boas, amigos
nos proximos dias (após a 3f) parece que volta o frio, fluxo de norte e neve a cotas medias ( grosso modo acima dos 800-1100m).
a manutenção de uma forte AO-, com nucleos de baixas na europa e atlantico, juntamente com um forte AMP ligado ao AA (fraco e bastante a sul) por uma crista entre os açores e portugal continental, parece concisa, até as 150-200h.
entre as duas areas de baixa, ondulções no jet, deverão dar origem a areas de ciclogenese que passarão a norte da PI entre o golfo de biscaia e frança/espanha ( uma delas já amanhã), estes sistemas darão origem a periodos de chuva e vento eventulmente moderados a fortes ( sendo tambem possivel alguma instabilidade convectiva) mas não se esperam fenomenos extremos.
aqui um mapa que descreve bem a tendencia até as 200h:
após as 200h é notoria a evolução do AMP para leste, e do vortice polar para SW, em direcção ao atlantico N/NE, dado isto, establecem-se condiçoes ideais para algum evento extremo na PI/europa ocidental, pois as areas de baixa acabarão por dominar o atlantico e europa.
acredito na estabilização e retorno a uma tipica NAO- até março-abril e posterior neutralização da NAO, este processo pode envolver algum episodio extremo nas proximas 4-8 semanas...
algns climatologistas falam deste padrão de NAO- com AO- como uma AMO negativa ( atlantic multidecadal oscilation)...quando irá acabar...acredito, que na primavera
aqui a tendencia media para a anomalia de gp/SLP ás 240h:
o ECMWF é bem sugestivo:
o GFS, mais razoavel:
mas carrega nas 300h, metendo um cenario parecido com o ecm...