadas :sad: aí sim fico triste, mas paciência, mais oportunidades virão. :thumbsup:

Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Dezembro 2008

esta depressao é de facto interessante pois atravessou o oceano de um modo invulgar e agora vai atingir portugal ainda com alguma força.
quanto ás previsoes a longo prazo tudo aponta para o establecimento de um fluxo de W/NW com probabilidade de precipitações fracas de origem frontal na regiao norte e temperaturas agradaveis.
a medio prazo virá algum frio na 2ª que se manterá até 6ª.

Interessantes runs das 12 z do ECM e GFS para Portugal Continental(na minha opinião)

Em relação a este fim de semana o GFS coloca precipitação em quantidades razoáveis...

Mas o pormenor mais interessante vem depois: O GFS volta insistir na componente de leste admitindo pela primeira vez a precipitação embora o AA continue por perto. O ECM apresenta no médio prazo a influência anticiclónica apesar de mostrar tb a componente fria de leste a entrar. Mas promete a mais de 200 horas, porque embora fortaleça o AA começa a aproximar uma vertente de norte tanto fria como húmida... mas esses são cenários ainda longínquos

Nesta última saída do GFS parece-me uma situação muito semelhante à Helena para sexta dia 12, em que a entrada pre-frontal poderia deixar precipitações em forma de neve, nomeadamente em Bragança...o que acham?:huh:

Nesta última saída do GFS parece-me uma situação muito semelhante à Helena para sexta dia 12, em que a entrada pre-frontal poderia deixar precipitações em forma de neve, nomeadamente em Bragança...o que acham?:huh:

Para frio já bastou esta Helena... :cold: Tão depressa não quero sentir frio... :p

Estive a ver as previsões no Meteociel e o que me parece é que apartir do dia 10 vamos te de novo tempo frio com possibilidade de neve em cotas acima dos 800m, isto claro se houver precipitação o que me parece pouco provável.
O freemeteo também confirma essa previsão e até mete alguma precipitação.
Vamos lá ver...

Estive a ver as previsões no Meteociel e o que me parece é que apartir do dia 10 vamos te de novo tempo frio com possibilidade de neve em cotas acima dos 800m, isto claro se houver precipitação o que me parece pouco provável.
O freemeteo também confirma essa previsão e até mete alguma precipitação.
Vamos lá ver...

Não confies muito no freemeteo. ;) :unsure: