Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início

Pelo que me é dado a ver estes outputs foram baseados na saída das 0h do GFS, como sabem na saída das 06h(tradicionalmente a atirar para os devaneios do frio) a coisa mudou de figura e retirou bastante precipitação e ar frio...

No entanto causa assombro o mapa em si :shocking::

ibsnow72186f.jpg

E no weatheronline o mesmo panorama...:

100212181000.gif

E para segunda-feira então nem se fala (claro que este a 132h é um pouco do mundo da fantasia :rolleyes:):

100215121000.gif

Em todo o caso e como já bem referiu o David sf, está tudo muito no limiar, qualquer modificação na posição das "peças" e caput lá se vai o acontecimento.

Bem pelo menos de forma virtual já temos o Alentejo e não só ;), inundado de neve :lmao:.

Quem tem grande hipóteses é novamente Castelo Branco :thumbsup:.

Pois é nesta saida muita precipitação e algum frio foi tirado na sexta:(, mas ainda falta algumas saidas até lá pode voltar a meter todo como estava:rolleyes:, mais á frente na semana do carnaval este modelo aponta para uma semana que vai ser algo chuvosa:), a ver vamos.

reparem que no WeatherOnline no grafico da neve acumulada estao a prever neve para santarem,leiria,castelobranco e portalegre para noite de sexta e manha de sabado!digam por favor se estou enganado!no grafico aparece estas zonas com uma mancha cor-de-rosa a sinalar queda de neve nestes distritos que eu referi!investiguem e comentem a sua veracidade!!!!!

reparem que no WeatherOnline no grafico da neve acumulada estao a prever neve para santarem,leiria,castelobranco e portalegre para noite de sexta e manha de sabado!digam por favor se estou enganado!no grafico aparece estas zonas com uma mancha cor-de-rosa a sinalar queda de neve nestes distritos que eu referi!investiguem e comentem a sua veracidade!!!!!

Calma João Henriques, isto é baseado num modelo (neste caso o GFS na sua saída das 00h) e a cada nova saída muita coisa ou mesmo tudo pode alterar. São tendências e nada mais do que isso. Não é para te tirara a ilusão, mas pela cota de altitude a que Santarém está e pela proximidade do mar, acho que têm uma muito baixa probabilidade de que neve por aí. E se me enganar fico muito feliz, pois seria de facto mais um excelente momento de meteorologia. ;)

Aqui encontrarás muita informação e muita dela (a minha incluída, não tem por detrás alguém entendido em análise de modelos). Segue atentamente os comentários e sempre excelentes análises do David sf, do Stormy ou do Rozzo, que na minha modesta opinião são das mais crediveis neste tópico, não desfazendo dos outros users que também têm alguma opiniões interessantes! ;):thumbsup:

pronto...de facto ha condiçoes para cotas baixas, mas a T850 não estará muito baixa ( aqui a sul e centro), pelo que a neve vai precorrer uma distancia vertical muito grande sob temperaturas near-freezing, e portanto deverá derreter.
não espero cotas inferiores a 700m em lisboa, mas espero muito frio com chuva:cold:
já a norte é possivel alguma surpresa:)

E o GFS.. Como sempre.. Atrás do ECMWF foi..

Boas notícias para o Centro/Sul, más para o Norte, onde assim sendo, teriam muito frio e pouca ou nenhuma precipitação!

Aqui bastante frio, vento do interior, com a depressão a Sul, e precipitação generosa..

Os mapas ECMWF para 6ª colocados ontem, mantêm-se, e os do GFS agora são muito parecidos..

Começa a parecer a possibilidade de um bom nevão a cotas médias no interior Centro/Sul.. Será que o Alentejo vai ver de novo um bom manto branco?

O próprio IM já assume cotas de 500m a Sul do Mondego.. Tenho agora alguma esperança de cotas tipo cimo de Montejunto, Sintra, ou quem sabe até um pouco melhor..?

