Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

  • Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Cenários como o de Sábado passado são muito improváveis. Nada em meteorologia é impossível, mas o que se deverá passar na Madeira na próxima sexta, sábado, será um evento normal de precipitação, como este ano já muitos ocorreram. Agora tem que se ter em conta que qualquer gota de chuva vai acumular a tudo o que já aconteceu no passado recente, os solos estão saturados e mais importante ainda, as ribeiras são neste momento um monte de pedras, detritos vegetais, lama, restos de pontes, muros, casas e carros. Acho que é muito importante as autoridades procederem à limpeza dos leitos das ribeiras para evitar que elas transbordem de novo.
 
Parece que Sábado vai acontecer algo:

brack4.gif
 
Ciclogéneses explosivas? Cavamentos bruscos e profundos com rotas bem defenidas?
A tantas ( 120 ) horas ?
Hum !!!...Que dizer?

Como sabemos que até estão reunidas algumas variáveis determinantes
que podem eventualmente potenciar tal ocorrência,este é "o tira e põe" mais emocionante,o pico de audiência , o esplendor , que os modelos ( alguns) obtêm .
Franzo sempre o sobrolho, mesmo sabendo, por exemplo,
que houve modelos que a mais horas, admitiram em determinada altura
e de forma continuada, o cenário que acabou por ocorrer na região Oeste,
ainda que tenham abandonando essa previsão nas horas imediatamente precedentes ao evento.
Esta imprevisibilidade e surpresa, com que somos constantemente confrontados,esta Natureza que por vezes parece escapar ao Homem
e aos modelos ,continuará .
E amanhã ( hoje), alguns modelos abandonarão posicões assumidas.
Outros vão recuperá-las.
A única certeza é que continuará Inverno assumido, em Portugal :
-Continente e Ilhas .
Veremos, se depois de tanto, ainda há lugar
para mais extremos...
 
Ai opa que tira e põe por parte do GFS.

Ontem a noite tinha tirado tudo para o f-d-s, hj de manha ja pôs outra grande depressao.

So se saberá mesma um ou dois dias antes.
 
Análise baseada nas saídas 00z do GFS e ECMWF

Em relação à depressão do fim de semana ela vai-se mantendo, ontem na saída das 18z do GFS enfraqueceu, na saída das 00z regressou novamente atrás, mas de qualquer forma mais fraco do que tinha por exemplo nas saídas mais extremas de ontem 00z e 06z, em que por exemplo tinha 100km/h ou mais de vento modelado em Cascais para agora tem 89km/h, um exemplo apenas, isto em termos de pico para sábado 12z, que ainda está a 108 horas de distância, o que é bastante.

Estou convencido que ainda há alguma margem para mudanças, até porque acho que os modelos não lidam bem com uma ciclogénese tão rápida em que tudo se passa em pouco mais de 24 horas e a esta distância prever os pormenores é um bocado de lotaria atmosférica.

Mas como ambos os modelos de referência estão razoavelmente sintonizados, há que continuar a prestar a devida atenção, salvaguardando sempre as incertezas dada a distância.

O ECMWF é ligeiramente mais fraco e tendo a confiar mais nele enquanto não baixarmos das 72 horas, de qualquer forma ele também tem a ciclogénese nada negligenciável.


O ponto de partida de ambos ainda está a 90 e 96 horas, com a depressão a Oeste da Madeira a ser logo0 mais cavada no GFS cerca de 5hPa, e adiantada em relação ao GFS cerca de 6 horas nesta posição, mostrando alguma discordância neste aspecto, e qualquer discordância significa alguma incerteza.


mods.gif



A progressão continua a fazer-se aparentemente no ECMWF com menos intensidade, ligeiramente menos cavada

73120520.gif



Posteriormente divergem no trajecto, com o GFS sobre o mar e o ECMWF a atravessar o norte do país

68621092.gif




Em relação à Madeira, onde qualquer água é mal vinda nesta altura, o GFS nalgumas saídas tem mantido com alguma regularidade o arquipélago à margem da mancha de precipitação mais intensa numa distância confortável, o ECM também, embora seja uma verdadeira tangente desconfortável. A estas horas de distância previsões de precipitação são irrelevantes, quer para um lado, quer para outro. E é importante referir que a mancha até pode coincidir e isso não significa que as coisas se repitam, o que aconteceu no sábado foi algo de muito excepcional, embora qualquer água como referi, não seja bem vinda com o cenário actual.

precq.gif




Previsões a 100 horas estão sujeitas a largos erros nos modelos.
Para previsões oficiais consulte sempre o Instituto de Meteorologia
 
De facto esta run voltou da colocar a depressão mais cavada, o que confirma a inconsistência dos modelos a longo prazo no entanto como o espaço temporal começa a ser menor temos de começar a levar em consideração a mesma depressão restando saber qual sua intensidade e de que forma nos afectará.

a sinóptica demonstra igualmente essa situação

2ccnujs.gif
 
bom dia,
em termos de previsao este modelo aponta para chuva moderada? chuva forte? temporária ou insistente?
obrigada.

Como lhe foi referido ontem, não vale a pena nesta altura fazer perguntas dessas, cada modelo mostra coisas um pouco diferentes, até lá vai mudando sempre alguma coisa várias vezes ao dia. Apenas mais na véspera.
 
A esta distancia tudo está incerto, mas acontecendo o que está modelado seria uma situação complicada para o nosso Pais, principalmente em termos de vento/rajadas!

O mapa a 10 metros (GFS)

Rtavn1028.png


I

Tudo muito incerto ainda! Uma situaçao para nao deixarmos de acompanhar!
 
Mais um devaneio do gfs?

gfs-0-96.png


para mais tarde recordar!
Rtavn968.png


A cavar ainda mais a depressao de sábado! Começa ser uma tendencia preocupante, mas naturalmente foi só uma run má! Provavelmente vai ser retirado!