reparem que no WeatherOnline no grafico da neve acumulada estao a prever neve para santarem,leiria,castelobranco e portalegre para noite de sexta e manha de sabado!digam por favor se estou enganado!no grafico aparece estas zonas com uma mancha cor-de-rosa a sinalar queda de neve nestes distritos que eu referi!investiguem e comentem a sua veracidade!!!!!
Quanto ao Norte, ainda assim, há que lembrar que nestas situações frias, apesar de não haver quase precipitação nos mapas dos modelos, precipitação de neve fraca/moderada é frequentemente subestimada.. Onde o frio só é suficiente para neve a cotas baixas em afundamentos de aguaceiros fortes, isso é sinal para esquecer.. Onde o frio é tal que qualquer aguaceiro fraco pode dar neve, a esperança mantém, e é perfeitamente o caso do interior Norte de 6ª para Sábado..
reparem que no WeatherOnline no grafico da neve acumulada estao a prever neve para santarem,leiria,castelobranco e portalegre para noite de sexta e manha de sabado!digam por favor se estou enganado!no grafico aparece estas zonas com uma mancha cor-de-rosa a sinalar queda de neve nestes distritos que eu referi!investiguem e comentem a sua veracidade!!!!!
Não tinha reparado numa coisa, isto é mais uma vez parecido com uma antes do Natal, com o ar quente a entrar mais em níveis médios.
A haver inversão, ou seja, pode enganar, estar muito frio cá em baixo, e esperar-se neve a cotas baixas, e ela estar mais alta devido a isso, mas ainda estamos longe para saber o quanto esse ar quente entra. Digo isto pelas cartas do GFS, que têm no Alentejo mais frio a 925hPa que a 850hPa, ou seja inversão. Aliás, o weatheronline tem na previsão para Portalegre freezing rain, que é uma forte possibilidade no interior numa situação destas..
O ECMWF parece-me menos a querer colocar esta inversão.. Mas ainda é cedo!!
E de lembrar que nos níveis médios/baixos, como disse o Davidsf ontem, o ar frio acaba por vencer mais tempo, mais do que visto pelos modelos antes, como no dia 10 Janeiro..