Mas aqui já é a esperança a falar alto.. :D
Aguardemos!

Quanto ao Norte, ainda assim, há que lembrar que nestas situações frias, apesar de não haver quase precipitação nos mapas dos modelos, precipitação de neve fraca/moderada é frequentemente subestimada.. Onde o frio só é suficiente para neve a cotas baixas em afundamentos de aguaceiros fortes, isso é sinal para esquecer.. Onde o frio é tal que qualquer aguaceiro fraco pode dar neve, a esperança mantém, e é perfeitamente o caso do interior Norte de 6ª para Sábado..
;)

Quanto ao Norte, ainda assim, há que lembrar que nestas situações frias, apesar de não haver quase precipitação nos mapas dos modelos, precipitação de neve fraca/moderada é frequentemente subestimada.. Onde o frio só é suficiente para neve a cotas baixas em afundamentos de aguaceiros fortes, isso é sinal para esquecer.. Onde o frio é tal que qualquer aguaceiro fraco pode dar neve, a esperança mantém, e é perfeitamente o caso do interior Norte de 6ª para Sábado..
;)

Exacto. Aqui no norte à mínima possibilidade de aguaceiros... Caem logo em abundância.

Um pequeno aparte sobre sites de previsão:

Há uns tempos atrás num célebre 29 de Janeiro de 2006 (ainda eu morava em Lisboa) esbarrei com alguns sites de previsão (pouco percebia ainda de modelos ou sites de previsão). Na altura um maluco qualquer de um site "yahoo weather" previa neve para Lisboa para essa data. Assumi aquilo como verdade e aconteceu o que aconteceu. A partir daí caí num célebre vício "Este site é que é bom porque acerta SEMPRE" (veja-se como uma situação passa rapidamente a sempre...). Ora acontece que após ter acontecido isso foram centenas as vezes em que apanhei baldes de água fria... desses e outros sites.

Moral da história (se é que há...): Analisem acima de tudo modelos de previsão e não acreditem tanto nos sites de previsão. Eles são sempre outputs de modelos que não têm em conta as especificidades do território... Traçam cenários para milhares de cidades do mundo ao mesmo tempo, não tem a precisão necessária para analisar as diferentes situações. E de vez em quando lá acertam... Mas acertam tal e qual como o cântaro que vai à fonte! Um dia lá fica.

Quanto à situação em si o rozzo resumiu bem no seu último post aquilo que se pode eventualmente esperar com os dados de momento.

Não tinha reparado numa coisa, isto é mais uma vez parecido com uma antes do Natal, com o ar quente a entrar mais em níveis médios.

A haver inversão, ou seja, pode enganar, estar muito frio cá em baixo, e esperar-se neve a cotas baixas, e ela estar mais alta devido a isso, mas ainda estamos longe para saber o quanto esse ar quente entra. Digo isto pelas cartas do GFS, que têm no Alentejo mais frio a 925hPa que a 850hPa, ou seja inversão. Aliás, o weatheronline tem na previsão para Portalegre freezing rain, que é uma forte possibilidade no interior numa situação destas..

O ECMWF parece-me menos a querer colocar esta inversão.. Mas ainda é cedo!!

E de lembrar que nos níveis médios/baixos, como disse o Davidsf ontem, o ar frio acaba por vencer mais tempo, mais do que visto pelos modelos antes, como no dia 10 Janeiro..

pelo que vejo no GFS, o melhor período em que possam ocorrer algumas surpresas no Centro/Sul é na Tarde de Sexta-feira, ou seja, entre as 13h e as 19h...corrijam-me se estou mal.
No Entanto prefiro não dizer mais nada depois de 2 anos consecutivos a "apanhar" barretes neste tipo de eventos.:p

Não tinha reparado numa coisa, isto é mais uma vez parecido com uma antes do Natal, com o ar quente a entrar mais em níveis médios.

