Análise baseada nas saídas 00z do GFS e ECMWF
Em relação à depressão do fim de semana ela vai-se mantendo, ontem na saída das 18z do GFS enfraqueceu, na saída das 00z regressou novamente atrás, mas de qualquer forma mais fraco do que tinha por exemplo nas saídas mais extremas de ontem 00z e 06z, em que por exemplo tinha 100km/h ou mais de vento modelado em Cascais para agora tem 89km/h, um exemplo apenas, isto em termos de pico para sábado 12z, que ainda está a 108 horas de distância, o que é bastante.
Estou convencido que ainda há alguma margem para mudanças, até porque acho que os modelos não lidam bem com uma ciclogénese tão rápida em que tudo se passa em pouco mais de 24 horas e a esta distância prever os pormenores é um bocado de lotaria atmosférica.
Mas como ambos os modelos de referência estão razoavelmente sintonizados, há que continuar a prestar a devida atenção, salvaguardando sempre as incertezas dada a distância.
O ECMWF é ligeiramente mais fraco e tendo a confiar mais nele enquanto não baixarmos das 72 horas, de qualquer forma ele também tem a ciclogénese nada negligenciável.
O ponto de partida de ambos ainda está a 90 e 96 horas, com a depressão a Oeste da Madeira a ser logo0 mais cavada no GFS cerca de 5hPa, e adiantada em relação ao GFS cerca de 6 horas nesta posição, mostrando alguma discordância neste aspecto, e qualquer discordância significa alguma incerteza.
A progressão continua a fazer-se aparentemente no ECMWF com menos intensidade, ligeiramente menos cavada
Posteriormente divergem no trajecto, com o GFS sobre o mar e o ECMWF a atravessar o norte do país
Em relação à Madeira, onde qualquer água é mal vinda nesta altura, o GFS nalgumas saídas tem mantido com alguma regularidade o arquipélago à margem da mancha de precipitação mais intensa numa distância confortável, o ECM também, embora seja uma verdadeira tangente desconfortável. A estas horas de distância previsões de precipitação são irrelevantes, quer para um lado, quer para outro.
E é importante referir que a mancha até pode coincidir e isso não significa que as coisas se repitam, o que aconteceu no sábado foi algo de muito excepcional, embora qualquer água como referi, não seja bem vinda com o cenário actual.
Previsões a 100 horas estão sujeitas a largos erros nos modelos.
Para previsões oficiais consulte sempre o Instituto de Meteorologia