boas noites
eu já nem me preocupo muito com a situação até 5f/6f..esperam-se "somente" periodos de chuva ou aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada, associados a linhas de instabilidade/frontogenese pertencentes aos nucleos depressionarios a NW do cabo finisterra e a WSW/SW do sudoeste irlandês, e que progridem de WSW para NE.
tambem ondulação forte ou muito forte e ventos moderados a fortes, especialmente durante a passagem das supra-citadas linhas instaveis deverão ocorrer.
no meio disto tudo, quem quiser uma pausa, que espere por 4f, quando haverá uma ligeira e efemera incursão da dorsal subtropical, essensialmente no centro e sul do territorio...
"DISCUSSION
... Portugal and Spain ...
The progressive weather pattern keeps going through the forecast as phased subtropical/polarfront jet resides over that area. Numerous disturbances, embedded in this westerly flow, cause enough lift for a prolonged period with showers/convection, as a moist, maritime air mass seeps in."
O que me preocupa é, de facto, uma ciclogenese ( antecipada pelo ECMWF desde há 2 dias) e que o GFS tem vindo a aceitar, durante os dias de 6f-dom.
escuso de me pronunciar acerca dos theta-e, CAPE, LI etc etc pois toda a gente sabe que uma depressão vinda da madeira cheinha de ar altamente energetico, embebida numa frente estacionaria ou WCB ( que só por si deve causar algumas chatiçes na 5f/6f no territorio) e que lhe forneçe um bom gradiente horizontal só pode dar em borrada....
de facto certos modelos assustam no poder que colocam no sistema..cavando-o abaixo de 970hpa!!!
se de facto acontecer....cuidadinho, pois poderia até ser pior que o evento de ontem na madeira, assemelhando-se a novembro de 1997..
PS- quando digo pior refiro-me as condiçoes atmosfericas mais adversas e não necessariamente ao facto de poderem ocorrer mais danos/mortes