A haver inversão, ou seja, pode enganar, estar muito frio cá em baixo, e esperar-se neve a cotas baixas, e ela estar mais alta devido a isso, mas ainda estamos longe para saber o quanto esse ar quente entra. Digo isto pelas cartas do GFS, que têm no Alentejo mais frio a 925hPa que a 850hPa, ou seja inversão. Aliás, o weatheronline tem na previsão para Portalegre freezing rain, que é uma forte possibilidade no interior numa situação destas..

O ECMWF parece-me menos a querer colocar esta inversão.. Mas ainda é cedo!!

E de lembrar que nos níveis médios/baixos, como disse o Davidsf ontem, o ar frio acaba por vencer mais tempo, mais do que visto pelos modelos antes, como no dia 10 Janeiro..

Poderá ser parecido com as duas ocorrências antes do Natal (15 e 20 Dezembro) na próxima segunda, mas ainda está muito distante e pode tudo mudar, principalmente uma diminuição da profundidade da depressão que provoque uma diminuição dos ventos e consequentemente a manutenção de frio a níveis médios. Como se viu a 10 de Janeiro, basta a iso 0 a 850 hpa para deixar neve a cotas muito baixas, desde que a T2m se mantenha próxima de 0.

Na sexta feira será diferentes. Não há frio instalado, o frio à superfície é transportado desde leste em simultâneo com a ocorrência de precipitação. Ao longo do dia as isos a 850 hpa vão baixando gradualmente, podendo no final do dia haver isos muito próximas de 0 desde os 850 hpa até à superfície, o que pode originar alguma queda de neve a cotas baixas. Há um factor que no dia 10 de Janeiro creio ter sido decisivo para, por exemplo, ter nevado no Porto, e que não tem sido mencionado. Nesse dia as temperaturas a níveis médios e baixos eram semelhantes em Portel e no Porto. Aqui tive neve que derretia assim que chegava ao chão, águaneve e chuva mas nunca como no Porto onde chegou a nevar com alguma intensidade. A diferença esteve nos níveis da atmosfera saturados, onde se forma a precipitação, que no Porto estavam a cerca de -20 graus, enquanto que em Portel estavam a -9. Acho que é do senso comum que é mais fácil derreter gelo formado a -20 graus que a -9. Resta esperar pelos perfis da run das 12z (não me fio na das 6z) para verificar esse factor.

Atenção, que depois deste acontecimento, parece que se está a formar uma configuração atmosférica propícia a acontecimentos extremos. O GFS está mais forte que o ECMWF, e vai quase de certeza convergir para o modelo europeu, mas a descida de tanto frio em níveis altos até à latitude da Madeira, e consequente choque com ar subtropical, pode levar a ciclogéneses fortes, muita chuva e vento.

gfs0168r.png

ecm1168.gif

Ia jurar que tinha colocado uma mensagem ás 11h?? mas não vejo aqui nada .... se calhar estou baralhado mas pronto, cá vai então de novo::huh:

Tal como havia dito há tempos esta semana seria uma semana de transição com dias de chuva alternados com dias de sol.... e no final desta semana pouca precipitação terá sido acumulada mas isto seria de esperar dado que os dias de chuva resumem-se a Quarta e Sexta isto aqui no sul claro .... isto porque de neve não percebo eu
na proxima semana teremos um agravamento do estado do tempo com depressões provavelmente cavadas (Segunda e Quarta) e depois um ligeiro desagravamento nos dias seguintes ...

Contudo esta situação parece-me ainda muito longe de definida e a localização das chuvas e ventos fortes depende imenso da localização da depressão !!

Acho que a coisa já esta a começar a deslumbrar-se o centro depressionário vai para sul o que trará precipitação apenas nas zonas sul e interior centro até a zona de Castelo Branco :( Outra coisa que constato é que o gfs a longo prazo anda uma desgraça pois agora até na segunda feira está a cortar na precipitação e no frio, portanto gfs a mais de 60h não obrigado :D

b8ql8l.gif